Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17100
Tipo do documento: Tese
Título: Carnaval e boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos
Título(s) alternativo(s): Carnival and Boi-bumbá: allegorical crossings
Autor: Sousa, João Gustavo Martins Melo de 
Primeiro orientador: Ferreira, Luiz Felipe
Primeiro membro da banca: Valentin, Johannes Andreas
Segundo membro da banca: Berbara, Maria Cristina Louro
Terceiro membro da banca: Cavalcanti, Maria Laura Viveiros de Castro
Quarto membro da banca: Braga, Sérgio Ivan
Resumo: Esta pesquisa trata da inserção de artistas do Festival Folclórico de Parintins (cidade insular localizada no estado do Amazonas, região Norte do Brasil) no fazer alegórico das escolas de samba cariocas, buscando contextualizar o papel das alegorias nessas expressões culturais, que, especialmente a partir dos anos de 1990, têm um estabelecido um instigante diálogo artístico. As duas manifestações populares (escolas de samba e bois-bumbás de Parintins) têm em comum a utilização de grandiosas alegorias que contam parte da história narrada durante as apresentações. O trabalho, por meio de referenciais teóricos dos Estudos Culturais, aponta entrecruzamentos, processos artísticos e correspondências visuais a partir da utilização de materiais e tecnologias presentes em alegorias exibidas em ambas as manifestações culturais populares brasileiras. Investiga como se dá essa interação em técnicas de concepção, processo criativo e aspectos transculturais entre escolas de samba e bois de Parintins, por meio de dois estudos de caso (acompanhamento da construção de alegorias), realizados no barracão da escola de samba Unidos de Vila Isabel e no galpão de alegorias do boi-bumbá Caprichoso. Analisa transformações ocorridas nas escolas de samba e nos bois-bumbás provocadas por interinfluências multidirecionais, circulações de referências artísticas e entrecruzamentos de linguagens que se dão por meio de adaptações, negociações e tensões, tendo as alegorias como vetores de mudanças
Abstract: This research deals with the insertion of artists from the Folklore Festival of Parintins (island city located in the state of Amazonas, North of Brazil) in the allegorical making of Rio samba schools, seeking to contextualize the role of allegories in these cultural expressions, which, especially from of the 1990s, have established an instigating artistic dialogue. Both popular manifestations (samba schools and bois-bumbás in Parintins) have in common the use of grandiose allegories that tell part of the story narrated during the performances. The work, through cultural studies theoretical references, points out intersections, artistic processes and visual correspondences from the use of materials and technologies present in allegories exhibited in both popular Brazilian cultural manifestations. It investigates how this interaction takes place in design techniques, creative process and transcultural aspects between samba schools and bumbás in Parintins, through two case studies (monitoring the construction of allegories), carried out in the samba school Unidos de Vila Isabel and in the allegories shed of the boi-bumbá Caprichoso. It analyzes changes in samba schools and bois-bumbás caused by multidirectional inter-influences, circulation of artistic references and intertwining of languages that occur through adaptations, negotiations and tensions, with allegories as vectors of change
Palavras-chave: Allegory
Carnival
Popular culture
Samba schools
Parintins Folk Festival
Alegoria
Carnaval
Cultura popular
Escolas de samba
Festival Folclórico de Parintins
Carnaval – Rio de Janeiro (RJ)
Escolas de samba – Rio de Janeiro (RJ)
Bumba–meu–boi – Parintins (AM)
Folclore – Parintins (AM)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: SOUSA, João Gustavo Martins Melo de. Carnaval e boi-bumbá: entrecruzamentos alegóricos. 2021. 241 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17100
Data de defesa: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - João Gustavo Martins Melo de Sousa - 2021 - Completa.pdf6,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.