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Tipo do documento: Tese
Título: O sentido do diploma: escolha, formação e destino profissional dos egressos das licenciaturas em ciências sociais da UERJ e da UFRJ
Título(s) alternativo(s): The meaning of the diploma: choice, training and professional destination of undergraduates in social sciences at UERJ and UFRJ
Autor: Tabac, Sara Esther Dias Zarucki 
Primeiro orientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro coorientador: Heringer, Rosana Rodrigues
Primeiro membro da banca: Barbosa, Maria Lígia de Oliveira
Segundo membro da banca: Villas Bôas, Glaucia Kruse
Terceiro membro da banca: Emerique, Raquel Balmant
Resumo: Nesta tese de doutorado pretendemos apresentar uma pesquisa realizada com egressos de licenciatura em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ. Nos dois modelos de cursos que vão ser pesquisados, o da UFRJ já começou com as novas delimitações para um modelo de licenciatura e a UERJ ainda se mantém no modelo anterior, o conhecido “3+1”, no qual encontramos a licenciatura e o bacharelado construído de forma conjunta. Dentre as questões abordadas na tese a problemática central é: Quais modelos de formação de professor de sociologia são esses? Levando em consideração quais as origens socioeconômicas desses egressos e por que eles escolheram, no ensino superior, o curso de licenciatura em Ciências Sociais? E seus destinos profissionais? Estão todos trabalhando como professores de sociologia? São questões discutidas e debatidas nesta tese e abrem caminhos para futuras discussões sobre a formação do professor de sociologia e seus egressos. A tese utilizou-se de uma pesquisa qualitativa mesclando entrevistas semiestruturadas com dados do CENSO do Ensino Superior e ENADE de 2017 a fim de realizar um levantamento mais completo acerca desse perfil. Os resultados apontam que a licenciatura é um curso de baixo prestígio social, sendo desvalorizada não somente no âmbito de políticas públicas, mas dentro da própria universidade, atingindo assim a formação e, consequentemente a atuação no mercado de trabalho para seus egressos.
Abstract: In this doctoral thesis, we intend to present research carried out with graduate students in social sciences at the Institute of Philosophy and Social Sciences at UFRJ and the State University of Rio de Janeiro, UERJ. In the two models of courses that will be researched, the UFRJ one has already started with the new boundaries for a licensure model and the UERJ remains in the previous model, the well-known "3+1", in which we find the licentiate and the bachelor's degree built together. Among the issues addressed in the thesis, the central issue is: Which models of sociology teacher training are these? Taking into account the socioeconomic origins of these graduates and why did they choose, in higher education, the degree course in Social Sciences? And your professional destinations? Is everyone working as a sociology professor? These are issues discussed and debated in this thesis and open paths for future discussions on the training of sociology teachers and their graduates. The thesis used qualitative research combining semi-structured interviews with data from the 2017 in the Higher Education CENSO and ENADE to carry out a more complete survey about this profile. The results show that a degree is a course of low social prestige, being devalued not only in the context of public policies, but within the university itself, thus achieving training and, consequently, performance in the labor market for its graduates.
Palavras-chave: Sociology
Teachers, Training of
Universities and colleges - Alumni and alumnae
Professores – Formação (Rio de Janeiro, RJ)
Sociologia – Estudo e ensino (Rio de Janeiro, RJ)
Universidades e faculdades – Ex-alunos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: TABAC, Sara Esther Dias Zarucki. O sentido do diploma: escolha, formação e destino profissional dos egressos das licenciaturas em ciências sociais da UERJ e da UFRJ. 2021. 190 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16931
Data de defesa: 1-Jun-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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