Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16937
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Entre a escrita e a imagem: a criação de arte na visualidade cênica |
Título(s) alternativo(s): | Between a writing and the image: the creation of art in scenic visuality |
Autor: | Souza, Nívea Faria de ![]() |
Primeiro orientador: | Cruz, Jorge Luiz |
Primeiro membro da banca: | Soares, Ana Isabel |
Segundo membro da banca: | Gueron, Rodrigo |
Terceiro membro da banca: | Cunha, Paulo Manuel Ferreira da |
Quarto membro da banca: | Mendonça, Leandro José Luz Riodades de |
Resumo: | Este trabalho pretende refletir e investigar o papel da direção de arte no processo criativo de transformação do texto em imagem na produção audiovisual (cinema e televisão). Sendo a direção de arte uma função relativamente recente nas equipes cinematográficas, faz-se necessário especificar a função e formatação de equipe, entender os papéis do figurino e da cenografia como componentes importantes na construção visual da cena. Apresentando as origens e as relações entre as outras equipes que compõem uma produção. Esse trabalho surge com a função de expor o diretor de arte como uma parte importante da criação e da materialização que auxilia na edificação da visualidade da cena proposta pelo diretor. Esmiúça os processos criativos da transformação do texto para a imagem final, entendendo os processos de diálogo da criação coletiva em uma produção, e como a direção de arte participa desse processo, e ainda, de que maneira acontece a comunicação criativa em prol da construção da obra final. E para destacar a direção de arte como parte importante da construção estética de uma obra, destaca-se como exemplo o livro Os Maias e suas adaptações para o cinema (2014) e para a televisão (2001) como meio de análise das transformações e das materializações da cena, suas interpretações de referências textuais e adequação à proposta estética do diretor, apresentando a direção de arte como um universo de possibilidades de tradução plástica. |
Abstract: | This paper intends to reflect and investigate the role of art direction in the creative process of transforming text into image in audiovisual production (film and television). Since art direction is a relatively recent function in cinematographic teams, it is necessary to scrutinize the role and format of the team, to understand roles of the costumes and set design as important components in the artistic construction of the scene. Presenting origins and their relationships among the other teams that compose a production, this work arises with the function of exposing the art director as an important part of creation and materialization that assists in the construction of the visuality of the scene proposed by the full director. To sculpt creative processes from the transformation of the text to the final image, understanding the processes of dialogue of collective creation in a production, and how the art direction participates in this process, and, in addition, how creative communication happens for the construction of final work And to highlight the direction of art as an important part of the aesthetic construction of a work, the book "The Mayas" and its adaptations for the cinema (2014) and for television (2001) as a comparative means of analysis of the transformations and the materialization of the scene, its interpretation of textual references and adaptation to the aesthetic proposal of the director. |
Palavras-chave: | Art direction Costume Set design Scenic creation Audio-visual Direção de arte Figurino Cenografia Criação cênica Audiovisual Cinema – Cenografia e cenários Televisão – Cenografia e cenários Artes cênicas Criação (Literária, artística, etc.) Adaptações para o cinema Literatura e cinema Queiroz, Eça de, 1845-1900. Os Maias – Adaptações para cinema Queiroz, Eça de, 1845-1900. Os Maias – Adaptações para televisão |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::TECNICAS DE REGISTRO E PROCESSAMENTO DE FILMES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SOUZA, Nivea Faria de. Entre a escrita e a imagem: a criação de arte na visualidade cênica. 2018. 190 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16937 |
Data de defesa: | 14-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Nivea Faria de Souza - 2018 - Completa.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.