Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16937
Tipo do documento: Tese
Título: Entre a escrita e a imagem: a criação de arte na visualidade cênica
Título(s) alternativo(s): Between a writing and the image: the creation of art in scenic visuality
Autor: Souza, Nívea Faria de 
Primeiro orientador: Cruz, Jorge Luiz
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Isabel
Segundo membro da banca: Gueron, Rodrigo
Terceiro membro da banca: Cunha, Paulo Manuel Ferreira da
Quarto membro da banca: Mendonça, Leandro José Luz Riodades de
Resumo: Este trabalho pretende refletir e investigar o papel da direção de arte no processo criativo de transformação do texto em imagem na produção audiovisual (cinema e televisão). Sendo a direção de arte uma função relativamente recente nas equipes cinematográficas, faz-se necessário especificar a função e formatação de equipe, entender os papéis do figurino e da cenografia como componentes importantes na construção visual da cena. Apresentando as origens e as relações entre as outras equipes que compõem uma produção. Esse trabalho surge com a função de expor o diretor de arte como uma parte importante da criação e da materialização que auxilia na edificação da visualidade da cena proposta pelo diretor. Esmiúça os processos criativos da transformação do texto para a imagem final, entendendo os processos de diálogo da criação coletiva em uma produção, e como a direção de arte participa desse processo, e ainda, de que maneira acontece a comunicação criativa em prol da construção da obra final. E para destacar a direção de arte como parte importante da construção estética de uma obra, destaca-se como exemplo o livro Os Maias e suas adaptações para o cinema (2014) e para a televisão (2001) como meio de análise das transformações e das materializações da cena, suas interpretações de referências textuais e adequação à proposta estética do diretor, apresentando a direção de arte como um universo de possibilidades de tradução plástica.
Abstract: This paper intends to reflect and investigate the role of art direction in the creative process of transforming text into image in audiovisual production (film and television). Since art direction is a relatively recent function in cinematographic teams, it is necessary to scrutinize the role and format of the team, to understand roles of the costumes and set design as important components in the artistic construction of the scene. Presenting origins and their relationships among the other teams that compose a production, this work arises with the function of exposing the art director as an important part of creation and materialization that assists in the construction of the visuality of the scene proposed by the full director. To sculpt creative processes from the transformation of the text to the final image, understanding the processes of dialogue of collective creation in a production, and how the art direction participates in this process, and, in addition, how creative communication happens for the construction of final work And to highlight the direction of art as an important part of the aesthetic construction of a work, the book "The Mayas" and its adaptations for the cinema (2014) and for television (2001) as a comparative means of analysis of the transformations and the materialization of the scene, its interpretation of textual references and adaptation to the aesthetic proposal of the director.
Palavras-chave: Art direction
Costume
Set design
Scenic creation
Audio-visual
Direção de arte
Figurino
Cenografia
Criação cênica
Audiovisual
Cinema – Cenografia e cenários
Televisão – Cenografia e cenários
Artes cênicas
Criação (Literária, artística, etc.)
Adaptações para o cinema
Literatura e cinema
Queiroz, Eça de, 1845-1900. Os Maias – Adaptações para cinema
Queiroz, Eça de, 1845-1900. Os Maias – Adaptações para televisão
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::TECNICAS DE REGISTRO E PROCESSAMENTO DE FILMES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SOUZA, Nivea Faria de. Entre a escrita e a imagem: a criação de arte na visualidade cênica. 2018. 190 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16937
Data de defesa: 14-Set-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Nivea Faria de Souza - 2018 - Completa.pdf4,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.