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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17009
Tipo do documento: Tese
Título: Danças de enfrentamento: redes de ocupação
Título(s) alternativo(s): Danzas de confrontación: redes de ocupación
Autor: Souza, Alysson Amancio de 
Primeiro orientador: Silva, Denise Espírito Santo da
Primeiro membro da banca: Gadelha, Rosa Cristina Primo
Segundo membro da banca: Tourinho, Lígia Losada
Terceiro membro da banca: Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Quarto membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Resumo: Constatamos que certos contextos da dança no Ceará demarcam espaços de resistência e enfrentamento no fazer/pensar a dança cênica brasileira. Como investigação de doutorado, buscamos problematizar a existência e a legitimação da chamada “dança interiorana”, tendo como exemplo as cidades de Paracuru e Itapipoca (Vale do Curu, litoral oeste), e de Juazeiro do Norte (Cariri). Consideramos para esta escrita, relevantes, artística e politicamente, a Escola de Dança de Paracuru e Paracuru Cia de Dança; Ponto de Cultura Galpão da Cena e Cia Balé Baião; Associação Dança Cariri e Cia Alysson Amâncio. O processo investigativo da pesquisa tem nos mostrado que a dança potencializa-se quando abre possibilidades de pensar/fazer/dançar. Defendemos, nesse sentido, que as crises, os desmontes e as ausências abrem frestas, a própria dança move a dança quando há o investimento em processos formativos, a descolonização do pensamento, troca de saberes com diferentes experiências e o fomento de composições coreográficas, tais ações permitem a continuidade da dança nessas três cidades como corpo-ambientes de resistência, e, sobretudo enfrentamento. Para tanto, dialogamos, principalmente, com os seguintes autores: Suely Rolnik (Micropolítica), Achile Mbembe (Necropolítica), Boaventura de Souza Santos (Epistemologias do Sul)
Abstract: Descubrimos que ciertos contextos de danza en Ceará delimitan espacios de confrotación y resistencia al hacer/pensar la danza escénica brasileña. Como investigación doctoral, buscamos problematizar la existência y la legitimación de la llamada danza “interiorana”, que dermarcamos como entornos reveladores Paracuru y Itapipoca (Vale do Curu/Litoral oeste), y Juazeiro do Norte (Cariri). Consideramos para este escrito, relevantes, artística y politicamente, la Escola de Dança de Paracuru y Paracuru Cia de Dança, Ponto de Cultura Galpão da Cena y Cia Balé Baião, Associação Dança Cariri y Cia Alysson Amancio. El processo de investigación nos ha demostrado que la danza potencia cuando abre possibilidades para pensar/hacer/bailar. En este sentido sostenemos que las crises, desmantelos y ausencias abren brechas, la danza en sí misma mueve la danza cuando si invierte em processos formativos, la descolonización del pensamiento, el intercambio de conocimientos com diferentes experiencias y el fomento de composiciones coreográficas, tales acciones permiten la continuidade de la danza en estas tres ciudades. Como cuerpos-ambientes de resistencia, y sobre todo de afrontamiento. Para ello, hablamos, principalmente, com los siguientes autores: Suely Rolnik (Micropolítica), Achile Mbembe (necropolitica), Boaventura de Souza Santos (Epistemologias del Sur)
Palavras-chave: Danzas del campo
Confrontación
Dança interionana
Micropolítica
Enfrentamento
Dança – Ceará
Dança – Paracuru (CE)
Dança – Itapipoca (CE)
Dança – Juazeiro do Norte (CE)
Dança moderna – Ceará
Cultura popular – Ceará
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SOUZA, Alysson Amancio de. Danças de enfrentamento: redes de ocupação. 2020. 164 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17009
Data de defesa: 19-Ago-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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