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Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias militantes: a trajetória de Dodora Mota na luta pela educação pública
Título(s) alternativo(s): Memorias militantes: a trayectoria de Dodora Mota en la lucha por la educación pública
Autor: Martins, Thaís Rodrigues 
Primeiro orientador: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Primeiro membro da banca: Mignot, Ana Chrystina Venancio
Segundo membro da banca: Xavier, Libânia Nacif
Resumo: A presente pesquisa tem como propósito de estudo a trajetória da professora Maria das Dores Pereira Mota, Dodora, militante sindical e política na cidade operária de Volta Redonda. Baseando-se nos pressupostos da história oral, como opção metodológica fundamental, assim como em análise documental e bibliográfica, em arquivos públicos e particulares, aborda as memórias da referida professora quanto à sua própria formação e escolarização, à atuação no magistério, a alguns dos fatos históricos marcantes para o contexto de lutas local, às origens e percurso do movimento sindical docente na cidade, bem como ao exercício de seu mandato de vereadora. Considerando sua relevância na história da cidade, por se tratar de uma de suas principais lideranças, fundadora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, do Partido dos Trabalhadores e atuante nos primórdios da Central Única dos Trabalhadores. O trabalho tem como recorte temporal, desde os anos finais da década de 1970 até meados da década de 1990, mais precisamente o ano de 1996, no qual se encerra o mandato de vereadora de Dodora Mota. Compreendendo, portanto, o período final da Ditadura Civil-militar brasileira, a fase de redemocratização do regime e o processo inicial de implantação do neoliberalismo no país. A investigação desenvolve-se a partir da fundamentação teórica que considera, também, o trabalho com trajetórias de vida de professores, com a história do associativismo docente no Brasil e com a história operária da cidade de Volta Redonda. Em seus resultados, levanta aspectos como a configuração das lutas sociais e o papel da Igreja Católica progressista em Volta Redonda, a ocorrência da primeira eleição para direção de escola no Estado do Rio de Janeiro, a primeira greve de massas da cidade de Volta Redonda, uma greve majoritariamente feminina numa cidade de operariado fortemente masculino, a predominância constante das mulheres, como lideranças, desde a fundação do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação na cidade e a importância histórica da atuação de Dodora na educação e na política da cidade. Conclui apontando a importância do registro histórico dessa trajetória, cujo cunho pedagógico se evidencia no combate ao regime autoritário, na consolidação democrática das instâncias educacionais e políticas do país e na perspectiva do exercício da luta contra hegemônica para a construção de um projeto emancipatório de sociedade, imprescindíveis para pensar e agir nos tempos atuais.
Abstract: La presente investigación tiene como propósito de estudio la trayectoria de la profesora Maria das Dores Pereira Mota, Dodora, militante sindical y política en la ciudad obrera de Volta Redonda. El trabajo se sustenta a través de la historia oral como opción metodológica fundamental, así como en el análisis documental y bibliográfico, en archivos públicos y particulares. Además, aborda las memorias de la referida profesora en cuanto a su propia formación y escolarización, su actuación en el magisterio, algunos de los hechos históricos que marcaron el contexto histórico de luchas locales, los orígenes y el desenvolvimiento del movimiento sindical docente en la ciudad, así como el ejercicio de su mandato como veedora. Considerando su relevancia en la historia de la ciudad por tratarse de una de las principales lideresas, fundadora del Sindicato Estatal de los Profesionales de la Educación, del Partido de los Trabajadores y con activa participación en los comienzos de la Central Única de los Trabajadores. El trabajo tiene como delimitación temporal, desde finales de la década de 1970 hasta mediados de la década de 1990, más específicamente el año de 1996, en el cual se termina el mandato de veedora de Dodora Mota. Abarcando, por lo tanto, el periodo final de la Dictadura Civil-Militar brasileña, la fase de redemocratización del régimen y el proceso inicial de implantación del neoliberalismo en el país. La investigación se desarrolla a partir de la fundamentación teórica que considera, también el trabajo con trayectorias de vida de profesores, con la historia del sindicalismo docente en el Brasil y con la historia obrera de la ciudad de Volta Redonda. En las consideraciones finales, se toma en cuenta aspectos como la configuración de las luchas sociales y el papel de la Iglesia Católica progresista en Volta Redonda, las primeras elecciones para la dirección de la escuela en el Estado de Rio de Janeiro, la primera huelga de masas de la ciudad de Volta Redonda, una huelga mayoritariamente femenina en una ciudad con fuerte presencia de trabajadores masculinos, el predominio constante de las mujeres, como lideresas, desde la fundación del Sindicato Estatal de los Profesionistas de Educación en la ciudad y la importancia del registro histórico de esta trayectoria, cuya huella pedagógica se evidencia en el combate al régimen autoritario, en la consolidación democrática de las instancias educacionales y políticas del país y en la perspectiva del ejercicio de la lucha contra hegemónica para la construcción de un proyecto emancipatorio de sociedad, imprescindible para pensar y actuar en los tiempos actuales.
Palavras-chave: Elección de directores
Memoria de mujeres
Educação
Sindicalismo
Mulheres
Sindicalismo docente
Eleição de diretores
Memória de mulheres
Volta Redonda (RJ)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MARTINS, Thaís Rodrigues. Memórias militantes: a trajetória de Dodora Mota na luta pela educação pública. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17053
Data de defesa: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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