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Tipo do documento: Tese
Título: Imagem etnográfica da sala de aula: metaetnografia das pesquisas do Núcleo de Etnografia em Educação no período de 1984 a 2016
Título(s) alternativo(s): Ethnographic image of the classroom: meta-ethnography of research of the Nucleus for Ethnography in Education in the period from 1984 to 2016
Autor: Araújo, Adriane Matos de 
Primeiro orientador: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Primeiro membro da banca: Puggian, Cleonice
Segundo membro da banca: Borba, Siomara Moreira Vieira
Terceiro membro da banca: Paolillo, Vera Lucia Anselmi Melis
Quarto membro da banca: Alves, Walcéa Barreto
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a imagem etnográfica. As pesquisas do Núcleo de Etnografia em Educação (1984-2016) são utilizadas como base de dados. O objetivo principal desta tese é estudar a produção, o uso e a contribuição das imagens etnográficas no contexto das pesquisas desenvolvidas pelo NetEDU no período entre 1984-2016. Os objetivos específicos são: 1) Realizar uma revisão sistemática e crítica das pesquisas do NetEDU; 2) Verificar como as imagens etnográficas impactam os resultados das pesquisas estudadas; 3) Conhecer os principais conceitos e teorias desenvolvidos nas pesquisas do NetEDU a partir das imagens etnográficas produzidas nas pesquisas. A questão principal desta tese é: “De que forma a imagem etnográfica contribui na composição de significados e conceitos sobre a sala de aula?" As questões secundárias são: 1) Quais os principais conceitos, significados e teorias utilizados pelo NetEDU que - associados a produção das imagens etnográficas - revelam a sala de aula?; 2) Quais os tipos de produção acadêmica sobre a sala de aula que o grupo de pesquisadores do NetEDU produziu através das imagens etnográficas?; e, 3) Quais as limitações e dificuldades na produção das imagens etnográficas no campo de pesquisa?”. Entende-se, neste estudo, a imagem como cultura visual, ou seja, ao se incorporar imagens etnográficas a um texto, elas representam os significados presentes no contexto pesquisado. O pressuposto teórico desta tese é composto por três conceitos principais: imagem, etnografia e imagem etnográfica. A metodologia eleita é a metaetnografia que se desenvolveu a partir de sete etapas o que resultou a produção de novas interpretações, reunindo as descobertas dos relatos dos participantes e as interpretações relatadas nos estudos originais. A metaetnografia é entendida nesta tese como um desdobramento da meta-análise e da etnografia. Uma vez que, aliada a etnografia e a meta-análise, ela amplia a visibilidade do contexto de exclusão que os (as) alunos (as) vivenciam, gerando novas escritas etnográficas, e revela os pontos fortes e as dificuldades encontradas na pesquisa etnográfica; eliminando a fragilidade dos resultados em pesquisas futuras. A imagem etnográfica nesta tese é entendida como representação cultural do contexto. Ela fala sozinha, ela se traduz no mundo, ou seja, ela representa o todo da cultura que se insere, podendo ser generalizada em contextos diversos, globalizantes e até universais. No contexto da sala de aula, a imagem etnográfica dá significação e interpretação aos aspectos culturais da escola, especialmente da sala de aula. As pesquisas do NetEDU desvelam o fracasso escolar vivenciado em sala de aula e mostram o quanto a imagem etnográfica é mais do que um instrumento de registro, mas também um instrumento de análise e interpretação. Revelam, ainda, o potencial de um grupo de pesquisa que desenvolveu um trabalho etnográfico a longo prazo - com seus acertos e percalços -, abrindo caminhos para outros grupos etnográficos avançarem em novas produções, expandirem os seus limites e, assim, romper com os desafios impostos pelo trabalho de pesquisa etnográfica em educação.
Abstract: This thesis has as object of study the ethnographic image. The research of the Nucleus for Ethnography in Education (1984-2016) is used as a database. The main objective of this thesis is to study the production, use and contribution of ethnographic images in the context of research developed by NetEDU in the period 1984-2016. The specific objectives are: 1) To conduct a systematic and critical review of NetEDU research; 2) To verify how ethnographic images impact the results of the research studied; and, 3) To know the main concepts and theories developed in NetEDU research from the ethnographic images produced in the researches. The main question of this thesis is "How does ethnographic image contribute to the composition of meanings and concepts about the classroom?. The secondary questions are: 1) What are the main concepts, meanings and theories used by NetEDU that associated with the production of ethnographic images reveal the classroom?"; 2) What types of academic production about the classroom that the Group of Researcher of NetEDU produced through ethnographic images?; and, 3) What are the limitations and difficulties in the production of ethnographic images in the research field?. In this study, the image is understood as a visual culture, that is, when entering ethnographic images into a text, they represent the meanings present in the context studied. The theoretical assumption of this thesis is composed of three main concepts: image, ethnography and ethnographic image. The chosen methodology is the meta-ethnography that developed from seven stages that resulted in the production of new interpretations, bringing together the findings of the participants' reports and the interpretations reported in the original studies. Meta-ethnography is understood in this thesis as a derivative of meta-analysis and ethnography. Since, together with ethnography and meta-analysis, it increases the visibility of the context of exclusion that students experience, generating new ethnographic writings, and reveals the strengths and difficulties encountered in ethnographic research, eliminating the fragility of the results in future research. The ethnographic image in this thesis is understood as a cultural representation of the context, it speaks alone, it translates into the world, it represents the whole of the culture that is inserted, and can be generalized in diverse, globalizing and even universal contexts. In the context of the classroom, the ethnographic image gives meaning and interpretation to the cultural aspects of the school, especially the classroom. NetEDU research reveals the school failure experienced in the classroom and shows how much the ethnographic image is more than an instrument of record, but also an instrument of analysis and interpretation. They also reveal the potential of a research group that has developed a long-term ethnographic work with its successes and mishaps paving the way for other ethnographic groups to advance in new productions, expand their limits and, thus, break with the challenges imposed by the work of ethnographic research in education.
Palavras-chave: Ethnographic Image
Meta-Ethnography
Ethnography
Education
Imagem Etnográfica
Metaetnografia
Etnografia
Netedu
Educação
Etnografia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Núcleo de Etnografia em Educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAUJO, Adriane Matos de. Imagem etnográfica da sala de aula: metaetnografia das pesquisas do Núcleo de Etnografia em Educação no período de 1984 a 2016. 2020. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17068
Data de defesa: 17-Set-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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