Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17011
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cleópatra, Ninfa e Ariadne: uma biografia da escultura dos Museus do Vaticano |
Título(s) alternativo(s): | Cleopatra, Nymph and Ariadne: a biography of sculpture in the Vatican Museums |
Autor: | Leitão, Jaqueline Namorato Afonso ![]() |
Primeiro orientador: | Ragazzi, Alexandre |
Primeiro membro da banca: | Azevedo, Evelyne |
Segundo membro da banca: | Meneses, Patricia Dalcanale |
Resumo: | Este trabalho concentra-se em uma protagonista: a estátua Ariadne, atualmente alojada na Galeria das Estátuas dos Museus do Vaticano. É uma cópia romana de uma escultura helenística do século II a.C. que foi comprada do romano Angelo Maffei pelo Papa Júlio II em 1512 para o Cortile del Belvedere. Trata-se da biografia da escultura quando reconhecida como Cleópatra ou Ninfa durante o Renascimento. São analisadas manisfestações literárias e visuais que lhe atribuíram valor por representar com concretude: o poder de Júlio II e o sujeito poético da ninfa da fonte. Este se refere à imagem antiga da ninfa da fonte, que circulou a partir da segunda metade do século XV, como uma criação renascentista. São estudados os princípios e modalidades que acompanham a recepção desse tipo iconográfico, cuja exemplaridade gerou interferências e contaminações dentro do emaranhado em que a história de suas imagens foi composta ao longo dos séculos. Apresentou-se um pequeno álbum de imagens que traz à luz a tradição representativa do mito de Ariadne. Foram trabalhadas as linhas do pensamento warburguiano de Nachleben no tipo iconográfico da figura feminina dormente. Uma pesquisa iconográfica que apontou referências à imagem de Ariadne dormente como permanência de sua sobrevivência. Na organização desse álbum de imagens destacou-se as duas faces da imagem do mito: a melancolia do abandono e o êxtase |
Abstract: | This work focuses on a protagonist: the statue of Ariadne, currently housed in the Gallery of Statues — Vatican Museums. It is a roman copy of a Hellenistic sculpture from the 2nd century BC that was purchased from Angelo Maffei by Pope Julius II in 1512 for the Cortile del Belvedere. It is the biography of the sculpture when recognized as Cleopatra or Nymph during the Renaissance. Literary and visual manifestations that have attributed value to her for representing concretely the power of Julius II and the poetic subject of the fountain nymph are analyzed. This refers to the ancient image of the fountain nymph, which has been circulating since the second half of the 15th century, as a Renaissance creation. The principles and modalities that follow the reception of this iconographic type, whose exemplarity has generated interference and contamination within the “labyrinth” in which the history of its image was composed over the centuries are now studied. A small image album that brings out the representative tradition of the myth of Ariadne is presented. Nachleben´s lines following the Warburg way of thinking regarding the iconographic type of the sleeping female figure were studied. It is an iconographic research that pointed to references to the dormant image of Ariadne as the permanence of its survival. In the organization of this image album, the two antagonistic sides of the myth image stood out: the melancholy of abandonment and the ecstasy |
Palavras-chave: | Nymph Renaissance Ariadne Cleópatra Ninfa Renascimento Cortile del Belvedere Nachleben Escultura – História Ariadne (Mitologia grega) Cleópatra, Rainha do Egito, m. 30 a. C. Ninfas (Divindades gregas) na arte Renascença |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | LEITÃO, Jaqueline Namorato Afonso. Cleópatra, Ninfa e Ariadne: uma biografia da escultura dos Museus do Vaticano. 2021. 187 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17011 |
Data de defesa: | 26-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Jaqueline Namorato Afonso Leitão - 2021 - Completa.pdf | 5,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.