Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17066
Tipo do documento: Dissertação
Título: PROJETOS POLÍTICOS EM DISPUTA: a importância da Educação Integrada e Politécnica como contra ponto à contrarreforma do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Dispute Political Projects : the importance of Integrated Education and Polytechnic as a counterpoint to high school count-Reform
Autor: Passos, Roberta Cristine de Andrade 
Primeiro orientador: Frigotto, Gaudêncio
Primeiro membro da banca: Ciavatta, Maria
Segundo membro da banca: Ramos, Marise Nogueira
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo fazer uma análise dos projetos políticos em disputa, que se iniciaram desde o processo de discussão da educação na Constituição de 1988 e das Leis de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional de 1996, contrastando duas propostas educacionais: uma a favor de uma Educação Integrada e Politécnica e, outra, focada no aligeiramento da educação e voltada para a preparação de mão de obra para o mercado de trabalho. Nesse sentido, esses dois projetos políticos continuaram a aparecer nas discussões, planos e leis educacionais, a fim de que fossem efetivados. Entendendo que este é um terreno de vitórias e derrotas a favor da Educação Integrada e Politécnica, pretendemos apontar a sua relevância para uma Educação Básica de qualidade, mesmo que atualmente ocorra a imposição de um modelo de educação, aprovado por meio da Medida Provisória (no 746/2016), convertida no Projeto de Lei no 34/2016, que conduziram para a aprovação da Contrarreforma do Ensino Médio no ano seguinte, pela Lei no 13.415/2017, a qual promoveu alterações na LDB, estabelecendo uma mudança na estrutura deste nível de ensino. Além desses dispositivos, foi sancionada a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC EM), pela Portaria MEC no 1.348, de 14 de dezembro de 2018, e houve a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCN EM), por meio da Portaria MEC no 1.210, de 21 de novembro de 2018, os quais configuram o que o Ministério da Educação tem denominado de “Novo Ensino Médio”. Procuramos, também, evidenciar como e por que a Contrarreforma do Ensino Médio é prejudicial à proposta de um Ensino Básico, universal e de qualidade, que impede a prática da Educação Integrada e Politécnica. Essa Contrarreforma é norteada pelos princípios e objetivos que constam na Base Nacional Comum Curricular e devem ser executadas nas escolas públicas de todo o país em regime de colaboração entre os sistemas de ensino e as instituições e as redes escolares, públicas e privadas, de Educação Básica. Objetivamos por fim, desvelar quais as forças que atuam a favor dessa contrarreforma e quais suas propostas para este nível de ensino, considerando a análise do currículo flexível e dos itinerários formativos previstos pela BNCC.
Abstract: This research aims to analyze the political projects in dispute, which started since the discussion of education in the 1988 Constitution and the 1996 Laws of Directives and Bases for National Education, contrasting two educational proposals: one in favor of an Integrated and Polytechnic Education and, the other, focused on the lightening of education and on the preparation of manpower for the labor market. In this sense, these two political projects continued to appear in discussions, plans and educational laws in order to be put into effect. Understanding that this is a terrain of victories and defeats in favor of Integrated and Polytechnic Education, we intend to point out its relevance for a quality Basic Education, even if currently occurs the imposition of an education model, approved through the Provisional Measure (n. 746/2016), converted into the Bill no 34/2016, which led to the approval of the Counter Reform of High School the following year, by Law n. 13.415/2017, which promoted changes in the LDB, establishing a change in the structure of this level of education. In addition to these devices, the National Common Curricular Base for Secondary Education (BNCC EM) was sanctioned by MEC Ordinance N. 1,348, dated December 14, 2018, and there was an update of the National Curricular Guidelines for Secondary Education (DCN EM), through MEC Ordinance No. 1,210, dated November 21, 2018, which configure what the Ministry of Education has called the "New High School."We also tried to show how and why the Counter Reform of High School is detrimental to the proposal of a universal and quality basic education, which prevents the practice of Integrated and Polytechnic Education. This Counter Reform is guided by the principles and objectives contained in the Common National Curricular Base and should be implemented in public schools throughout the country in collaboration between the education systems and the institutions and school networks, public and private, of Basic Education. Finally, we aim to unveil the forces that act in favor of this counter-reform and its proposals for this level of education, considering the analysis of the flexible curriculum and the training itineraries provided by the BNCC.
Palavras-chave: Educação
Reforma do Ensino Médio
Educação integrada
Empresários
Educação integrada/politécnica
Education
High School Reform
Entrepreneurs
Integrated/polytechnic education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: PASSOS, Roberta Cristine de Andrade. PROJETOS POLÍTICOS EM DISPUTA: a importância da Educação Integrada e Politécnica como contra ponto à contrarreforma do Ensino Médio. 2021.164 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17066
Data de defesa: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Roberta Cristine de Andrade Passos - 2021 - Completa.pdf1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons