Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17076
Tipo do documento: | Tese |
Título: | No dizer das experiências visuais de ensino, imagens, encantamentos e cotidianos: um estudo de sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | On Saying of Visual Teaching Experiences: images, enchantments, and everyday life: a classroom study. |
Autor: | Silveira, Victor Junger |
Primeiro orientador: | Victorio Filho, Aldo |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Gustavo Rebelo Coelho de |
Segundo membro da banca: | Paixão, Alexandre Sá Barretto da |
Terceiro membro da banca: | Veríssimo, Maria Luiza Süssekind |
Quarto membro da banca: | Abreu, Carla Luzia de |
Resumo: | Esta tese procura investigar as possibilidades de aproximação das experiências de sala de aula que envolvem intimamente as imagens e os seus problemas. Para tanto, oferece descrições, imagens e discussões que possam dispor um território de interlocuções e propor caminhos para o seu aprofundamento. A pesquisa se desenvolveu junto ao subprojeto PIBID/Artes Visuais, vinculado ao Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em um colégio da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Acompanhando os bolsistas do programa e, ao mesmo tempo, propondo oficinas para os estudantes da rede pública, os caminhos assumidos durante a investigação procuraram aproximar-se das particularidades que constituem a produção visual nos contextos de sala de aula. O trabalho parte de contribuições dos estudos da Cultura Visual, da Educação para Cultura Visual e dos Cotidianos Escolares, no sentido de elaborar a problemática das imagens em relação às experiências de ensino vividas no colégio. Em especial, parte das indicações de Nilda Alves (2008a) quanto à literaturização das ciências e o caráter inventivo dos estudos do cotidiano, exercendo no processo da escrita o que Michel de Certeau considera como uma heterologia das representações. Nesse sentido, assume o tom de uma investigação artística e poética, incorrendo sob diferentes registros que cumprem desdobrar as experiências visuais e, com isso, performar visadas e entendimentos significativos à educação contemporânea. |
Abstract: | This thesis investigates the possibilities of approximation of classroom experiences that intimately involve images and their problems. To this end, it offers descriptions, images and discussions that can dispose of an interlocutions territory and propose ways for their deepening. The research was developed together with the PIBID / Visual Arts subproject, linked to the Arts Institute of the State University of Rio de Janeiro (UERJ), in a school of the Public Education System of the Rio de Janeiro State. Accompanying the scholarship holders of the program and, at the same time, proposing workshops for students from public schools, the paths taken during the research sought to approach the particularities that constitute the visual production in classroom contexts. The work is based on contributions from the studies of Visual Culture, Education for Visual Culture and School Every Lives, in order to elaborate the images problematic in relation to the teaching experiences lived in the school. In particular, from the indications of Nilda Alves (2008a) regarding the literaturization of sciences and the inventive character of everyday studies, proceeding in the writing process what Michel de Certeau considers as a heterology of representations. In this sense, it assumes the tone of an artistic and poetic investigation incurring under different registers that have to unfold the visual experiences and, thus, to perform views and understandings to contemporary education. |
Palavras-chave: | Educação Imagem Cotidiano escolar Visual Educação para Cultura Visual Image School Everyday Life Visual culture Education for Visual Culture |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVEIRA, Victor Junger. No dizer das experiências visuais de ensino, imagens, encantamentos e cotidianos: um estudo de sala de aula. 2020. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17076 |
Data de defesa: | 17-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Victor Junger Silveira - 2020 - Completa.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons