Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16983
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Rádio Kaxinawá e Caixa da Carochinha: contando histórias no rádio |
Título(s) alternativo(s): | Radio Kaxinawá and Caixa da Carochinha: telling stories on the radio |
Autor: | Silva, Rosângela de Faria da ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Mauro José Sá Rego |
Primeiro membro da banca: | Rego, Alita de Villas Boas Sá |
Segundo membro da banca: | Gonçalves, Rossi Alve |
Resumo: | Este trabalho consiste em um estudo de caso sobre o programa de contação de histórias apresentado em rádio comunitária, instalada em uma Faculdade de Educação, que dialoga com as formas autônomas de incorporação do saber-fazer-rádio. Sua proposta é oferecer uma visão do papel desta rádio e de seus motivadores, para que exerça sua função social e comunitária utilizando a comunicação. Além disso, refletir sobre o processo de criação de um programa radiofônico e os critérios que norteiam a opção por essa mídia e sua importância como meio de comunicação no contexto educacional. A pesquisa utilizou como base a transmissão do programa de contação de histórias em escolas públicas do ensino fundamental e entrevistas com os protagonistas deste processo. Para contextualizar o estudo, traça-se um panorama histórico da atuação do Estado brasileiro na área da comunicação, através de suas políticas públicas e, principalmente, suas leis de regulação. Como fundamentação teórica, conceitos como comunicação, educomunicação e responsabilidade social são explorados, assim como a importância da midiaeducação, como ferramentas de trabalho e a distinção entre rádio e rádio comunitária. |
Abstract: | This work is a case study of the program of storytelling presented in community radio installed in a school of education that dialogues with the incorporation of autonomous forms of know-how radio. Its purpose is to provide an overview of its role, the motivators to exercise its social and community using communication. The process of creating a radio program and the criteria that guide the selection of this media and its importance as a means of communication in the educational context. The research used as a basis for program broadcast storytelling in public schools of elementary school and interviews with the protagonists of this process. To contextualize the study, we draw a historical overview of the performance of the Brazilian state of communication, through their policies and especially their regulation laws. As theoretical concepts such as communication, educational communication, social responsibility are explored, as well as the importance of midiaeducação as working tools and the distinction between Radio and Community Radio. |
Palavras-chave: | Rádios comunitárias Democratização da comunicação Midia educação Contação de histórias Community radios Democratization of communication Storytelling |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | SILVA, Rosângela de Faria da. Rádio Kaxinawá e Caixa da Carochinha: contando histórias no rádio. 2013. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16983 |
Data de defesa: | 13-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Rosangela de Faria da Silva - 2013 - Completa.pdf | 967,58 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.