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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16909
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os efeitos da leitura de Fazendo Ana Paz, de Lygia Bojunga, em seus leitores: recepção e oralidade |
Título(s) alternativo(s): | The reading effects of Fazendo Ana Paz, by Lygia Bojunga, on its readers: reception and orality |
Autor: | Barreto, Luisa Gonçalves ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Freitas, Fernanda Farias de |
Resumo: | A leitura contribui fundamentalmente para o desenvolvimento do indivíduo. Levando em consideração as vivências leitoras de cada aluno, a forma de realização dessa prática é constantemente passível de mutações. Utilizando como corpus o livro Fazendo Ana Paz, de Lygia Bojunga, pretendeu-se compreender, sob o viés da Estética da Recepção, como alunos de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II formam diferentes sentidos sobre o mesmo texto. O presente trabalho, cuja metodologia adotada foi a qualitativa-quantitativa, fundamentou-se, dentre outros, nos estudos de leitura dos autores Pennac, Vargas e Cademartori e nos de Estética da Recepção de Iser, Jauss e Zilberman, para refletir sobre os resultados obtidos por meio da pesquisa de campo, realizada em uma escola da rede privada da cidade de Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro. Esta Dissertação de Mestrado abordou ainda¸ principalmente com base nos textos de Nilce Sant’anna Martins, aspectos relacionados à oralidade, elemento bastante marcante na prosa falada de Lygia Bojunga, e que, juntamente com outras marcas estilísticas empregadas com louvor pela autora fazem desta um cânone da literatura. Por fim, aponta-se a necessidade de se explorarem livros literários cujo registro se aproxima à língua falada coloquial, validando-a como linguagem literária. Ressalta-se que não se devem ignorar as particularidades de cada aluno, referentes tanto às experiências de mundo quanto às de leitura, de forma que os docentes não limitem suas turmas a interpretações preestabelecidas por eles mesmos. |
Abstract: | Reading fundamentally contributes to individual development. Considering student's reading experiences, the way this practice is carried out is constantly liable to mutations. Using as a corpus Lygia Bojunga's book, Fazendo Ana Paz, it was intended to comprehend, under the Aesthetics of Reception bias, how students from two classes in the 9th grade of Elementary School form different meanings about the same text. The present work, whose adopted methodology was the qualitative-quantitative, was based, among others, in the reading studies of Pennac, Vargas, and Cademartori, as well as in the Aesthetics of Reception studies of Iser, Jauss, and Zilberman, to reflect on the results obtained through field research, carried out at a private school in the city of Campos dos Goytacazes, in the interior of Rio de Janeiro. This Master's Dissertation also discoursed, mainly based on the Nilce Sant'anna Martins texts, about aspects related to orality, a very striking element in the spoken prose of Lygia Bojunga, and which, together with other stylistic marks used with distinction by the author, make of her a canon of literature. Finally, it is pointed out the need to explore literary books whose parlance is close to the colloquial spoken language, validating it as a literary language. It is emphasized that should not be ignored the particularities of each student, referring both to the experiences of the world and those of reading, so that teachers do not limit their classes to pre-established interpretations by themselves. |
Palavras-chave: | Fazendo Ana Paz Leitura Estética da recepção Prosa falada Estilística Nunes, Lygia Bojunga, 1932- – Crítica e interpretação Nunes, Lygia Bojunga, 1932-. Fazendo Ana Paz Oralidade na literatura Reading Aesthetics of reception Spoken prose Stylistic |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | BARRETO, Luisa Gonçalves. Os efeitos da leitura de Fazendo Ana Paz, de Lygia Bojunga, em seus leitores: recepção e oralidade. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16909 |
Data de defesa: | 5-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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