Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16945
Tipo do documento: Tese
Título: Multiple killers as monsters in american true crime narratives of the second half of the 20th century
Título(s) alternativo(s): Multiple killers as monsters in american true crime narratives of the second half of the 20th century
Autor: Silva, Luciano Cabral da 
Primeiro orientador: Harris, Leila Assumpção
Primeiro membro da banca: Portilho, Carla de Figueiredo
Segundo membro da banca: Pereira, Júlio César França
Terceiro membro da banca: Zanini, Claudio Vescia
Quarto membro da banca: La Rocque Rodriguez, Lucia de
Resumo: Esta tese de doutorado põe em foco quatro narrativas de true crime estadunidenses da segunda metade do século 20 sobre assassinos múltiplos: (1) Deviant: the shocking true story of Ed Gein, the original psycho, de Harold Schechter (1989); (2) The Jeffrey Dahmer Story: an American nightmare, de Don Davis (1991); (3) The Stranger Beside Me: the shocking inside story of serial killer Ted Bundy, de Ann Rule (1980); e (4) In Cold Blood: a true account of a multiple murder and its consequences, de Truman Capote (1965). Desenvolvo meu argumento através da discussão desses criminosos enquanto figuras monstruosas que suscitam o efeito de medo nos leitores. Minha análise aproxima indispensavelmente três elementos: assassinos múltiplos, monstros e a retórica da monstruosidade. Um assassino múltiplo [multiple killer] é uma pessoa que comete mais de um homicídio, um fenômeno que se divide em: (i) mass killers; (ii) spree killers; e (iii) serial killers. Nas ficções de horror, monstros são seres que a ciência contemporânea não consegue explicar, compostos de três aspectos: (a) anormalidade; (b) letalidade; e (c) impureza. Por fim, a retórica da monstruosidade envolve as estratégias narrativas que escritores de true crime sobre assassinos múltiplos utilizam para trazer à tona a monstruosidade desses criminosos – consequentemente, provocando o medo. Neste trabalho, quatro estratégias são identificadas: (1) locus horribilis; (ii) qualidades góticas [gothic qualities]; (iii) descrições detalhadas [graphic descriptions]; e (iv) reações [people’s reactions]. Noël Carroll (1990, p. 16) define os monstros ficcionais de horror como criaturas extraordinárias em um mundo ordinário, capaz de afetar os personagens humanos física (pois são uma ameaça à vida) e cognitivamente (pois são formados por categorias conflitantes: animal/humano; morto/vivo; animado/inanimado, etc.). A hipótese apresentada é a de que, embora careçam dos atributos inexplicáveis que caracterizam o monstro de horror, assassinos múltiplos (por existirem no nosso mundo real) são também monstruosos; não por seus traços físicos anormais, mas por suas ações anormais. No entanto, esses criminosos não se apresentam como indivíduos naturalmente horríveis. Pelo contrário, eles são tão comuns quanto qualquer outra pessoa. Assim, para que se ofereça um relato que entretenha seus leitores, os escritores de true crime lançam mão das estratégias narrativas da retórica da monstruosidade, a fim de transformarem um assassino comum em um figura extraordinária, tão horrível quanto um monstro ficcional de horror
Abstract: This PhD dissertation focuses on four American true crime narratives of the second half of the 20th century about multiple killers: (1) Harold Schechter’s Deviant: the shocking true story of Ed Gein, the original psycho (1989); (2) Don Davis’s The Jeffrey Dahmer Story: an American nightmare (1991); (3) Ann Rule’s The Stranger Beside Me: the shocking inside story of serial killer Ted Bundy (1980); and (4) Truman Capote’s In Cold Blood: a true account of a multiple murder and its consequences (1965). I develop my argument through a discussion of these offenders as they are transformed into monstrous figures to excite the affect of fear in readers. This analysis necessarily brings three elements together: multiple killers, monsters, and the rhetoric of monstrosity. A multiple killer is a person who commits more than one murder, a phenomenon divided into (i) mass killers; (ii) spree killers; and (iii) serial killers. In horror fiction, monsters are scientifically non-explainable beings compounded by three ingredients: (a) abnormality; (b) lethality; (c) impurity. Finally, the rhetoric of monstrosity relies on the narrative strategies true crime authors of multiple killer accounts use to foreground monstrosity, and consequently arouse fear. So far, four strategies have been identified: (1) locus horribilis; (2) gothic qualities; (3) graphic descriptions; and (4) people’s reactions. Noël Carroll (2009, p. 16) defines fictional horror monsters as extraordinary creatures in our ordinary world, powerful enough to affect human characters physically (for being a threat to life) and cognitively (for being made of opposed categories: animal/human, dead/alive, animate/inanimate, etc.). The hypothesis made is that, although not marked by those inexplicable features which shape horror monsters, multiple killers (for they exist in our very real world) are equally monstrous; not for their abnormal bodies, but for their abnormal actions. However, these offenders do not present themselves as naturally horrible; on the contrary, they are as ordinary as any other human being. Thus, to offer readers an entertaining account, true crime authors make use of narrative strategies of the rhetoric of monstrosity, in order to shape an ordinary murderer into an extraordinary figure, as frightening as a fictional horror monster
Palavras-chave: American literature
20th-Century True Crime narratives
Multiple killers
Monsters
Narrative strategies
Literatura estadunidense
Narrativas de True-Crime do século 20
Assassinos múltiplos
Monstros
Estratégias narrativas
Literatura americana – Séc. XX – História e crítica
Crime na literatura
Medo na literatura
Assassinos
Monstros na literatura
Narrativa (Retórica)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: eng
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Luciano Cabral da. Multiple killers as monsters in american true crime narratives of the second half of the 20th century. 2021.187 f. . Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16945
Data de defesa: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Luciano Cabral da Silva - 2021 - Completa.pdf1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.