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Tipo do documento: Tese
Título: Valores religiosos e desenvolvimento no Brasil: Catolicismo e (Neo)Pentecostalismo caminhando para uma convergência?
Título(s) alternativo(s): Valori religiosi e sviluppo in Brasile: Cattolicesimo e (Neo)Pentecostalismo verso la convergenza?
Autor: Di Santo, Gustavo 
Primeiro orientador: Marini, Matteo Benedetto
Primeiro coorientador: Mariz, Cecília Loreto
Primeiro membro da banca: Russo, Margherita
Segundo membro da banca: Nisticò, Roberto
Terceiro membro da banca: Alencar, Gedeon Freire de
Quarto membro da banca: Mesquita, Wânia Amélia Belchior
Quinto membro da banca: Leichsenring, Alexandre Ribeiro
Resumo: O trabalho adota o modelo teórico da teoria dos sistemas sociais de Luhmann (1990&1992) para a análise dos contextos socioeconômicos da modernidade tardia (Giddens:1994). Neste modelo heurístico, a religião é concebida como elemento autônomo, que constitui um traço importante para a mobilização e criação dos recursos simbólicos em nível individual (Pace:2004). Dentro deste marco conceitual, este trabalho procura verificar a convergência / divergência dos valores transmitidos pelos novos movimentos carismáticos nascidos no interior do catolicismo e do protestantismo, através do caso do estudo do Brasil. Especificamente, vai ser analisada a relação existente entre as atitudes e as crenças que derivam do corpus doutrinário das denominações pentecostais (divididas em: denominações clássicas e denominações neopentecostais) para o desenvolvimento socioeconômico (Inglehart & Wezel 2010). A mesma relação é analisada em relação à Igreja Católica (dividida em católicos clássicos e católicos carismáticos). Em suma, a pesquisa quer verificar se existe alguma convergência dos valores transmitidos pelos quatro grupos nos campos socio-econômico, através da análise das preferências de valores expressas pelos crentes. Um quinto grupo, composto por indivíduos sem afiliação religiosa, é utilizado neste trabalho como grupo de controle. Em relação aos resultados do trabalho, é possível argumentar que há uma associação dos valores religiosos assim como assimilados do crente e suas atitudes em relação a fatores específicos do desenvolvimento socioeconômico. Com relação à divergência entre os grupos; o grupo religioso e o grupo não confessional apresentam acentuada disparidade (primeira clivagem). Entre os grupos religiosos, ainda há uma divisão entre católicos e pentecostalismo evangélico (segunda clivagem); em particular, neste caso, a diferença é mais óbvia na última forma do protestantismo, o pentecostalismo evangélico. Ao mesmo tempo, parece ser um processo de convergência dentro das diferentes manifestações do pentecostalismo, aqui definido como movimento renovador (por exemplo, o Movimento Carismático)) cruza as fronteiras institucionais das denominações (bridge).
Abstract: The project adopts the theoretical framework of Luhmann’s social systems theory (Luhmann,1992) as an instrument for the analysis of late modern socio-economic contexts (Giddens, 1994), in the field of social sciences. In this heuristic model, I assume the religion as autonomous element, that constitute an important traits for the mobilization and creation of the symbolic resources at individual level (Pace,2004) . Within this conceptual framework, this work tries to verify the convergence/divergence of the values transmitted by the new charismatic movements born inside Catholicism and Protestant Evangelicalism, through the case of study of Brazil.Specifically, the project aims to analyze the relationship existing between the attitudes and the beliefs that are derived from the doctrinal corpus of the Pentecostal denominations (divided in: classic denominations and neopentecostal denominations) toward socio-economic development (Inglehart & Wezel 2010). The same relationship is analyzed with respect to the Catholic Church (divided in classic Catholics and charismatic Catholics). In sum, the research wants to verify if there is any convergence of the values transmitted by the four groups on economic and political fields, through the analysis of the values preferences expressed by believers. A fifth group, composed by individuals without religious affiliation, is used in this work as control group. In relation to the results of the work, it is possible to argue that there is an association from the religious theological values as processed in the cognitive systems of the believer, and their attitudes toward specific factors related to socio-economic development. With respect to divergence among the groups; the religious group and non-denominational group show marked disparity (first cleavage) . Between the religious groups, there is still a division between Catholics and Evangelical Pentecostalism (second cleavage ); in particular in this case the difference is most obvious in latter form of the Protestantism, Evangelical Pentecostalism. At the same time seems to be a process of convergence within the different manifestations of Pentecostalism, here defined as renewalist movement, (e.g, the Renewal Charismatic Movement) crosses the institutional boundaries of the denominations (bridge).
Palavras-chave: Pentecostalismo
Catolicismo renovado
Desenvolvimento
Sistema e autopoiese
Pentecostalism
Renewalist catholicism
Development
Autopoiesis system
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: DI SANTO, Gustavo. Valores religiosos e desenvolvimento no Brasil: Catolicismo e (Neo)Pentecostalismo caminhando para uma convergência?. 2018. 327 f. Tese ( Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17044
Data de defesa: 15-Jun-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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