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Tipo do documento: Tese
Título: Línguas para fins específicos na UnATI/UERJ: investigando as estratégias de aprendizagem de inglês de adultos da terceira idade
Título(s) alternativo(s): Languages for specific purposes at UnATI / UERJ: investigating the English learning strategies of seniors
Autor: Lopes, Paulo Roberto de Lima 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Valente, Marcela Iochem
Segundo membro da banca: Villela, Mônica de Medeiros
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello
Quarto membro da banca: Junqueira, Luciana Braga Carneiro Leão
Resumo: Embora as projeções demográficas realizadas pelo IBGE nos últimos anos indiquem um crescimento contínuo da população idosa no Brasil, a Linguística Aplicada ainda não explorou, a contento, os diferentes aspectos do processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais com adultos da terceira idade. Os estudos desenvolvidos na área até então buscaram investigar, de modo geral, as principais características da aprendizagem de inglês, espanhol, francês e italiano por idosos. Alguns estudos abordaram, com maior ou menor ênfase, fatores como estratégias de aprendizagem, motivações, crenças, experiências e uso de materiais didáticos. Contudo, não foram encontrados estudos que investiguem o ensino-aprendizagem de inglês com adultos da terceira idade à luz da abordagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE). Como forma de articular interesses recentes de pesquisa e contribuir para o melhor entendimento do projeto Inglês para Terceira Idade (LETI-Inglês) da UnATI/UERJ, esta tese possui quatro objetivos específicos: (a) caracterizar na voz do aluno o projeto LETI-Inglês como LinFE; (b) identificar as estratégias de aprendizagem usadas pelos aprendizes idosos; (c) identificar a visão dos professores acerca do projeto LETI-Inglês e sua relação com a abordagem LinFE e (d) identificar a visão dos professores sobre estratégias de aprendizagem. Para tanto, foram estabelecidas como questões norteadoras: (a) Por que o projeto LETI-Inglês pode ser entendido como LinFE?; (b) Quais são as principais estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos?; (c) Os professores concebem o projeto LETI-Inglês como LinFE?; e (d) Os professores exploram / incentivam o uso de estratégias de aprendizagem pelos alunos? Para gerar dados, foram utilizados como instrumentos de pesquisa: (a) um questionário sociocultural para os aprendizes idosos; (b) entrevistas individuais inspiradas na técnica de entrevistas narrativas realizadas com sete alunos e quatro professores; e (c) observações de aula com notas de campo. A análise e discussão dos dados foi estruturada a partir do conceito de asserções (BORTONI-RICARDO, 2008). Quatro asserções foram estabelecidas: (a) O LETI-Inglês poderia ser concebido como LinFE porque os aprendizes idosos possuem desejos, necessidades e lacunas diferentes de outros públicos-alvo e os materiais existentes no mercado não contemplam esse perfil; (b) À luz de Oxford (1990), os aprendizes usam mais estratégias de memória, afetivas e sociais; (c) Os professores sabem que o público-alvo é diferenciado, mas talvez não tenham a visão de que o LETI-Inglês pode ser um contexto de LinFE; e (d) Os professores não exploram de modo consciente o uso de estratégias de aprendizagem pelos alunos porque não têm conhecimento desse tema. A análise dos dados manteve as asserções sobre LinFE e trouxe novos entendimentos para as asserções sobre estratégias de aprendizagem. Esta pesquisa se vale do aporte teórico em Línguas para Fins Específicos, estratégias de aprendizagem de línguas adicionais e ensino-aprendizagem de línguas com adultos da terceira idade
Abstract: Although demographic projections carried out by IBGE over the last years indicate a continuous growth of the elderly population in Brazil, Applied Linguistics has not yet explored satisfactorily the different aspects of the process of teaching and learning additional languages with older adults. The studies carried out in the area so far sought to investigate, in general, the main characteristics of the learning of English, Spanish, French and Italian by the elderly. Some studies addressed, with greater or lesser emphasis, factors such as learning strategies, motivations, beliefs, experiences and use of teaching materials. However, no studies were found that investigate the teaching and learning of English with seniors in the light of the Language for Specific Purposes approach (ESP). In order to articulate recent research interests and contribute to a better understanding of the English for the Elderly project (LETI-Inglês) at UnATI/UERJ, this thesis has four specific objectives: (a) to characterize the LETI-Inglês project as ESP through the student's voice; (b) to identify the learning strategies used by older learners; (c) to identify the teachers’ perspective of the LETI-Inglês project and its relationship with the ESP approach and (d) to identify the teachers’ perspective of learning strategies. Therefore, the following guiding questions were established: (a) Why the LETI-Inglês project can be understood as ESP?; (b) What are the main learning strategies used by students?; (c) Do teachers conceive the LETI-Inglês project as ESP?; and (d) Do teachers explore/encourage students' use of learning strategies? In order to generate data, the following research instruments were used: (a) a sociocultural questionnaire for the elderly learners; (b) individual interviews inspired by the technique of narrative interviews carried out with seven students and four teachers; and (c) class observations with field notes. Data analysis and discussion was structured based on the concept of assertions (BORTONI-RICARDO, 2008). Four assertions were established: (a) LETI-Inglês could be understood as ESP because the older learners have different desires, needs and gaps from other target audiences and the materials on the market do not meet this group’s profile; (b) Based on Oxford (1990), learners use more memory, affective and social strategies; (c) The teachers know that the target audience is differentiated, but perhaps they do not see LETI-Inglês as a potential context of ESP; and (d) The teachers do not consciously explore students' use of learning strategies because they do not have this knowledge. Data analysis kept the assertions about ESP and brought new insights into the assertions about learning strategies. This research draws on the theoretical contributions in Languages for Specific Purposes, additional language learning strategies, and teaching and learning languages with seniors
Palavras-chave: Languages for specific purposes
English language teaching and learning
Learning strategies
Third age
Línguas para fins específicos
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
Estratégias de aprendizagem
Terceira idade
Língua inglesa – Estudo e ensino
Linguagem e línguas – Estudo e ensino
Aprendizagem de adultos
Idosos – Educação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LOPES, Paulo Roberto de Lima. Línguas para fins específicos na UnATI/UERJ: investigando as estratégias de aprendizagem de inglês de adultos da terceira idade. 2021. 260 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16905
Data de defesa: 28-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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