Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17043
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os tempos do projeto: Design como processo dinâmico
Título(s) alternativo(s): The time of projects: Designing as a dynamic process
Autor: Baraco, Marcio Rocha Pereira da Silva 
Primeiro orientador: Leite, João de Souza
Primeiro membro da banca: Portugal, Daniel Bittencourt
Segundo membro da banca: Santos, Felipe Kaizer
Resumo: Em geral o design é pensado a partir das formas, consideradas em si mesmas, mas alternativamente é possível partir das relações entre o design e outros agentes ou, numa escala mais ampla, entre o design e a sociedade. Essa análise revela a importância crucial da intencionalidade dos projetos, e portanto localiza o design dentro dos regimes de atualização por vontade, em oposição à atualização por necessidade. Ou seja, o resultado dos projetos não deve ser compreendido como uma série de consequências inevitáveis de causas bem definidas, mas como possibilidades de ação, ou potencialidades. Entende-se que o projeto visa aumentar o potencial dos produtos, porém isso pode ser pensado de duas maneiras: ou como convergência em direção a um ótimo, ou como divergência que aumenta a abrangência. A convergência tende a se apoiar em causas necessárias, que permitem mais estabilidade e previsibilidade. A divergência prioriza os valores que motivam o projeto, enfatizando a relevância mais que a previsibilidade. Assim, essas estratégias constituem dois modos de pensar no design, de um lado o pensamento estático, do outro o pensamento dinâmico. Considerando as formas em si mesmas, em separado, obscurecem-se as transformações sofridas por elas, e isso tende a produzir um pensamento estático. Considerando a intencionalidade dos projetos, revelam-se as relações das formas com valores em constante transformação, e portanto isso tende a produzir um pensamento dinâmico. A partir do pensamento estático, o projeto é compreendido como se estivesse fora do tempo, criando formas perfeitas ou atemporais, ao passo que o pensamento dinâmico localiza o projeto dentro do momento em que ele é realizado. Os dois pensamentos podem ser complementares, porém o pensamento estático é muitas vezes adotado irrefletidamente, como um pressuposto. Propõe-se então uma reinterpretação do design a partir de uma perspectiva dinâmica, que se engaja com as mudanças intrínsecas ao processo de projeto, utilizando o tempo como um instrumento conceitual para compreender o projeto.
Abstract: Understanding design usually follows the shapes of products, taken by themselves. An alternative way would follow the relations between design and other stakeholders, and also between design and society as a whole. In this analysis, intentionality becomes crucial for designing, which in turn suggests products obey voluntary actualization instead of necessary actualization. That is, the results of designing should not be considered as inevitable consequences of well-defined causes, but as possibilities of action, or potentiality. It is assumed that design enhances the potential of products, but this happens in two ways: either converging towards an optimum, or diverging to encompass more options. Convergence tends to make use of necessary causes, so as to get stability and predictability. Divergence focuses more on the values that drive the project, thus requiring meaningfulness rather than predictability. Therefore, these two strategies give rise to two ‘cognitive styles’ in design: static thinking and dynamic thinking. Analyzing forms in themselves tends to hide the changes they go through, which in turn produces static ways of thinking. Analyzing the intentionality of projects reveals shapes to be dependent on values that are always changing, which produces dynamic ways of thinking. From a static perspective, design seems to exist outside of time, creating shapes that are perfect of timeless. But from a dynamic perspective, design is always connected to the moment in time where it is made. Both ways of thinking can be complementary, but static thinking is often adopted thoughtlessly, as a kind of assumption. Therefore we propose to view design from a dynamic perspective, engaging with the changes that are part of the design process, taking time as a lens to better understand design.
Palavras-chave: Product design
Design - Methodology
Cognition
Thought
Projeto de produto
Design - Metodologia
Cognição
Pensamento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: BARACO, Marcio Rocha Pereira da Silva. Os tempos do projeto: Design como processo dinâmico. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17043
Data de defesa: 30-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcio Rocha Pereira da Silva Baraco - 2021 - Completa.pdf2,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.