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Tipo do documento: Tese
Título: Educação superior pública em movimento: compromisso, afeto e luta na Baixada Fluminense
Título(s) alternativo(s): Public higher education on the move: commitment, affection and struggle in Baixada Fluminense
Autor: Morais, Juliana Athayde Silva de 
Primeiro orientador: Lacerda, Paula Mendes
Primeiro membro da banca: Rocha, Lia de Mattos
Segundo membro da banca: Enne, Ana Lucia Silva
Terceiro membro da banca: Vieira, Andréa Lopes da Costa
Quarto membro da banca: Cunha, Neiva Vieira da
Resumo: Esta tese aborda o processo de expansão do ensino superior público brasileiro intensificado nos últimos quinze anos, período em que houve aumento quantitativo da oferta de instituições e implementação de políticas de ação afirmativa nos processos seletivos de ingresso. Com o objetivo de entender os desafios da formação universitária nas periferias e os impactos da descentralização dos campi, privilegiamos a análise de práticas pedagógicas, ações coletivas e produções acadêmicas desenvolvidas por professores e estudantes vinculados a cursos superiores de Ciências Humanas, Linguagens e Educação em instituições de ensino da Baixada Fluminense, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada a partir do trabalho de campo em diferentes espaços acadêmicos e de entrevistas com docentes e discentes das seguintes instituições: Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em Duque de Caxias; Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Nova Iguaçu; e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em Nilópolis. Observamos como o processo de expansão e descentralização da rede pública de educação superior, com maior inclusão social, vem acompanhado de transformações, questionamentos e tensões que afetam não apenas os sujeitos que acessam a graduação, mas as próprias instituições de ensino e a forma como tradicionalmente vem sendo desenvolvida a formação acadêmica no Brasil. Esse novo e complexo cenário educacional tem demandado práticas pedagógicas com maior sensibilidade política, relações intelectuais baseadas no afeto e na escuta e uma produção acadêmica conectada às experiências e corporalidades daqueles que a desenvolvem. A tese demonstra como a construção de práticas e ações no meio universitário comprometidas e engajadas com a realidade social das periferias e com as condições de vida do corpo discente produz sentidos à experiência universitária favoráveis à permanência de estudantes negros, periféricos e trabalhadores, tornando-se especialmente relevantes em contextos de crise.
Abstract: This thesis addresses the expansion process of Brazilian public higher education intensified in the last fifteen years, when there was a quantitative increase of institutions and the implementation of affirmative action policies in the admission processes. In order to understand the challenges of university education in the peripheries and the impacts of the decentralization of campuses, we privileged the analysis of pedagogical practices, collective actions and academic productions developed by teachers and students linked to higher education courses in Humanities, Languages and Education in Baixada Fluminense, a metropolitan region of Rio de Janeiro. The research was based on fieldwork in different academic spaces and interviews with professors and students of the following institutions: Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) of Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), in Duque de Caxias; Instituto Multidisciplinar (IM) of Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), in Nova Iguaçu; and Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), in Nilópolis. I observe how the process of expansion and decentralization, with increasing social inclusion, provoques transformations, questions and tensions that affect not only the individuals that access higher education, but also the institutions and the way how tradicionally academic formation has been developed in Brazil. This new and complex educational scenario has demanded pedagogical practices with greater political sensivity, intelectual relationships based on affection and listening and an academic production connected to the experiences and corporealities of those who develop it. This thesis verifies how practices and actions built in university that are commited to local social reality and to the material conditions of students are favorable to the permanency of black, peripheric and working class students, becoming especially relevant in crisis contexts.
Palavras-chave: College students
Education - Social aspects
Inner cities
Public universities and colleges
Educação- Aspectos sociais (Rio de Janeiro, RJ))
Estudantes universitários (Rio de Janeiro, RJ))
Periferias (Rio de Janeiro, RJ)
Universidades e faculdades públicas (Rio de Janeiro, RJ))
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: MORAIS, Juliana Athayde Silva de. Educação superior pública em movimento: compromisso, afeto e luta na Baixada Fluminense. 2020. 310 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16929
Data de defesa: 20-Abr-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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