Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17083
Tipo do documento: Tese
Título: Etnografia e educação: uma metanálise
Título(s) alternativo(s): Etnography and education: a meta-analysis
Autor: Conti, Daiane de Macedo Costa 
Primeiro orientador: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Primeiro membro da banca: Borba, Siomara Moreira Vieira
Segundo membro da banca: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Terceiro membro da banca: Barreto, Wálcea Alves
Quarto membro da banca: Melo, Sandra Cordeiro de
Resumo: A etnografia é uma metodologia utilizada em pesquisas qualitativas que procura se aproximar dos sujeitos pesquisados para compreender processos de interação que acontecem em determinada cultura. Dito isso, vale ressaltar que, na tese, o espaço cultural em que a etnografia foi aplicada é o da educação. Logo, o presente estudo tem como objetivo realizar uma metanálise de pesquisas etnográficas do Núcleo de Etnografia em Educação (NetEdu). Em virtude da relevância do tema, optamos por investigar os feitos desse grupo por se tratar de uma referência nacional e internacional no âmbito das pesquisas etnográficas. Assim, utilizamos pesquisas externas ao NetEdu com o intuito de definir o conceito de etnografia. A metanálise consiste em revisitar pesquisas já realizadas com a intenção de explorar os resultados, detectar falhas, relacionar e sistematizar dados. Nesse sentido, o mapa conceitual é o instrumento de pesquisa que possibilita a organização e sistematização dos dados coletados. Com base nas palavras-chave etnografia e educação, o material de análise é composto por 74 produções externas ao NetEdu e 71 produções do NetEdu. A respeito das produções externas ao NetEdu, observamos que a etnografia é holística, crítica, reflexiva, dialógica e transformadora. No que tange à produção do NetEdu, buscamos identificar se as pesquisas falam na perspectiva do sujeito e que sujeitos são esses, analisar como se dá a coleta de dados e o que é utilizado nesse procedimento e, por fim, sintetizar quais são as principais conclusões das pesquisas etnográficas. Dado o exposto, notamos que os sujeitos das pesquisas são alunos e professores com falas divergentes. Na coleta de dados, verificamos que a observação participante e a entrevista são os mecanismos utilizados. Percebemos também que, embora as pesquisas sejam da área da educação, a escola não é necessariamente o lugar que ocorre a coleta de dados. Em suma, constatamos nas pesquisas etnográficas um processo cíclico, referente às práticas de sala de aula, que acaba reproduzindo mais desigualdade e violência. Em vista dos argumentos apresentados, podemos dizer que o estudo dessas pesquisas permite condensar, em um único documento, tudo o que foi analisado, proporcionando aos futuros pesquisadores buscas mais assertivas em relação ao tema.
Abstract: Ethnography is a research methodology used in qualitative research that seeks to get closer to the subjects researched in order to understand processes of interaction that take place in a given culture. In this thesis the cultural space where ethnography was applied is that of education. In order to study ethnography, the present thesis aimed to conduct a meta-analysis of ethnographic research at the Ethnography and Education Center (NetEdu). We opted to study the productions of this group because it is a national and international reference in ethnographic research. Research external to NetEdu was used to define the concept of ethnography. Meta-analysis consists of the process of revisiting research already carried out in order to analyze the main results, identify flaws, relate and systematize data. The concept map was the research instrument that made it possible to organize and systematize the collected data. The analysis material included 74 productions external to NetEdu and 71 productions of NetEdu. This material was selected based on the keywords: ethnography and education. With productions external to NetEdu, it was identified that ethnography is holistic, critical, reflective, dialogical and transformative. With the production of NetEdu, it was sought to identify whether the research spoke from the perspective of the subject and what subjects they were, to analyze how data collection occurred and what was used in this process, and finally to synthesize what were the main conclusions of ethnographic research. It was identified that the main subjects of the research were students and teachers and that they had divergent statements. In data collection, it was found that participant observation and interview were the main instruments used. It was also noticed that although the research was in the area of education, the school was not necessarily where the data collection took place. Finally, a cyclic process was identified in ethnographic research regarding classroom practices that end up reproducing more inequality and violence. We conclude that studying research is necessary, as it allows synthesizing in a single document what the research analyzed, allowing future researchers to search for what has not yet been studied and to avoid repetition.
Palavras-chave: Etnografia
Educação
Metanálise
Pesquisa
Interação
Ethnography
Education
Meta-analysis
Research
Interaction
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CONTI, Daiane de Macedo Costa. Etnografia e educação: uma metanálise. 2020. 149 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17083
Data de defesa: 10-Set-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Daiane de Macedo Costa Conti - 2020 - Completa.pdf1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons