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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação Infantil na Favela da Maré: Pouco se tem? Muito se espera?
Título(s) alternativo(s): Early Childhood Education in favela of Mar é: Little is there? Much is expected?
Autor: Estani, Joyce Pereira 
Primeiro orientador: Ribeiro Neto, Alexandre
Primeiro membro da banca: Ribeiro, William de Goes
Segundo membro da banca: Hora, Dayse Martins
Terceiro membro da banca: Santos, Lincoln de Araújo
Resumo: Este trabalho está baseado na apresentação e análise de aspectos históricos, sociais e pedagógicos da Educação Infantil no Complexo da Maré, tendo como objetivo geral investigar os principais desafios enfrentados para que aconteça uma Educação Infantil pública e de qualidade na Favela da Maré. Para tanto, analisamos as expectativas de uma amostra desta população em relação à qualidade deste ensino. Toma-se como método o Estudo de Caso desenvolvido no Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Solange Conceição Tricarico. No capítulo 1, o quadro teórico metodológico é composto pelos autores Oliven (2010), Lopes (2008), Ojima (2007), Davis (2006) e Carvalho (1987), para pensar o processo de urbanização e favelização da Cidade do Rio de Janeiro. Neste capítulo, em especial, o trabalho de Carvalho (1987) contextualiza o processo de europeização da cidade carioca no início do século XX e o afastamento das camadas menos favorecidas da população da discussão e cidadania política da época. Para refletir sobre Periferia e Favela tomamos como base os estudos realizados por Machado (2002), Perlman, (2002), Zibechi (2015) que, dentre outros autores, abordam os estereótipos que marcam a visão da população favelada, mencionando a violência, falta de estrutura básica de higiene e saúde, porém como um espaço de luta, produção cultural, resistência e manifestação artística. No capítulo 2, para problematizar o conceito de criança, chegar até a categoria infância e da criança na condição de sujeito de direitos, dialogamos com Ariès (1981), Fernandes; Kuhlmann Júnior (2004), Lajolo (2006). Analisamos também questões relativas à criança no processo de institucionalização escolar, que tratam da Educação Infantil , a partir dos períodos históricos que incidem na dualidade da oferta escolar, de modo a possibilitar a reflexão acerca da educação desenvolvida nas Favelas. Para isto, trabalhos de autores como Andrade (2010), Didonet (2001), Kramer (1999), Oliveira (2001) e Souza (2010), são utilizados para o desenvolvimento das relações entre a infância e a Escola, além de textos de Freire (1986), Beto (1886) Santos (2017), Saviani (2008). Finalizamos o Capítulo 2 com a legislação nacional acerca da Educação Infantil, nas quais destaca-se a figura da criança como um sujeito de direitos.O terceiro capítulo trata do Estudo de Caso do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professora Solange Conceição Tricarico, que versa acerca do levantamento da visão e expectativas de uma amostra de mães de alunos deste EDI, acerca dos principais desafios encontrados para a oferta educacional e frequência das crianças neste espaço. Dessa forma, notamos que, além da literatura sinalizada, as respostas das mães evidenciaram que muito pouco se tem na Maré em termos de segurança, infraestrutura, saneamento básico, investimentos públicos que possam responder às demandas de uma população de quase 140 mil pessoas. Porém, muito se tem na Favela da Maré: muita luta, resistência, cultura, esperança, potência e o EDI Professora Solange Conceição Tricarico foi identificado como um desses espaços na Maré.
Abstract: This work is based on the presentation and analysis of historical, social and pedagogical aspects of Early Childhood Education in Complexo da Maré, with the general objective of investigating the main challenges faced in order to have a public and quality Early Childhood Education in Slum da Maré. Therefore, we analyzed the expectations of a sample of this population in relation to the quality of this teaching. The Case Study developed at the Child Development Space Professor Solange Conceição Tricarico is used as a method. In chapter 1, the theoretical methodological framework is composed by the authors Oliven (2010), Lopes (2008), Ojima (2007), Davis (2006) and Carvalho (1987), among other authors, to think about the urbanization and favelization process of City of Rio de Janeiro. In this chapter, in particular, Carvalho's work (1987) contextualizes the process of Europeanization of the city in Rio de Janeiro at the beginning of the 20th century and the removal of the less favored sections of the population from the political discussion and citizenship of the time. To reflect on Periphery and Slum, we take as a basis the studies carried out by Machado (2002), Perlman, (2002), Zibechi (2015) who, among other authors, address the stereotypes that mark the vision of the peripheral population, mentioning violence, lack basic hygiene and health structure, but as a space for struggle, cultural production, resistance and artistic expression. In chapter 2, to problematize the concept of child, to reach the category of childhood and of the child as a subject of rights, we dialogue with Ariès (1981), Fernandes; Kuhlmann Júnior (2004),Lajolo (2006). The analysis of issues related to children in the school institutionalization process opens the items in this chapter that deal with Early Childhood Education, from the historical periods that focus on the duality of the school supply, in order to allow reflection on the education developed in the Slums. For this, works by authors such as Andrade (2010), Didonet (2001), Kramer (1999), Oliveira (2001) and Souza (2010), are used for the development of relations between childhood and the School, in addition to texts by Freire (1986), Beto (1886) Santos (2017), Saviani (2008). We ended Chapter 2 with the national legislation on Early Childhood Education, in which the figure of the child stands out as a subject of rights. The third and last Chapter of this research is a case study of the Child Development Space (EDI) Professor Solange Conceição Tricarico, which deals with the survey of the vision and expectations of a sample of mothers of students of this EDI, about the main challenges found for the educational offer and attendance of children in this space. Thus, when it comes to the challenges and possibilities of the provision of Early Childhood Education in a complex slum such as Maré, whether under the analytical historical aspect developed in this work, or from the structure of the analyzed EDI, questions arise: what do you have, in terms of Early Childhood Education in the Early Childhood Space Is Professor Solange Conceição Tricarico enough to serve a slum in need of public services? What do the interviewed mothers expect from EDI? How to overcome the precariousness and actually offer quality public education for the children of Maré? We note that, in addition to the flagged literature, the mothers' responses showed that there is very little in Maré in terms of safety, infrastructure, basic sanitation, public investments that can respond to the demands of a population of almost 140 thousand people. However, there is a lot in the Slum da Maré: a lot of struggle, resistance, culture, hope, power and EDI Professor Solange Conceição Tricarico was identified as one of those spaces in Maré
Palavras-chave: Slum of Maré
Early Childhood Education
Favela da Maré
Educação infantil
Educação de crianças
Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ESTANI, Joyce Pereira. Educação Infantil na Favela da Maré: Pouco se tem? Muito se espera?. 2020. 181f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16916
Data de defesa: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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