Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17011
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cleópatra, Ninfa e Ariadne: uma biografia da escultura dos Museus do Vaticano
Título(s) alternativo(s): Cleopatra, Nymph and Ariadne: a biography of sculpture in the Vatican Museums
Autor: Leitão, Jaqueline Namorato Afonso 
Primeiro orientador: Ragazzi, Alexandre
Primeiro membro da banca: Azevedo, Evelyne
Segundo membro da banca: Meneses, Patricia Dalcanale
Resumo: Este trabalho concentra-se em uma protagonista: a estátua Ariadne, atualmente alojada na Galeria das Estátuas dos Museus do Vaticano. É uma cópia romana de uma escultura helenística do século II a.C. que foi comprada do romano Angelo Maffei pelo Papa Júlio II em 1512 para o Cortile del Belvedere. Trata-se da biografia da escultura quando reconhecida como Cleópatra ou Ninfa durante o Renascimento. São analisadas manisfestações literárias e visuais que lhe atribuíram valor por representar com concretude: o poder de Júlio II e o sujeito poético da ninfa da fonte. Este se refere à imagem antiga da ninfa da fonte, que circulou a partir da segunda metade do século XV, como uma criação renascentista. São estudados os princípios e modalidades que acompanham a recepção desse tipo iconográfico, cuja exemplaridade gerou interferências e contaminações dentro do emaranhado em que a história de suas imagens foi composta ao longo dos séculos. Apresentou-se um pequeno álbum de imagens que traz à luz a tradição representativa do mito de Ariadne. Foram trabalhadas as linhas do pensamento warburguiano de Nachleben no tipo iconográfico da figura feminina dormente. Uma pesquisa iconográfica que apontou referências à imagem de Ariadne dormente como permanência de sua sobrevivência. Na organização desse álbum de imagens destacou-se as duas faces da imagem do mito: a melancolia do abandono e o êxtase
Abstract: This work focuses on a protagonist: the statue of Ariadne, currently housed in the Gallery of Statues — Vatican Museums. It is a roman copy of a Hellenistic sculpture from the 2nd century BC that was purchased from Angelo Maffei by Pope Julius II in 1512 for the Cortile del Belvedere. It is the biography of the sculpture when recognized as Cleopatra or Nymph during the Renaissance. Literary and visual manifestations that have attributed value to her for representing concretely the power of Julius II and the poetic subject of the fountain nymph are analyzed. This refers to the ancient image of the fountain nymph, which has been circulating since the second half of the 15th century, as a Renaissance creation. The principles and modalities that follow the reception of this iconographic type, whose exemplarity has generated interference and contamination within the “labyrinth” in which the history of its image was composed over the centuries are now studied. A small image album that brings out the representative tradition of the myth of Ariadne is presented. Nachleben´s lines following the Warburg way of thinking regarding the iconographic type of the sleeping female figure were studied. It is an iconographic research that pointed to references to the dormant image of Ariadne as the permanence of its survival. In the organization of this image album, the two antagonistic sides of the myth image stood out: the melancholy of abandonment and the ecstasy
Palavras-chave: Nymph
Renaissance
Ariadne
Cleópatra
Ninfa
Renascimento
Cortile del Belvedere
Nachleben
Escultura – História
Ariadne (Mitologia grega)
Cleópatra, Rainha do Egito, m. 30 a. C.
Ninfas (Divindades gregas) na arte
Renascença
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: LEITÃO, Jaqueline Namorato Afonso. Cleópatra, Ninfa e Ariadne: uma biografia da escultura dos Museus do Vaticano. 2021. 187 f. Dissertação (Mestrado em Artes) — Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17011
Data de defesa: 26-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Jaqueline Namorato Afonso Leitão - 2021 - Completa.pdf5,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.