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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contextos históricos que orientam mudanças curriculares no PROERD do Rio de Janeiro: Narrativas de instrutores pioneiros
Título(s) alternativo(s): Historical contexts that drive curricular changes in the PROERD of Rio de Janeiro: narratives by pioneer instructors
Autor: Castiajo, Daniel 
Primeiro orientador: Amoroso, Mauro Henrique de Barros
Primeiro membro da banca: Cunha, Neiva Vieira da
Segundo membro da banca: Pires, Lênin dos Santos
Resumo: Esse trabalho versa sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), uma política pública de prevenção primária executada por agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) junto à comunidade escolar, visando à redução do consumo de álcool e outras drogas entre jovens escolares. O Programa foi criado em 1992, carregando a marca da gestão do coronel Carlos Magno Nazareth Cerqueira, e de lá pra cá ocorreram algumas mudanças curriculares. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que indicou a carência de estudos sobre essa temática. Esta pesquisa tem cunho exploratório e descritivo e tem como objetivo analisar os contextos históricos que orientaram as abordagens curriculares do PROERD desde sua implantação até se consolidar como política pública de prevenção primária para o uso e abuso de drogas no estado do Rio de Janeiro. Como metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa por meio de entrevista narrativa com pautas semiestruturadas, valendo-se da própria história oral, pesquisas em fontes primárias (documental e imagética) e bibliográfica, análise crítica do discurso e exposição do conteúdo curricular. Também possui um arranjo quantitativo por meio de tabelas e gráficos para ilustrar dados relevantes sobre o objeto de estudo dessa pesquisa. Os resultados encontrados revelam uma aparente tentativa de apagamento da memória do coronel Cerqueira, que se mostrou subterrânea nos relatos; indicam que o contexto de guerra às drogas próprio da política estadunidense interferiu diretamente na abordagem do PROERD; apontam que as mudanças nos conteúdos curriculares ocorreram em decorrência de fatores externos, como a ampliação do público alvo e adoção de competências socioemocionais; e, ainda, observou-se que o caráter tecnicista, bem como sua abordagem comportamental e abstencionista, permaneceu inalterado em todos os currículos. Por fim, identificou-se que o programa carece de estudos consistentes que possam aferir sua efetividade como ação preventiva
Abstract: The present work deals with the Drug Resistance Educational Program - PROERD -, a public policy of primary prevention carried out by agents of the Military Police of the State of Rio de Janeiro - PMERJ - with the school community, aiming to reduce the consumption of alcohol and other drugs among schoolchildren. Thus, after a bibliographic review in the CAPES database, it was found that since its creation in 1992 to the present moment, there are few studies regarding the program in Rio de Janeiro that bears the mark of Colonel Carlos Magno Nazareth's management Cerqueira. It should be noted that curricular changes have occurred. To this end, this exploratory and descriptive research will focus on the historical contexts that have guided the program's curricular approaches since its implementation, which has consolidated itself as a public policy of primary prevention for the use and abuse of drugs in the State of Rio de Janeiro. January. Using a methodological arrangement mostly anchored in a qualitative approach by the narrative interview with semi-structured guidelines, using methodology specific to oral history, research in primary sources (documentary and imagery) and bibliography. A quantitative arrangement (tables and graphs) was also used to illustrate relevant data about the object. After the collection and systematization of the data, critical analyzes of the discourse, as well as the curricular content were made. As a result, the attempt to erase Colonel Cerqueira's memory was identified, perhaps for this reason it proved to be underground. It was identified that the context of the war on drugs typical of American politics did fully interfere with the PROERD approach. Even though, despite changes in curriculum content, targeting the target audience and the adoption of socio-emotional skills, it was observed that the technical nature, as well as its behavioral approach, remained unchanged in their curricula. Finally, it was also identified that the program lacks consistent studies that can assess its effectiveness as a preventive action.
Palavras-chave: Public security
Military Police
Community Police
Curriculum
Segurança pública
Polícia militar
Policia Comunitária
Curriculo
Drogas - prevenção
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: CASTIAJO, Daniel. Contextos históricos que orientam mudanças curriculares no PROERD do Rio de Janeiro: Narrativas de instrutores pioneiros. 2021. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16964
Data de defesa: 15-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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