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Tipo do documento: Dissertação
Título: A pesquisa sobre o financiamento da educação nos programas de pós-graduação em educação, notas 6 e 7, no triênio 2010-2012: orientações teóricas e material empírico
Título(s) alternativo(s): The Research on financing education in graduate programs in education notes 6 (six) and 7 (seven), in the 2010-2012 triennium: theoretical guidelines and empirical material
Autor: Gomes, Soraia Sant’Anna 
Primeiro orientador: Borba, Siomara
Primeiro membro da banca: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Resumo: A presente pesquisa é parte de uma pesquisa mais ampla intitulada Panorama da Pesquisa Educacional Brasileira Contemporânea: objetos, perspectivas teóricas e abordagens empíricas que vem sendo desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências (Episteme), coordenado pela Profas. Dras. Siomara Borba e Rosa Neves. A pesquisa matriz visa analisar a produção dos docentes permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) avaliados com notas 6 e 7 no triênio 2010-2012, publicada na forma de artigos científicos em periódicos classificados no estrato A1 pelo sistema Qualis Capes. Nesse sentido, a presente pesquisa segue as diretrizes da pesquisa matriz e centra seu objeto na investigação sobre a produção e divulgação de pesquisas referentes ao financiamento da educação. Para tanto, foram levantados e analisados artigos publicados nos periódicos dos estratos Qualis A1 e A2, expandindo a partir da proposta da pesquisa matriz. Partindo da questão central, quais as orientações teóricas e material empírico encontrados nas pesquisas sobre o financiamento da educação no Brasil, a partir dos registros dos próprios autores?, o objetivo desta pesquisa foi identificar as opções teóricas e o material empírico das investigações sobre o financiamento da educação. Orienta-se esta pesquisa em fundamentação teórica que concebe a dimensão processual e metodológica, como sendo uma questão fundamental para o trabalho investigativo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujo material empírico é representado por um escopo de 817 artigos da base de dados da Capes, dos quais foram selecionados cinquenta 50 artigos que abordam questões que envolvem a temática do financiamento da educação no Brasil. Os resultados da pesquisa indicam que a constituição do campo de estudo voltado para o financiamento da educação profissionalizou-se de tal forma que pesquisadores desta especialidade temática vêm se organizando em torno de importantes espaços institucionais e fóruns de discussão, sob diferentes matizes, com supremacia de concepções advindas do marxismo e suas variantes, indicando também a presença da concepção pluralista de Stephen Ball, autor que analisa as políticas públicas a partir de conceitos e teorias decorrentes das contribuições de autores como Foucault, Bourdieu, Bernstein e Weber. Os resultados da investigação apontam também para uma fragmentação temática que se circunscreve, transversalmente, à centralidade da temática do financiamento da educação, com um enfoque muito mais nas políticas públicas do que no conhecimento técnico, detalhado, relacionado com o conhecimento pormenorizado sobre a alocação dos recursos ou o financiamento das despesas. Os resultados também apontam para a localização presente em alguns autores, dificuldade de penetração na área e falta de circulação da produção. As considerações finais apontam para a necessidade de enfrentamento das desigualdades sociais, considerando as seguintes frentes: a necessidade de se pensar a formação docente em uma perspectiva militante, no sentido de se educar as bases para uma leitura de mundo ampla, progressista e transformadora; a necessidade de retomar o debate sobre a criação de um Sistema Nacional de Educação, voltado para a redução das desigualdades educacionais; a necessidade de tributação das grandes fortunas, transferindo assim, maior aporte financeiro para investimentos em pesquisa científica, políticas sociais, saúde, educação, ciência e tecnologia.
Abstract: This research is part of a broader research entitled Panorama of Contemporary Brazilian Educational Research: objects, theoretical perspectives and empirical approaches that has been developed by the Study and Research Group in Epistemology and Methodology of Sciences (Episteme), coordinated by Profas. Dras. Rosa Neves and Siomara Borba. The matrix research aims to analyze the production of permanent professors of the Graduate Programs in Education (PPGE) evaluated with grades 6 and 7 in the 2010-2012 period, published in the form of scientific articles in journals classified in stratum A1 by the Qualis CAPES system. In this sense, the present research follows the guidelines of the matrix research and focuses its object on research on the production and dissemination of research related to the financing of education. To this end, articles published in the journals of Qualis A1 and A2 strata were surveyed and analyzed, expanding based on the matrix research proposal. Starting from the central question, what are the theoretical guidelines and empirical material found in research on education financing in Brazil, based on the authors' own records ?, the objective of this research was to identify the theoretical options and the empirical material of research on funding of education. This research is oriented on a theoretical basis that conceives the procedural and methodological dimension, as being a fundamental issue for investigative work. This is a descriptive research, whose empirical material is represented by a scope of 817 (eight hundred) articles from CAPES' database, from which fifty 50 (fifty) articles were selected that address issues involving the theme of education financing in Brazil. The research results indicate that the constitution of the field of study aimed at financing education has become so professional that researchers in this thematic specialty have been organizing themselves around important institutional spaces and discussion forums, under different nuances, with supremacy of importance. conceptions arising from Marxism and its variants, also indicating the presence of the pluralistic conception of Stephen Ball, an author who analyzes public policies based on concepts and theories arising from the contributions of authors such as Foucault, Bourdieu, Bernstein and Weber. The results of the investigation also point to a thematic fragmentation that is circumscribed, transversally, to the centrality of the issue of education financing, with a much more focus on public policies than on technical, detailed knowledge, related to the detailed knowledge on the allocation of workers. resources or expenditure financing. The results also point to the location present in some authors, possible difficulty in penetrating the area and the lack of production circulation. The final considerations point to the need to face social inequalities, considering the following fronts: the need to think about teacher education in a militant perspective, in order to educate the bases for a broad, progressive and transforming world reading; the need to resume the debate on the creation of a National Education System, aimed at reducing educational inequalities; the need to tax large fortunes, thus transferring a greater financial contribution to investments in scientific research, social policies, health, education, science and technology.
Palavras-chave: Método científico
Produção de conhecimento
Pesquisa educacional
Financiamento da educação brasileira
Scientific method
Knowledge production
Educational research
Financing of brazilian education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GOMES, Soraia Sant’Anna. A pesquisa sobre o financiamento da educação nos programas de pós-graduação em educação, notas 6 e 7, no triênio 2010-2012: orientações teóricas e material empírico. 2021. 280 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17084
Data de defesa: 4-Ago-2021
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