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Tipo do documento: Tese
Título: A institucionalização dos processos de aprendizagem em Habermas
Título(s) alternativo(s): The institutionalization of learning processes in Habermas
Autor: Freire , Wescley Fernandes Araujo 
Primeiro orientador: Araujo, Luiz Bernardo Leite
Primeiro membro da banca: Bannwart Junior, Clodomiro José
Segundo membro da banca: Dutra, Delamar José Volpato
Terceiro membro da banca: Bannell, Ralph Ings
Quarto membro da banca: Pereira, Taís Silva
Resumo: A presente pesquisa de doutoramento discute a centralidade da institucionalização dos processos de aprendizagem na teoria crítica habermasiana, apresentando a correlação entre a genealogia do conceito de aprendizagem e o desenvolvimento da teoria da sociedade nas diversas fases da obra do autor. A apresentação dos conceitos de lógica e de dinâmica de desenvolvimento permite esclarecer que o surgimento de novas estruturas normativas representa uma etapa decisiva nos processos de aprendizagem que ancoram a integração social pós-convencional. Neste sentido, a tese principal proposta consiste na exigência de institucionalização socionormativa dos processos de aprendizagem mediada pela corporificação institucional das práticas sociais como pressuposto da reprodução da força sociointegradora da solidariedade social. Na obra tardia habermasiana, particularmente no âmbito do pensamento político pós-metafísico, a questão dos processos de aprendizagem política é apresentada a partir do problema da reprodução da solidariedade civil entre cidadãos religiosos e seculares, considerado à luz da proposição da tese complementar de que a institucionalização do “uso público da razão” nas sociedades pós-seculares requer a corporificação institucional da autocompreensão normativa das práticas sociais, ideia implicitamente presente, porém não desenvolvida adequadamente pela “reserva de tradução institucional” das “razões não públicas” em “razões públicas” que informam o conteúdo normativo das intuições morais inscritos nos potenciais semânticos dos conteúdos religiosos. Por outro lado, os déficits de institucionalização e socionormativo da esfera pública comprometem a aprendizagem política das pressuposições epistêmicas para o “uso público da razão” entre cidadãos religiosos e seculares, o que torna necessário pensar um “esboço” formal-principiológico de desenho institucional que corporifique o potencial normativo das práticas sociais participativo-deliberativas, ancorando os processos de aprendizagem política da solidariedade civil nas instituições da sociedades pós-seculares.
Abstract: This Ph.D. research discusses the centrality of institutionalization of learning processes in Habermas' critical theory, presenting the correlation between the genealogy of the concept of learning and the development of the theory of society in the different phases of the author's work. The presentation of the concepts of logic and development dynamics makes it clear that the emergence of new normative structures represents a decisive stage in the learning processes that anchor post-conventional social integration. In this sense, the main thesis proposed is the demand for socionormative institutionalization of learning processes mediated by the institutional embodiment of social practices as an assumption for the reproduction of the sociointegrating force of social solidarity. In Habermas's late work, particularly in the context of post-metaphysical political thought, the issue of political learning processes is presented from the problem of the reproduction of civil solidarity between religious and secular citizens, considered in light of the proposition of the complementary thesis that institutionalizing the "public use of reason" in post-secular societies requires the institutional embodiment of the normative self-understanding of social practices, an idea implicitly present but not adequately developed by the "institutional translation reserve" of "non-public reasons" into "public reasons" that inform the normative content of moral intuitions inscribed in the semantic potentials of religious content. On the other hand, institutionalization and socionormative deficits of the public sphere compromise the political learning of epistemic presuppositions for the "public use of reason" among religious and secular citizens, which makes it necessary to think a formal-principled “sketch” of institutional design that embodies the normative potential of participatory-deliberative social practices, anchoring the policy learning processes of civil solidarity in institutions of post-secular societies.
Palavras-chave: Processos de aprendizagem
Institucionalização
Uso público da razão
Aprendizagem política da solidariedade civil
Desenho institucional
Learning processes
Institutionalization
Public use of reason
Politicial learning of civil solidarity
Institutional design
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: FREIRE, Wescley Fernandes Araujo. A institucionalização dos processos de aprendizagem em Habermas. 2021. 438 f. Tese( Doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17104
Data de defesa: 7-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

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