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Tipo do documento: Tese
Título: “Seje Livre”: repensando a tese como uma distopia sociolinguística
Título(s) alternativo(s): “Seje Livre”: rethinking the thesis as a sociolinguistic dystopia
Autor: Siqueira, Thayane Antunes 
Primeiro orientador: Lima, Ricardo Joseh
Primeiro membro da banca: Freitag, Raquel Meister Ko
Segundo membro da banca: Silva, Pedro Puro Sasse da
Terceiro membro da banca: Freire, Gilson Costa
Quarto membro da banca: Bruno, Mario
Resumo: Esta tese apoia-se em três pontos fundamentais: a importância da valorização da divulgação científica nas universidades brasileiras; a consequente necessidade de repensarmos os modelos de trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação; e a proposta de produção de uma tese ficcional, em formato de texto narrativo. As motivações para os debates sobre esses pontos nasceram da observação de que a comunicação entre academia e sociedade não está acontecendo como deveria, evidenciada pela desvalorização cada vez maior da ciência e da universidade por parte da população. Não é de hoje, entretanto, que esse distanciamento entre os cientistas e a população em geral é percebido. No âmbito da Sociolinguística, essa temática foi abordada por Labov (1982), Wolfram (1998) e Charity (2008), que propuseram princípios para que os linguistas fizessem cada vez mais parte da sociedade, interferindo nesta e agindo como ativistas para solução de problemas e correção de injustiças. No Brasil, sociolinguistas buscam promover ações de divulgação através de livros com conteúdo instrutivo e propostas voltadas para o ensino de Língua Portuguesa (BAGNO, 1997, 1999; BORTONI-RICARDO 2004, 2005; SCHERRE, 2005), encontrando impedimentos, porém, em relação à linguagem e ao formato utilizados. Há ainda iniciativas em redes sociais cujo objetivo é a popularização da ciência, atendendo à necessidade de adaptação aos modelos comunicativos dos tempos atuais. Ações como essa, embora louváveis, são em sua maioria individuais e desvinculadas das universidades às quais seus autores pertencem. De acordo com o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (BRASIL, 1988), contudo, é papel das universidades brasileiras promover trabalhos que atendam aos três âmbitos que o princípio contempla. Isso vem ocorrendo com maior frequência nos cursos de graduação, mas na pós-graduação, ao contrário, a pouca valorização da extensão universitária faz com que o foco dos professores e estudantes ainda seja na produção de trabalhos voltados unicamente para a pesquisa, conforme indicado por Rocha & Deusdará (2011). Portanto, é preciso que ocorra na pós-graduação, espaço em que a ciência se desenvolve e progride por excelência, uma reflexão a respeito do material que está sendo produzido neste espaço, que não é acessível a uma maioria da população. Como um primeiro passo, é necessário repensarmos os modelos tradicionais de trabalhos de conclusão de curso na pós-graduação, buscando novas formas de comunicar os resultados do que está sendo feito dentro dos muros da academia a quem está fora dela. Antunes (2015) e Menezes (2019) promoveram iniciativas que foram além da produção de suas dissertações, produzindo materiais que pudessem levar conhecimentos sociolinguísticos à população não especialista, e objetivando o combate ao preconceito linguístico. Levando em consideração os fatores supracitados, propõe-se esta tese-ficção, que tem como finalidade principal ser um meio de divulgação de conceitos da Sociolinguística através de uma narrativa em formato de distopia, trazendo ainda uma breve reflexão teórico-crítica a respeito dos três pontos em que se sustenta este trabalho
Abstract: This thesis is based on three fundamental points: the importance of valuing scientific dissemination in Brazilian universities; the consequent need to rethink the models of post-graduation final works; and the proposal to produce a fictional thesis, in the form of a narrative text. The motivations for the debates on those points arose from the observation that communication between university and society is not happening as it should, which is evidenced by the increasing devaluation of university and science by the population. It is not only today, however, that the distance between scientists and the general population is perceived. In the field of Sociolinguistics, that theme was addressed by Labov (1982), Wolfram (1998) and Charity (2008), who proposed principles for linguists to be even more part of the society, interfering in it and acting as problem solving activists to correct injustices. In Brazil, sociolinguists strive to promote dissemination actions through books with instructive content and proposals for the Portuguese language teaching. (BAGNO, 1997, 1999; BORTONI-RICARDO 2004, 2005; SCHERRE, 2005), finding restraints, however, in relation to the language and the format used. There are also initiatives on social networks whose aim is the popularization of science, taking account of the need to adapt to the communicative models of the current times. Actions like that, although commendable, are mostly individual and unrelated to the universities to which their authors belong. According to the principle of indivisibility between teaching, research and extension (BRAZIL, 1988), however, it is the role of Brazilian universities to promote academic works to achieve the three spheres that the principle contemplates. This has been occurring more frequently in undergraduate courses. In graduate courses, on the other hand, the little appreciation of university extension makes the focus of teachers and students on the production of works focused solely on research, as indicated by Rocha & Deusdará (2011). Therefore, it is necessary a reflection on the material that is being produced in graduation school, a place in which science both develops and makes progress by excellence, and which is not accessible to a majority of the population. As a first step, it is necessary to rethink the traditional models of graduate final course assignment, looking for new ways to communicate the results of what is being done within the walls of the academy to those outside it. Antunes (2015) and Menezes (2019) promoted initiatives that went beyond the production of their thesis. They produced materials that could bring sociolinguistic knowledge to the non-specialist population, aiming to combat linguistic prejudice. Taking into account the aforementioned factors, this thesis-fiction is proposed with the main purpose of being a means of disseminating concepts of Sociolinguistics through a narrative in the form of dystopia, also bringing a brief theoretical-critical reflection about the three points on which this work is based
Palavras-chave: Dystopia
Indivisibility principle between teaching, research and extension
Scientific divulgation
Linguistic prejudice
Distopia
Princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
Divulgação científica
Preconceito linguístico
Sociolinguística
Universidades e faculdades - Brasil
Ciência – Aspectos sociais
Comunidade e universidade
Universidades e faculdades – Pós graduação
Preconceitos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SIQUEIRA, Thayane Antunes. “Seje Livre”: repensando a tese como uma distopia sociolinguística. 2021. 315 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16906
Data de defesa: 11-Mai-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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