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Tipo do documento: Dissertação
Título: A expressividade das palavras gramaticais: preposições e conjunções: no gênero propaganda
Título(s) alternativo(s): The expressiveness of grammatical words: prepositions and conjunctions: in the genre of advertising
Autor: Magalhães, Hanna Chiapetta Portella 
Primeiro orientador: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Primeiro membro da banca: Azeredo, José Carlos Santos de
Segundo membro da banca: Amorim, Marcelo da Silva
Resumo: O trabalho analisa as palavras gramaticais, especificamente, as preposições e as conjunções, sob o viés estilístico, buscando provar que até mesmo as palavras geralmente tomadas em seu papel sintático, como elementos de ligação e de conexão podem assumir valores expressivos que contribuem para a construção de sentidos de um texto, no caso, o texto publicitário. Mostra-se a relação da Estilística com as funções da linguagem predominantes no gênero propaganda, evidenciando suas características, seu propósito comunicativo e sua relevância no mundo atual. Com a seleção de propagandas veiculadas na revista Veja no período de seis meses, revela-se que a expressividade não se restringe às palavras de significação extralinguística. A pesquisa apresenta-se como uma proposta para o ensino de língua materna, uma vez que sugere uma nova abordagem para os conectivos, vistos em um gênero muito produtivo em sala de aula, porque presente no cotidiano dos alunos, com características que lhes atraem, tais como a criatividade, a expressividade e o humor. A articulação entre a estilística, a propaganda e os conectivos possibilita um ensino mais aplicado, pois permite verificar tais palavras inseridas em um texto, circulando nas esferas sociais e que busca a expressividade para chamar a atenção de seus destinatários, além de visualizar as implicações que o uso de certas preposições e conjunções geram no texto, bem como sua ausência ou troca, fugindo de um ensino voltado prioritariamente para a correção gramatical, em que se privilegiam listas de significados para as classes em questão, mas não as aplica em contextos a fim de explorar os sentidos possíveis e as alternativas expressivas. Enfatizar que as palavras de significação intralinguística têm potencial expressivo e podem ser eficientes instrumentos no ensino de língua materna é o objetivo deste trabalho
Abstract: The study analyzes the grammatical words, specifically, prepositions and conjunctions, under the stylistic bias, seeking to prove that even the words typically seen in their syntactical role as connecting elements can take significant values that contribute to the construction meanings of a text, in this case, the advertising text. It shows the relationship of the Stylistic with the functions of the predominant language in the genre of advertising, highlighting its characteristics, communicative purpose and its relevance in the current world. With the selection of commercials aired in Veja magazine in six months, it is revealed that the expressiveness is not restricted to words of extralinguistic meaning. The research is presented as a proposal for mother-tongue teaching, since it suggests a new approach to the connectives, seen in a very productive gender in the classroom, because they are present in the daily lives of students, with features that attract them, such as creativity, expressiveness and humor. The articulation between the stylistic, advertising and connective enables a more applied teaching because it allows verify such words entered in a text, circulating in social spheres and which seeks the expressiveness to draw the attention of its recipients. It also shows the implications in the text generated by the use of certain prepositions and conjunctions, and its absence or exchange, fleeing from a teaching focused especially on grammatical correctness, in which lists of meanings for the classes shown in this study are privileged, but not a teaching that applies them in contexts in order to explore possible meanings and expressive alternatives. Emphasize that the words of intralinguistic significance have expressive potential and are therefore effective instruments in mother-tongue teaching is the objective of this study
Palavras-chave: Expressiveness
Grammatical words
Advertising
Expressividade
Palavras gramaticais
Propaganda
Língua portuguesa - Preposições
Língua portuguesa – Conjunções
Língua portuguesa – Estilo
Propaganda - Brasil
Língua portuguesa – Gramática – Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MAGALHÃES, Hanna Chiapetta Portella. A expressividade das palavras gramaticais: preposições e conjunções: no gênero propaganda. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16968
Data de defesa: 6-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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