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Tipo do documento: Dissertação
Título: A infância candomblecista: Os aprendizados construídos pelas crianças no Terreiro Ilé Axé Igbá Omi
Título(s) alternativo(s): Candomblecist childhood: The learnings built by children in the terreiro Ilé Axé Igbá Omi,
Autor: Rodrigues, Maxsuel Quenil Pimentel 
Primeiro orientador: Bezerra, Nielson Rosa
Primeiro membro da banca: Alves, Luciana Pires
Segundo membro da banca: Mendes, Andrea Luciane Rodrigues
Terceiro membro da banca: Nogueira, Sidnei Barreto
Resumo: Diante da diversidade de religiões existentes no Brasil, escolheu-se o Candomblé, cuja trajetória foi marcada pela proibição, perseguição e silenciamento, fundamentados por uma concepção demonizada de suas práticas e de seus participantes. A análise aqui proposta pretende investigar, por meio da observação e de uma escuta sensível das crianças que frequentam o terreiro, como elas vivenciam a infância neste espaço, e de que maneira aprendem a lidar com as demandas implicadas como habitus religioso. Neste caso, trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual adotamos entrevistas individuais e a pesquisa participante. O campo de pesquisa é o terreiro de Candomblé Ilé Axé Igbá Omí, tendo como babalorixá o sr. Alexandre Cheuen de Logun Edé. A roça de santo está situada na cidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense e, reconhecendo a importância da atuação das crianças nas pesquisas acadêmicas, optamos por conhecer, ouvir e acompanhar 3 crianças que têm idades entre 4 e 12 anos. Ao ouvir essas crianças, minha pesquisa busca construir uma experiência, que coloca o Candomblé como detentor de uma cosmovisão, de base africana, com valores pautados sob uma visão de mundo milenar, que contraria, em parte, os valores da razão do Estado e, por conseguinte, da escola, pois estes, em muitos momentos, ainda estão ancorados numa visão eurocêntrica (branca, cristã e antiafricana)
Abstract: In view of the diversity of religions existing in Brazil, Candomblé was chosen, whose trajectory was marked by prohibition, persecution and silencing, based on a demonized conception of its practices and its participants. The analysis proposed here, aims to investigate through observation and sensitive listening of children who attend the terreiro, and understand how they experience childhood within the terreiro and how they learn to deal with the demands involved in religious habitus. In this case, it is an ethnographic research, whose adopted individual interviews and participatory research. The research field is the Candomblé Ilé Axé Igbá Omí terreiro, with mr. Alexandre Cheuen de Logun Edé. The roça de santo is located in the city of São João de Meriti, in the Baixada Fluminense, and recognizing the importance of children's performance in academic research, we chose to meet, listen to and accompany 3 children aged between 4 and 12 years. Listening to these children, my research seeks to build an experience, which places Candomblé as the holder of an ancient world view, of African base, with values based on an ancient world view, of African base, which partly contradicts values of the reason of the State and, therefore, of the school, as these in many moments, are still anchored in a Eurocentric vision (white, Christian and anti-African)
Palavras-chave: African Matrix Religions
Children
Belonging
Religiões de Matriz Africana
Crianças
Pertencimento
Candomblé
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: RODRIGUES, Maxsuel Quenil Pimentel. A infância candomblecista: Os aprendizados construídos pelas crianças no Terreiro Ilé Axé Igbá Omi. 2021. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16965
Data de defesa: 8-Abr-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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