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Tipo do documento: Dissertação
Título: A aquisição de relativas de objeto no português brasileiro e efeitos de intervenção: avaliando o traço de pessoa pronominal
Título(s) alternativo(s): L’aquisition de relatives objet en portugais brésilien et effets d’intervention : évaluation du trait de personne
Autor: Lira, Thainá Amador de 
Primeiro orientador: Augusto, Marina Rosa Ana
Primeiro membro da banca: Name, Maria Cristina Lobo
Segundo membro da banca: Soto, Marije
Resumo: Esta pesquisa trata da aquisição de relativas em português brasileiro. A literatura sobre esse assunto evidencia a existência de uma assimetria entre relativas de sujeito e relativas de objeto. Diversos estudos mostram que, para as crianças, relativas de objeto são mais difíceis de adquirir do que relativas de sujeito (DE VILLIERS et al., 1979; GOODLUCK; TAVAKOLIAN, 1982; HAMBURGER; CRAIN, 1982; CORRÊA, 1995; LABELLE, 1990; GUASTI; CARDINALLETTI, 2003; UTZERI, 2007; BELLETTI; CONTEMORI, 2010; ADANI; SEHM; ZUKOWSKI, 2012; GROLLA; AUGUSTO, 2016; MARTINI et al., 2018, apud AUGUSTO et al., 2019). Grillo (2005, 2008) e Friedmann, Belletti e Rizzi (2009) apontam que a origem dessa dificuldade é a intervenção do sujeito – o sujeito interveniente – entre o DP movido e a lacuna na posição original de objeto, particularmente quando ele compartilha os mesmos traços formais com o DP objeto, o que foi chamado de Minimalidade Generalizada, por Grillo, e de Princípio Estendido da Minimalidade Relativizada, por Friedmann, Belletti e Rizzi, em referência ao Princípio de Minimalidade Relativizada (Rizzi, 1990). Friedmann, Belletti e Rizzi observaram que quando o elemento interveniente não apresentava uma restrição lexical (um traço +N), como, por exemplo, um pronome nulo de terceira pessoa do plural (que apresenta traço pronominal: +PRO), a relativa de objeto se torna mais fácil para as crianças. Assim, eles concluíram que as relativas de objeto que causavam dificuldades às crianças eram aquelas cujo objeto movido, que apresenta uma restrição lexical, cruza um sujeito que também apresenta uma restrição lexical. Com base nesses resultados, foi elaborado um teste de produção eliciada, com crianças entre 4 e 6 anos, contendo quatro condições de análise: (A) relativa de sujeito; (B) relativa de objeto cujo interveniente é um DP com restrição lexical; (C) relativa de objeto cujo interveniente é um pronome pessoal de terceira pessoa; (D) relativa de objeto cujo interveniente é um pronome pessoal dêitico, e um teste de compreensão com três condições relativas à relativa de objeto. Os resultados obtidos indicam que a configuração que tem um pronome dêitico como sujeito é a condição que mais reduz a complexidade da relativa de objeto, sendo a condição mais fácil para as crianças de 6 anos e a segunda condição mais fácil para as crianças de 4 anos, apenas atrás das relativas de sujeito, no caso da produção. No entanto, não foi constatada uma redução de complexidade com a utilização de um pronome pessoal de terceira pessoa como elemento interveniente, indicando que, para além da presença de restrição lexical, o traço de pessoa tem um papel relevante para a redução da complexidade em relativas de objeto. A análise de estruturas alternativas utilizadas pelas crianças na produção eliciada se mostrou também relevante para verificar a redução da complexidade diante da produção de uma relativa de objeto com sujeito interveniente pronominal dêitico, favorecendo uma leitura da dificuldade exibida pela criança como resultante de uma carga de processamento e não exatamente da impossibilidade de formação da estrutura relativa de objeto direto
Abstract: Cette recherche porte sur l’acquisition de relatives en portugais brésilien. La littérature sur ce sujet met en évidence l’existence d’une asymétrie entre les relatives sujet et les relatives objet. De nombreuses études montrent que, pour les enfants, les relatives objet sont plus difficiles à acquérir que les relatives sujet (DE VILLIERS et al., 1979; GOODLUCK; TAVAKOLIAN, 1982; HAMBURGER; CRAIN, 1982; CORRÊA, 1995; LABELLE, 1990; GUASTI; CARDINALLETTI, 2003; UTZERI, 2007; BELLETTI; CONTEMORI, 2010; ADANI; SEHM; ZUKOWSKI, 2012; GROLLA; AUGUSTO, 2016; MARTINI et al., 2018, apud AUGUSTO et al., 2019). Grillo (2005, 2008) et Friedmann, Belletti et Rizzi (2009) indiquent que l’origine de cette difficulté c’est l’intervention du sujet – le sujet intervenant - entre le DP déplacé et la lacune dans la position d’origine d’objet, particulièrement lorsque le DP sujet et le DP objet partagent les mêmes traits formels, ce qui a été nommé Minimalité Généralisée, par Grillo et Minimalité Relativisée aux traits en référence à la théorie de la Minimalité relativisée (Rizzi, 1990). Friedmann, Belletti et Rizzi ont remarqué que quand l’élément intervenant ne présentait pas une restriction lexicale (un trait +N), comme, par exemple, un pronom indéfini de la troisième personne du pluriel, la relative d’objet est devenue plus facile pour les enfants. Ainsi, ils ont conclu que les relatives objet qui posaient des difficultés aux enfants étaient celles dont l’objet déplacé, contenant une restriction lexicale, croise un sujet contenant lui aussi une restriction lexicale. D’après ces résultats, nous avons conduit un test de production, avec des enfants entre 4 et 6 ans, contenant quatre conditions d’analyse : (A) relative sujet ; (B) relative objet dont l’élément intervenant est un DP avec restriction lexicale ; (C) relative objet dont l’intervenant est un pronom personnel de la troisième personne ; (D) relative objet dont l’intervenant est un pronom personnel déictique, et un test de compréhension ayant les trois conditions de relative objet ci-dessus. Les résultats obtenus indiquent que la configuration qui a un pronom déictique comme sujet est la condition qui réduit le plus la complexité de la relative objet, étant la condition la plus facile pour les enfants de 6 ans et la deuxième condition la plus facile pour les enfants de 4 ans, juste après les relatives sujet, en ce qui concerne la production. Cependant, nous n’avons pas constaté une réduction de complexité avec l’utilisation d’un pronom personnel de la troisième personne comme élément intervenant, indiquant qu’indépendamment de restriction lexicale, le trait de personne tient un rôle pertinent pour la réduction de la complexité des relatives objet. L’analyse des structures alternatives utilisées par les enfants pour le test de production s’est avérée aussi pertinente pour vérifier la réduction de la complexité devant la production d’une relative objet dont le sujet est un pronom déictique, ce qui favorise une interprétation de la difficulté exposée par l’enfant comme résultant d’un coût cognitif et pas exactement d’une impossibilité de formation de la structure relative objet
Palavras-chave: Relatives objet
Asymétrie entre relatives
Élément intervenant
Restriction lexicale
Pronom
Relativas de objeto
Assimetria entre relativas
Elemento interveniente
Restrição lexical
Pronome
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Aquisição de linguagem
Atos da fala (Linguística)
Funcionalismo (Linguística)
Língua portuguesa - Pronomes
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LIRA, Thainá Amador de. A aquisição de relativas de objeto no português brasileiro e efeitos de intervenção: avaliando o traço de pessoa pronominal. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17093
Data de defesa: 21-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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