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Tipo do documento: Dissertação
Título: Das florestas densas aos muros do cemitério: a cenografia do medo em histórias potencialmente destinadas a crianças e jovens
Título(s) alternativo(s): From dense forests to grave yard walls: the scenography of fear in stories potentially aimed at children and young people
Autor: Campos, Felipe Ribeiro 
Primeiro orientador: Perim, Regina Silva Michellii
Primeiro membro da banca: Lima, Fernanda Lemos de
Segundo membro da banca: Feres, Beatriz dos Santos
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a cenografia voltada para a literatura de medo para crianças e jovens, pautada em três pilares: o medo, o conceito de cenografia e a ilustração. Por meio da união entre descrição efetiva e transposição do texto verbal para imagem, com adição de diferentes elementos como cores, traços ou quaisquer outros tipos de técnicas, todo um universo está pronto para receber o leitor e, conforme o desenrolar da história, esse espaço pode mudar. O caminhar da pesquisa começa nas florestas dos contos de tradição, lugar misterioso e habitat de diversas criaturas temidas, visita castelos e lugares que não devem ser descobertos, faz uma viagem pelas matas e fazendas brasileiras onde moram mitos e lendas igualmente assustadores, chega até a cidade com seus perigos característicos e falsa sensação de segurança atrás dos muros, dando especial atenção aos cemitérios, cidadela dentro do espaço urbano que abriga inúmeras casas eternas. Por meio da pesquisa bibliográfica e da análise comparativa, esta dissertação se debruça sobre textos ficcionais contemporâneos que, segundo nossa pesquisa, têm características que se aproximam dos elementos necessários para a produção da cenografia do medo. Fazem parte desta seleção diversos autores como Anabella López, Georgina Martins, Roger Mello e Simon Prescott, tendo por fundamentação teórica as obras de Nelly Novaes Coelho, Maria Nikolajeva e Carole Scott, Rui de Oliveira, Carlos Reis e Fred Botting. Espera-se, com este trabalho, contribuir para os estudos de literatura, aproximando as pesquisas sobre gótico e medo, em geral, das literaturas infantil e juvenil e suas representações de monstros e lugares assustadores, com o objetivo de mostrar que também se faz necessária a abordagem de diversas histórias, de forma lúdica, por meio do terror/horror.
Abstract: This research aims to analyze the scenography focused on the literature of fear for children and young people, based on three pillars: fear, the concept of scenography and illustration. Through the union between effective description and transposition of verbal text to image, with the addition of different elements such as colors, lines or any other types of techniques, an entire universe is ready to receive the reader and, as the story unfolds, this space can change. This research journey begins in the forests of traditional tales, a mysterious place and the habitat of several feared creatures, visits castles and places that must not be discovered, travels through the Brazilian forests and farms where live myths and legends equally scary, reaches the city with its characteristic dangers and false sense of security behind the walls, paying special attention to graveyards, a citadel within the urban space that shelter countless eternal homes. Through bibliographic research and comparative analysis, this dissertation focuses on contemporary fictional texts that, according to our research, have characteristics that approximate the necessary elements for the production of the scenography of fear. Several authors are part of this selection, such as Anabella López, Georgina Martins, Roger Mello and Simon Prescott, having as theoretical basis the works of Nelly Novaes Coelho, Maria Nikolajeva and Carole Scott, Rui de Oliveira, Carlos Reis and Fred Botting. It is hoped, with this work, to contribute to the studies of literature, bringing together the researchs of gothic and fear, in general, to children's and youth literature and their monsters and scary places representations, with the aim of showing that it is also necessary the approach of several stories, in a playful way, through terror/horror.
Palavras-chave: Fear Illustration
Scenery
Scenography
Children's and Youth Literature
Medo
Ilustração
Cenário
Cenografia
Literatura Infantil/Juvenil
Ilustração de livros
Medo na literatura
Terror na literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CAMPOS, Felipe Ribeiro. Das florestas densas aos muros do cemitério: a cenografia do medo em histórias potencialmente destinadas a crianças e jovens. 2021. 149 f. Dissertação (Mestradp em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16911
Data de defesa: 22-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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