Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17049
Tipo do documento: Tese
Título: YouTube e narrativas de jovens leitores: artes para escapar das imposições dos cânones
Título(s) alternativo(s): Youtube and young readers' narratives : arts to escape the impositions of school canons
Autor: Abreu, Alessandra da Costa 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Miotello, Valdemir Miotello
Segundo membro da banca: Araújo, Mairce da Silva
Terceiro membro da banca: Corsino, Partícia Corsino
Quarto membro da banca: Prado, Guilherme do Val Toledo Prado
Resumo: No cotidiano escolar há inúmeros saberes silenciados, amordaçados; há outros tantos que criam escapes, driblam, aplicam golpes (CERTEAU, 2014) e assim demarcam seus espaços sorrateiramente. Por acreditar que precisamos praticar uma escuta sensível (BARBIER, 1992) a esses acontecimentos é que surgiu esta investigação, que tem por objetivo: pesquisar os sentidos que os jovens das classes populares atribuem aos canais de resenhas literárias no YouTube. Este estudo é uma pesquisa de doutorado produzida na Universidade do Estado do Rio de Janeiro sob a orientação da Profª. Drª. Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald e vinculada ao grupo de pesquisa IJEC – Infância, Juventude e Cultura. Tomando como base a perspectiva dialógica e alteritária de produção de conhecimento de Mikhail Bakhtin, a pesquisa em questão se constituiu com base nas rodas de conversas com jovens de uma escola pública da rede municipal de São Gonçalo, em diálogo com os canais literários do YouTube. A partir da discussão sobre a produção cultural, do lugar de invisibilidade da juventude na sociedade capitalista e por meio da crítica à constituição de um saber científico alheio ao processo formativo do sujeito, este estudo problematiza, apoiado na dimensão experiência/sentido, pensar na produção de conhecimentos outros na busca de promover reflexões sobre leitura literária. Nesse movimento construído em diálogo com os jovens foi possível compreender que a experiência produzida com a literatura nos canais divulgados no YouTube vem contribuindo para que os jovens construam experiências diferentes daquelas que nós, os professores, acreditávamos já conhecer no cotidiano escolar. Levando em consideração que existe hoje uma discreta produção acadêmica que discute a produção literária em espaços não escolares, assim como aponta Rojo (2013), também defendo que são necessárias novas pesquisas que potencializem o diálogo multicultural da cultura de massa, trazendo para a discussão não somente a cultura valorizada, dominante, canônica, mas também as culturas locais e populares “para torná-las vozes de um diálogo, objetos de estudo e de crítica” (ROJO, 2009, p. 12), para que possam ser interpretadas como práticas de resistência ou táticas (CERTEAU, 2014). Pesquisar tais experiências contribui para a pesquisa em Ciências Humanas por problematizar questões e pensar a imagem técnica como instrumento mediador e revelador das intensas experiências culturais e subjetivas na atualidade. Dessa forma, o debate sobre como a literatura vem sendo encarada pelos jovens dentro e fora da escola convida a conhecer e a construir outras escrituras, alertando para a necessidade de nos debruçarmos sobre esse fenômeno, entendendo que essas aproximações se constituem em espaços estéticos reveladores de significados, produzidos por jovens em suas relações com o mundo contemporâneo.
Abstract: At everyday schoollife there are kinds of “gagged”, silent knowlegde, that insidiously create escapes, dribble, play tricks. Because we believe that we need to listen sensitively to these events, this investigation emerged, which aims to: research the meanings that young people from the popular classes attribute to literary review channels on YouTube. This doctoral research was produced at the State University of Rio de Janeiro under the guidance of Profª. Dr. Maria Luiza Magalhães Bastos Oswald and linked to the research group IJEC – Childhood, Youth and Culture. Based on Mikhail Bakhtin's dialogic and alteritarian perspective of knowledge production, the research was based on conversations with young people from a public school in the municipal network of São Gonçalo, in dialogue with the literary channels on YouTube. This study problematizes thinking about production of other knowledge in order to promote reflections on literary reading. From the discussion on cultural production and the place of invisibility occupied by youth in capitalist society and through the critique of the constitution of scientific knowledge alien to the subject's formative process, supported by the experience/meaning dimension. In this movement built on dialogue with young people, it was possible to understand that experiencing literature in the channels published on YouTube has been contributing to young people building experiences different from those that we, teachers, believed they already knew in everyday school life. Taking into account that today there is a discreet academic production that discusses literary production in non-school spaces, as Rojo (2013) points out, I also argue that new research is needed that enhances the multicultural dialogue of mass culture, bringing to the discussion non- only the valued, dominant, canonical culture, but also local and popular cultures “to make them voices of dialogue, objects of study and criticism” (ROJO, 2009, p. 12), so that they can be interpreted as practices of resistance or tactics (CERTEAU, 2014). Researching such experiences contributes to problematize issues and consider the technical image as a mediating and revealing instrument of the intense cultural and subjective experiences in the present time. Thus, the debate on how literature has been viewed by young people in and out of school invites them to know and build other scriptures, alerting us to the need to focus on this phenomenon, understanding that these approaches constitute aesthetic spaces that reveal meanings, produced by young people in their relationships with the contemporary world.
Palavras-chave: Reading
Literature
Youth
Leitura
Literatura
Juventude
Youtube
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ABREU, Alessandra da Costa. YouTube e narrativas de jovens leitores: artes para escapar das imposições dos cânones. 2021. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17049
Data de defesa: 8-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Alessandra da Costa Abreu - 2021 - Completa.pdf5,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons