Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17054
Tipo do documento: Tese
Título: Bebês e Literatura: percursos em uma creche pública do município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Babies and Literature: courses in a public creche in the city of Rio de Janeiro
Autor: Silva, Pablo Luiz de Faria Vieira da 
Primeiro orientador: Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Primeiro membro da banca: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Segundo membro da banca: Nunes, Maria Fernanda Rezende
Terceiro membro da banca: Corsino, Patrícia
Quarto membro da banca: Aquino, Lígia Maria Motta Lima Leão de
Resumo: A pesquisa de doutorado buscou investigar práticas pedagógicas que relacionam bebês e a literatura para crianças em uma creche municipal pública do Rio de Janeiro. O embasamento teórico que permitiu a construção do campo de pesquisa foi o discurso da alteridade presente nas contribuições de Bakhtin (2011, 2014), Benjamin (2012) e Vigotski (2011, 2017). A tese foi desenvolvida numa modalidade de pesquisa qualitativa, em três momentos: 1º) oficina em um Centro de Estudos Coletivo da 7ª CRE-SME-RJ e a primeira visita à unidade; 2º) período de inserção dos bebês na creche e a participação em Roda de Conversa com as famílias; 3º) Estudo de Caso em um grupamento de berçário (1 ano a 1 ano e 11 meses) de fevereiro a setembro de 2019. Os registros (Diário de Bordo) das observações referente às interações e brincadeiras dos bebês com os livros, foram realizados a partir das histórias lidas e narradas pelas professoras e, posteriormente, organizados como eventos da pesquisa. A tese apresenta discussões a respeito da infância no tempo presente, além de analisar as políticas públicas nacionais e municipais do Rio de Janeiro e seus contextos espaciais, urbanos e sociais que, impactam a creche (cidade, bairro, favela). Os eventos da pesquisa compreendem experiências da unidade pesquisada (período da inserção, choro, planejamento, brincadeiras) e do grupamento de berçário (os bebês e os livros). A pesquisa registrou a literatura com bebês, como prática social e elemento cultural importante para o desenvolvimento das crianças. Esta modalidade pedagógica amplia as interações e brincadeiras no cotidiano no grupamento de berçário, tanto pelas experiências partilhadas quanto pelo enriquecimento de enredos de fala, imaginação e compreensão da realidade. Tanto as políticas públicas nacionais quanto as municipais afirmam a centralidade do trabalho pedagógico com a literatura na Educação Infantil, sendo a creche identificada, no contexto da pesquisa, como espaço primordial para a vida das crianças pequenas, suas famílias e formação continuada de seus profissionais por ser um espaço de vida coletiva.
Abstract: The doctoral research sought to investigate pedagogical practices that relate babies and children's literature in a public municipal creche in Rio de Janeiro. The theoretical basis that allowed the construction of the research field was the discourse of otherness present in the contributions of Bakhtin (2011, 2014), Benjamin (2012) and Vigotski (2011, 2017). The thesis was developed in a qualitative research modality, in three moments: 1st) workshop in a Collective Studies Center of the 7th CRE-SME-RJ and the first visit to the unit; 2) period of insertion of babies in the day care center and participation in Roda de Conversa with families; 3rd) Case Study in a nursery group (1 year to 1 year and 11 months) from February to September 2019. The records (Logbook) of the observations regarding the interactions and games of the babies with the books, were carried out at from the stories read and narrated by the teachers and later organized as research events. The thesis presents discussions about childhood in the present time, in addition to analyzing the national and municipal public policies of Rio de Janeiro and its spatial, urban and social contexts that impact the daycare center (city, neighborhood, favela). The research events comprise experiences of the researched unit (insertion period, crying, planning, playing) and the nursery group (babies and books). The research recorded literature on babies as a social practice and an important cultural element for the development of children. This pedagogical modality expands the interactions and games in the daily life of the nursery group, both for the shared experiences and for the enrichment of plots of speech, imagination and understanding of reality. Both national and municipal public policies affirm the centrality of pedagogical work with literature in Early Childhood Education, with the daycare center being identified, in the context of the research, as a primary space for the lives of young children, their families and the continuing education of their professionals through be a space for collective life.
Palavras-chave: Babies
Children's literature
Child education
Bebês
Creche
Literatura para crianças
Educação Infantil
Livros do bebê
Educação
Conflitos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Pablo Luiz De Faria Vieira. Bebês e Literatura: percursos em uma creche pública do município do Rio de Janeiro. 2020. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17054
Data de defesa: 29-Jun-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Pablo Luiz de Faria Vieira da Silva - 2020 - Completa.pdf940,36 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons