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Tipo do documento: Dissertação
Título: Resultados do PISA nos artigos de opinião: o que está sendo significado como qualidade para a educação?
Título(s) alternativo(s): PISA results in opinion articles: What has been signified as quality in Education?
Autor: Bibiani, Anna Clara Rodrigues Sondahl 
Primeiro orientador: Pereira, Talita Vidal
Primeiro coorientador: Figueiredo, Marize Peixoto da Silva
Primeiro membro da banca: Ortigão, Maria Isabel Ramalho
Segundo membro da banca: Silva, Sandra Kretli da
Resumo: A pesquisa tem como objetivo identificar, analisar e discutir as demandas e os antagonismos articulados em torno do significante “qualidade da educação” nos artigos de opinião publicados em dois grandes jornais de circulação nacional, O Globo e O Estado de S. Paulo, que apresentam análises sobre os resultados dos estudantes brasileiros no programa internacional de avaliação de estudantes (PISA) em suas três últimas edições – 2012, 2015 e 2018, partindo do entendimento de discurso como desenvolvido por Laclau e Mouffe (2015). O discurso é defendido como categoria teórico-analítica que possibilita investigar os mecanismos pelos quais sentidos sobre os fenômenos sociais são produzidos ao mesmo tempo que transformam os fenômenos enunciados (PEREIRA, 2012). O estudo se organiza com base em uma abordagem pós-estrutural para defender o argumento de que os jornais de grande circulação no Brasil contribuem para o processo de hegemonização de sentidos de qualidade da educação, assumindo que as práticas discursivas são atravessadas por múltiplas relações de poder na sociedade e que os artigos de opinião compõem essas disputas por significação. A proposta é investigar demandas articuladas e os antagonismos produzidos nas disputas em torno das tentativas de fixar sentidos de qualidade e de educação. Para isso, a leitura/interpretação dos artigos selecionados foi realizada a partir das contribuições teóricas de Ernesto Laclau (2011) e Laclau e Mouffe (2015), assumindo o argumento de que a mídia impressa opera discursivamente nas disputas pelas tentativas de fixar sentidos de qualidade e de educação e, dessa forma, estão implicados nos processos de constituição do social.
Abstract: The aim of the present research is to identify, analyze and discuss the demands and antagonisms articulated around the signifier “Education quality” in opinion news reports published in two big national-circulation newspapers: O Globo and Estado de S. Paulo. They present analyses about Brazilian students’ scores in the Program for International Student Assessment (PISA) in its three last editions – 2012, 2015 and 2018, by starting from the understanding of the discourse developed by Laclau and Mouffe (2015). The discourse is defended as theoretical-analytical category that enables investigating the mechanisms through which the sense of social phenomena emerges and, simultaneously, changes the enunciated phenomena (PEREIRA, 2012). The study followed the post-structural approach to advocate for the argument that great-circulation newspapers in Brazil help the process to make the sense of Education quality hegemonic by stating that discursive practices are crossed by multiple power relationships in society and that the opinion news reports are part of this disputes for meaning. The proposition lies on investigating articulated demands and antagonisms produced in disputes set around the attempts to give a fixed meaning for “quality” and “Education”. In order to do so, the literature/interpretation of selected articles was carried out from theoretical contributions by Ernesto Laclau (2011) and Laclau and Mouffe (2015), by assuming the argument that the press operates a discourse in disputes for attempts to fix meanings for “quality” and “education”; therefore, they are part of social constitution processes.
Palavras-chave: Opinion news reports
Discourse
Education Quality
PISA
Artigos de opinião
Discurso
Qualidade da Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: BIBIANI, Anna Clara Rodrigues Sondahl. Resultados do PISA nos artigos de opinião: o que está sendo significado como qualidade para a educação?. 2021. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17010
Data de defesa: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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