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Tipo do documento: Dissertação
Título: A relevância da ortografia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita: reflexões sobre a prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): The relevance of orthography in the development of reading and writing skills: discussions on pedagogical practice
Autor: Siani, Thaís Fonseca 
Primeiro orientador: Santos, Denise Salim
Primeiro membro da banca: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Segundo membro da banca: Castro, Ângela Cristina Rodrigues de
Resumo: Esta dissertação se propõe a discutir o desenvolvimento do conhecimento ortográfico a partir da perspectiva da aprendizagem explícita. A aprendizagem da ortografia não ocorre de forma passiva. Ao se esforçar para compreender o sistema alfabético, o aprendiz enfrenta dificuldades conceituais que o levam a recriar o sistema para poder compreendê-lo. Os erros ortográficos que observamos em nossa pesquisa revelam hipóteses elaboradas pelas crianças sobre a língua escrita. Identificando as dificuldades enfrentadas pelo aluno, o professor precisa desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a superação dos erros ortográficos. Por essa ótica, o objetivo geral desta dissertação é analisar o efeito de práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de ortografia no desenvolvimento da apreensão do sistema ortográfico. Como objetivos específicos buscou-se (I) Identificar e analisar os problemas ortográficos mais recorrentes na produção escrita dos alunos; (II) desenvolver e realizar práticas pedagógicas a partir da perspectiva da aprendizagem explícita que intentam a superação dos erros analisados; e (III) observar a produtividade das práticas pedagógicas voltadas para o trabalho com a ortografia. O corpus deste trabalho é composto por produções escritas de alunos do5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município Rio de Janeiro. Como aportes teóricos estão presentes os estudos de Artur Gomes de Morais (2000) sobre o ensino e a aprendizagem da ortografia; Lucia Lins Rego (1993) sobre as consciências metalinguísticas; Ana Márcia Luna Monteiro (1997) sobre aprendizagem explícita; Emília Ferreiro (2011) sobre o processo de aquisição da língua escrita. O resultado da pesquisa demonstra que oportunizar ao aluno situações que o levem a refletir sobre o funcionamento da língua, expondo suas hipóteses e confrontando-as a partir das intervenções do professor, contribui para o aprendizado das normas ortográficas da língua materna, melhorando a qualidade da escrita e da leitura
Abstract: This dissertation proposes to discuss the development of orthographic knowledge from the perspective of explicit learning. The learning of orthography does not occur passively. As the learner struggles to understand the alphabetic system, he/she faces conceptual difficulties that lead him/her to recreate the system in order to understand it. The orthographic errors that we observed in our research reveal hypotheses elaborated by the children on the written language. Identifying the difficulties faced by the student, the teacher needs to develop pedagogical practices that contribute to overcoming orthographic errors. From this perspective, the general objective of this dissertation is to analyze the effect of pedagogical practices related to the teaching of orthography in the development of the apprehension of the orthographic system. As specific objectives we sought: (I) to identify and analyze the most recurrent orthographic problems in the students' written production; (II) to develop and carry out pedagogical practices from the perspective of explicit learning that try to overcome the errors analyzed; and (III) to observe the productivity of pedagogical practices geared towards working with orthography. The corpus of this work is composed of written productions of 5th grade elementary school students from a public school in the city of Rio de Janeiro. As theoretical contribution there are the studies of Artur Gomes de Morais (2000) on the teaching and learning of spelling, Lucia Lins Rego (1993) on metalinguistic consciousnesses, Ana Márcia Luna Monteiro (1997) on explicit learning, and Emília Ferreiro (2011) on the process of acquisition of written language. The research findings demonstrate that giving students opportunities to reflect on the functioning of the language, exposing their hypotheses and confronting them through the teacher's interventions, contributes to learning the norms of the mother language, improving the quality of writing and reading skills
Palavras-chave: Teaching
Orthography
Explicit learning
Metalinguistic skills
Ensino
Ortografia
Aprendizagem explícita
Habilidades metalinguísticas
Língua portuguesa - Ortografia
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Crianças - Escrita – Estudo e ensino
Metalinguagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SIANI, Thaís Fonseca. A relevância da ortografia no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita: reflexões sobre a prática pedagógica. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16927
Data de defesa: 24-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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