Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16902
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comportamento de comunicação dos treinadores de futebol: a influência do contexto, da experiência e formação do treinador e das características dos jogadores
Título(s) alternativo(s): Soccer coaches’ communication behavior: the influence of context, coach's experience and education, and players' characteristics
Autor: Gonet, Deborah Touguinhó 
Primeiro orientador: Vasconcellos, Fabrício Vieira do Amaral
Primeiro membro da banca: Galatti, Larissa Rafaela
Segundo membro da banca: Almeida, Marcos Bezerra de
Resumo: No contexto do futebol, os treinadores assumem grande responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem, pois através do comportamento de comunicação é possível facilitar ou dificultar o desenvolvimento dos jogadores. No entanto, o comportamento do treinador pode ser influenciado por diversos fatores, haja vista que é preciso se adaptar às demandas que cada contexto apresenta. Dessa forma, o objetivo da presente dissertação foi analisar o comportamento de comunicação de treinadores de futebol e seus fatores intervenientes. Foi realizada uma revisão sistemática e as seguintes bases de dados foram utilizadas para buscar os estudos: Pubmed, Scopus, Cochrane, Lilacs, Cinahl, Pedro, SportDiscus, Web of Science, Science Direct, Scielo e Eric. Das 1338 publicações selecionadas, apenas 28 corresponderam aos critérios estabelecidos e foram incluídas na revisão. A maior parte dos estudos apresentou qualidade metodológica excelente, obtendo pontuação acima de 80% de acordo com a versão modificada da escala de Downs & Black. Optou-se por dividir os resultados em seis tópicos para facilitar a identificação dos fatores intervenientes, sendo eles: treinamento (n=6), competição (n=7), treino vs jogo vs preleção (n=2), características dos jogadores (n=6), características dos treinadores (n=5) e combinação de fatores intervenientes (n=2). Os estudos analisados apontaram que o comportamento de comunicação dos treinadores tem sido influenciado sobretudo pelo contexto em que o mesmo está inserido e pelas características do treinador. Além disso, destacam o distanciamento entre teoria e prática, demonstrando que a prática dos treinadores de futebol ainda é fortemente baseada na tradição
Abstract: Coaches need to take over a great responsibility in teaching-learning process, as communication behavior can facilitate or hinder the development of soccer players. However, coaches’ communication can suffer influence of several factors, therefore it is necessary to adapt their behavior to the demands of each context. Thus, the aim of this dissertation was to analyze soccer coaches’ communication and behaviors’ intervening factors. Systematic review was conducted and the databases used to search the studies were: Pubmed, Scopus, Cochrane, Lilacs, Cinahl, Pedro, SportDiscus, Web of Science, Science Direct, Scielo and Eric. 1338 publications were selected, but only 28 met the established criteria and were included in the review. Most studies had excellent methodological quality, scoring above 80% according to the modified version of the Downs & Black scale. The results were divided into six topics to facilitate the identification of the intervening factors, namely: training (n=6), competition (n=7), training vs competition vs pre game talk (n=2), player’s characteristics (n=6), coaches’ characteristics (n=5) and combination of intervening factors (n=2). Studies indicated that coaches’ communication behavior has been influenced mainly by the context and the coach's characteristics. Furthermore, authors highlighted the gap between theory and practice, pointing that the practice of soccer coaches is still strongly based on tradition
Palavras-chave: Communication
Coach
Player development
Comunicação
Treinador
Desenvolvimento de jogadores
Futebol
Treinadores de futebol
Jogadores de futebol
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: GONET, Deborah Touguinhó. Comportamento de comunicação dos treinadores de futebol: a influência do contexto, da experiência e formação do treinador e das características dos jogadores. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16902
Data de defesa: 28-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências do Exercício e do Esporte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Deborah Touguinhó Gonet - 2021 - Completa.pdf1,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.