Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17098
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Espelhos de uma condição: reflexos da soropositividade nas obras de Félix González-Torres e Leonilson |
Título(s) alternativo(s): | Mirrors of a condition: reflections of HIV seropositivity in the works of Félix González-Torres and Leonilson |
Autor: | Cordeiro, Aline Siqueira ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Fernanda Pequeno da |
Primeiro membro da banca: | Ragazzi, Alexandre |
Segundo membro da banca: | Alves, Ricardo Henrique Ayres |
Resumo: | Os primeiros anos da década de 1990 foram marcados mundialmente como um dos períodos com maior número de mortes por ocasião da epidemia da Aids. Nesse contexto, o presente estudo apresenta os fatores que influenciaram as produções artísticas da época, em meio a uma geração impactada pelos efeitos da doença e envolta em narrativas pessoais de artistas enquanto sujeitos soropositivos – o que então era sinônimo de morte iminente. A pesquisa destaca a importância desses discursos em contraposição àqueles que foram veiculados pela mídia de grande circulação e que contribuíram para o imaginário social estigmatizado em torno da Aids. Os artistas escolhidos para a análise são Félix González-Torres (Guáimaro, 1957 – Miami, 1996) e Leonilson (Fortaleza, 1957 – São Paulo, 1993), que viveram suas trajetórias artísticas, respectivamente, nos Estados Unidos e no Brasil, localidades cujas circunstâncias socioculturais e especificidades em resposta à epidemia são avaliadas na pesquisa. Ainda, por meio da observação de obras selecionadas e de relatos textuais e audiovisuais dos artistas, a dissertação investiga a presença da alegoria do HIV e da Aids na arte contemporânea e de que maneira esses trabalhos auxiliaram para a construção de narrativas diversificadas sobre o tema. Ademais, em defesa da atuação da história da arte em favor de diálogos multidisciplinares, a presente dissertação baseia-se na bibliografia de autoria de críticos, historiadores das artes e teóricos de áreas afins que se destacaram por transitarem entre o cultural e o político para discorrerem sobre as consequências sociais ocasionadas pela crise da Aids |
Abstract: | The first years of the 1990s were globally marked as one of the periods with the highest number of deaths due to the Aids epidemic. In this context, this study presents the factors that influenced the artistic productions of the time, in the midst of a generation impacted by the effects of the disease and wrapped in personal narratives of artists as HIV-positive subjects – which was then a synonym of imminent death. The research highlights the importance of these discourses in contrast to those that were conveyed by the large-circulation media and which contributed to the stigmatized social imaginary around Aids. The artists chosen for the analysis are Félix González-Torres (Guáimaro, 1957 – Miami, 1996) and Leonilson (Fortaleza, 1957 – São Paulo, 1993), who lived their artistic trajectories, respectively, in the United States and Brazil, locations which sociocultural circumstances and specificities in response to the epidemic are assessed in the research. Still, through the observation of selected works, and textual and audiovisual reports by the artists, the dissertation investigates the presence of the HIV and Aids allegory in the contemporary art and how these works helped build diversified narratives on this subject. Furthermore, on behalf of the role of art history in favor of multidisciplinary dialogues, this dissertation is based on the bibliography authored by critics, art historians and theorists from related fields who stood out for moving between the cultural and the political to discuss the social consequences caused by the Aids crisis |
Palavras-chave: | Contemporary art Allegory Portrait Aids Arte contemporânea Alegoria Retrato Félix González-Torres Leonilson González-Torres, Félix, 1957–1996 – Crítica e interpretação Leonilson, José, 1957-1993 – Crítica e interpretação Arte moderna – Séc. XX AIDS (Doença) na arte Criação (Literária, artística, etc.) Influência social |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História da Arte |
Citação: | CORDEIRO, Aline Siqueira. Espelhos de uma condição: reflexos da soropositividade nas obras de Félix González-Torres e Leonilson. 2021. 135 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17098 |
Data de defesa: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História da Arte |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao -Aline Siqueira Cordeiro - 2021 - Completo.pdf | 6,86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.