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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17075
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Ensino Médio Integrado no IFMT: “travessia” para a formação politécnica, omnilateral e unitária? |
Título(s) alternativo(s): | Integrated Secondary Education in IFMT: “pathway” to the polytechnic, omnilateral and unitary formation? |
Autor: | Silva, Rose Márcia da ![]() |
Primeiro orientador: | Frigotto, Gaudêncio |
Primeiro coorientador: | Ramos , Marise Nogueira |
Primeiro membro da banca: | Taffarel, Celi Nelza Zulke |
Segundo membro da banca: | Machado, Ilma Ferreira |
Terceiro membro da banca: | Sobral, Francisco José Montório |
Resumo: | A presente tese tem por objetivo analisar as contradições e as possibilidades de “travessia” para a formação omnilateral, politécnica e unitária, considerando a relação entre terra, trabalho e educação, no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). O método referência para a construção do projeto, realização da pesquisa e análise dos dados coletados é o materialismo histórico-dialético, de abordagem qualitativa. Envolve etapas inter-relacionadas de coleta de dados, com análise de documentos, observações participantes e estratégia baseada em grupo focal. A tese está estruturada sob três dimensões: Terra, Trabalho e Educação. O primeiro capítulo aborda a formação do Estado brasileiro e a questão do acesso, da posse e do uso de terras, suas tensões, disputas e contradições. O segundo capítulo apresenta algumas categorias necessárias ao debate sobre a relação Estado-Trabalho-Educação, como: formação omnilateral, politécnica e unitária, tendo o Ensino Médio Integrado como possibilidade na realidade atual. E o último capítulo apresenta os achados da pesquisa empírica, buscando identificar as relações e correlações de forças que se estabelecem na constituição e desenvolvimento do projeto pedagógico do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária no IFMT, considerando o contexto sócio-econômico-cultural, tendo por base a disputa por hegemonia entre setores do agronegócio e o projeto de sociedade dos Movimentos Sociais do Campo; bem como, analisa, dentro da realidade contraditória, as possiblidades de “travessia” para a formação politécnica, omnilateral e unitária. A proposta em construção no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do IFMT é produto da disputa por hegemonia entre a concepção socialista defendida pelos Movimentos Sociais do Campo, e a concepção tecnicista e utilitarista defendida por setores do agronegócio. Está se construindo nos Institutos Federais possiblidades, caminhos, com muitos desafios, para uma formação politécnica, omnilateral e unitária. |
Abstract: | The present thesis aims to analyze the contradictions and the possibilities of "pathway" to the polytechnic, omnilateral and unitary formation, considering the relationship between land, work and education, in the Secondary Education Integrated to the Technical Education in Agriculture of IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). The referential method for building the project, conducting the research, and analyzing the data collected is the dialectical historical materialism, with a qualitative approach. It involves interrelated stages of data collecting, including document analysis, participating observations, and strategy based on focus groups. The thesis is structured under three dimensions: Land, Labor, and Education. The first chapter addresses the formation of the Brazilian State and the issue of access, ownership and use of land, its tensions, conflicts and contradictions. The second chapter presents some necessary categories for the discussion on the State-Labor-Education relationship, such as polytechnic, omnilateral and unitary formation, with the Integrated Secondary Education as a possibility in the current reality. The last chapter is dedicated to the findings of the empirical research, seeking to identify the relations and correlations of forces that have been established in the constitution and development of the pedagogical project of Integrated Secondary Education to the Technical Education in Agriculture in IFMT, considering the socio-economic-cultural context, based on the dispute for hegemony between sectors of agribusiness and the social project of the Rural Social Movements; It also analyzes, within this contradictory reality, the possibilities of "pathway" to a polytechnic, omnilateral and unitary formation. The proposal under construction in IFMT's Integrated Secondary Education to Technical Education in Agriculture is a product of the dispute for hegemony between the socialist conception supported by the Rural Social Movements, and the technical and utilitarian conception defended by agribusiness segments. In the Federal Institutes, possibilities and paths are being built, with many challenges, for a polytechnic, omnilateral, and unitary formation. |
Palavras-chave: | Formação Omnilateral e Politénica Escola unitária Ensino Médio Integrado Ensino Agrotécnico Omnilateral and Polytechnic Formation Unitary School Integrated Secondary Education Agro-Technical Teaching |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana |
Citação: | SILVA, Rose Márcia da. Ensino Médio Integrado no IFMT: “travessia” para a formação politécnica, omnilateral e unitária?. 2021. 355 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17075 |
Data de defesa: | 27-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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