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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17074
Tipo do documento: | Tese |
Título: | “Vidas outras para mundos outros”: sobre desescolarizar as práticas de educação |
Título(s) alternativo(s): | “Other lives to other worlds”: about unschooling the practices in education |
Autor: | Porto, Roberta de Mendonça ![]() |
Primeiro orientador: | Amado, Luiz Antonio Saléh |
Primeiro membro da banca: | Scheinvar, Estela |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Heliana de Barros Conde |
Terceiro membro da banca: | Aguiar, Kátia Faria de |
Quarto membro da banca: | Junior, Acácio Augusto Sebastião |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo central colocar em análise práticas que subvertem as lógicas hegemônicas da educação, o que chamo de desescolarização neste do trabalho. Na trama dos fios que tecem esta pesquisa busco trazer para a análise práticas de educação que produzem torções no instituído, que inventam suas próprias práticas apostando na construção coletiva que emana dos encontros. Ao mesmo tempo esta pesquisa foi composta, escrita e organizada propondo-se a “desescolarizar” também os “métodos de pesquisa”, rejeitando uma tradição que defende a neutralidade e racionalidade científica, para colocar em disputa a pesquisa como uma aposta ética do cuidado de si, investida no campo das práticas, afirmando a pesquisa como um modo de existência, que conecta minhas escolhas pelo campo problemático e pelo percurso que tomo no ato de pesquisar. Assim optei pela pesquisa intervenção cartográfica, me aliei aos princípios da análise institucional e da cartografia para assumir essa pesquisa como uma posição ético- política capaz de questionar o instituído. Nesse percurso fui conduzida pelos acontecimentos, pelos encontros e pelos afetos fazendo disso a potência do ato da pesquisa, entendendo que pesquisar é uma intervenção capaz de criar novos territórios de existência das pessoas e da produção da ciência. Dessa maneira a cartografia que se compôs coloca em análise experiências coletivas de educação: em coletivos parentais e na balbúrdia universitária. As análises estão apoiadas nos estudos de Michel Foucault especialmente em seus últimos cursos direcionados à problemática entre subjetividade e verdade e na produção literária de Conceição Evaristo e sua escrevivência, em que o filósofo e a poetisa, romancista e ensaísta fazem emergir em suas obras uma ética que aposta na invenção de modos outros de vida. |
Abstract: | The main objective of this thesis is to place under analysis practices that subvert mainstream logics in education, which I call unschooling in this work. With the threads that weave this research I seek to bring for analysis educational experiences that produce twists in what's instituted; experiences that create their own practices, betting on the collective construction born out of their meetings. At the same time this research was composed, written and organized with the intention of also “unschooling” the “research methods”, rejecting a tradition that defends neutrality and scientific rationality, in order to dispute research as an ethical bet on the care for oneself, within the field of the practices, stating research as a form of existence that connects my choices for the problematic field and the path I take in the act of researching. Thus, I opted for cartographic intervention research, I followed the principles of institutional analysis and cartography to assume this research as an ethical, political position capable of questioning the establishment. Along this path, I was lead by the events, the meetings and the affection, making from them the power of the act of researching, understanding that researching is an intervention capable of creating new territories of existence for people and the production of science. In this way the resulting cartography places collective experiences of education under analysis: in collective parental initiatives and the university shambles. The analysis are supported on the studies of Michel Foucault, especially in its last courses focused on the problematic between subjectivity and truth, as well as on the works of Conceição Evaristo and her escrevivência, where the philosopher and the poetess, novelist and essay writer bring up an ethics that invests in the invention of other ways of life. |
Palavras-chave: | Desescolarização Cuidado de Si e dos outros Escrevivência Coletivos de educação Balbúrdia Políticas Públicas Hegemonia Educação Prática de ensino Unschooling Care for oneself and for others Escrevivência Education collectives Shambles |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | PORTO, Roberta de Mendonça. Vidas outras para mundos outros”: sobre desescolarizar as práticas de educação. 2020. 162 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17074 |
Data de defesa: | 6-Jan-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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