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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17069
Tipo do documento: | Tese |
Título: | As Demandas Curriculares das Ocupações na Cidade do Rio de Janeiro |
Título(s) alternativo(s): | Curricular Demands of Occupations of the City of Rio de Janeiro |
Autor: | Santos, Mariana dos Reis |
Primeiro orientador: | Lopes, Alice Ribeiro Casimiro |
Primeiro membro da banca: | Roberto Leher, Roberto |
Segundo membro da banca: | Penna, Fernando de Araújo |
Terceiro membro da banca: | Moreira, Núbia Regina |
Quarto membro da banca: | Pereira, Talita Vidal |
Resumo: | Este estudo de tese investigou as demandas constituídas nas ocupações do Rio de Janeiro frente ao corte antagônico da política educacional da gestão do governo estadual de Luiz Fernando Pezão (2014-2018). Buscamostambém interpretar a formação de cadeias articulatórias por meio da incorporação de demandas de outros grupos que foram se aglutinandoa esta luta política, disputando os sentidos da qualidade da educação na Rede Estadual de Ensino. Desta forma, a análise deste corpus tem como objetivo interpretar demandas educacionais e curriculares, ampliando a cadeia articulatória das ocupações de escolas, a partir da especificidade de sua enunciação em diferentes instituições ocupadas e movimentos de educação. Tivemos como materialempírico a ser investigado para interpretação das demandas enunciadas: a) entrevistas semiestruturadas com ocupantes de quatro escolas de ocupações escolhidas para análise (“Ocupa Cairu”, “Ocupa Compositor”, “Ocupa Paulo Freire” e “Ocupa Mendes”); b) análise das páginas de Facebook destinadas a estes coletivos, compilando as memórias e informações destas que enunciam suas pautas de reivindicações; c) páginas de redes midiativistas, visibilizando uma cobertura jornalística alternativa em oposição à grande imprensa, além das situações ocorridas neste movimento em jornais de grande circulação; d) entrevistas semiestruturadas com lideranças de movimentos de educação (SEPE e FAETEC) que aglutinaram suas demandas ao ponto nodal “Ocupa Tudo”. O balizamento teórico para o trabalho apoia-se a partir da Teoria de Discurso, de Ernesto Laclau e ChantauMouffe, bem como nos estudos sistemáticos do grupo de pesquisa Políticas de Currículo e Cultura, coordenado por Alice Casimiro Lopes. As noções teóricas do campo pós-estrutural escolhidas para este estudo serão: Políticas Curriculares, Demandas, Discurso e Antagonismo. Procuramos defender que a luta política do movimento de ocupações de escola formou duas cadeias discursivas: o discurso estudantil das ocupações de escola e o discurso do governo Pezão, ambos tensionando disputas em relação ao que se entende por qualidade. As demandas enunciadas pelas ocupações de escola do Rio de Janeiro não só potencializam a abertura de debates na sociedade sobre a construção das políticas educacionais e curriculares pelos agentes governamentais do Estado, como também possibilitam compreender as ambivalências dos significantes de qualidade em dois projetos de educação antagônicos. |
Abstract: | The first half Luis Fernando “Pezão”’s term – governor of the State of Rio de Janeiro from 2014-2018 – witnessed the occupation of a number of public schools by their students. This organic movement, constantly adopting a horizontal mode of organization, started as a response to an unprecedented budget cut forced upon the Public Education by the State government. Later, the movement, which was consisted only of students, was integrated by other political groups. Such incorporation resulted in a dispute of narratives around what is to be considered quality when it comes to Education. The following PhD dissertation aims at interpreting those educational and curricular demands based on the discursive production of the different agents involved in the aforementioned movement. The corpus used for the development of this research included: a) semistructured interviews with students who belonged to four different occupation movements (Occupy Cairu, Occupy Compositor, Occupy Paulo Freire, and Occupy Mendes); b) posts from Facebook pages dedicated to those groups where memories and information about them were gathered; c) articles from alternative media websites, which allows a non-establishment version of the facts; d) semistructured interviews with leaders from SEPE (Teacher’s union) and FAETEC (a public vocational school in Rio de Janeiro), whose demands were merged with the occupy movement, that at a certain moment started to be called “Occupy Everywhere”. The theoretical framework used to interpret the corpus included Ernesto Laclau and Chantal Mouffe’s Discourse Theory and the studies developed by the Politics of Curriculum and Culture research group, coordinated by Dr. Alice Casimiro Lopes, particularly notions of Curriculum Politics, Demands, Discourse, and Antagonism. It was possible to conclude that the occupy movement which occurred at the public schools in Rio de Janeiro originated two different discourses: one belonging to the students and one belonging to the former governor. Those discourses dispute in order to determine what is quality when it comes to formal education. After the demands of the occupy schools movement were enunciated, the civil society became more aware of them and started to debate on educational and curricular politics. Also, they showed how the definition of quality can vary when it comes to antagonists views and projects of Education such as it is possible to see it in the case of the occupy movement and the Government of Rio de Janeiro. |
Palavras-chave: | Educação Ocupação Currículos Ocupações de escola. Demanda Política de currículo. Antagonismo Occupy Schools. Demands Curriculum politics Antagonism |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Mariana dos Reis. As Demandas Curriculares das Ocupações na Cidade do Rio de Janeiro. 2020. 202 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17069 |
Data de defesa: | 27-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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