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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação das abordagens em termos de tensão total e efetiva em estudos de estabilidade de aterros sobre solos compressíveis
Título(s) alternativo(s): Evaluation of total and effective stress approaches for stability studies of embankments on soft soils
Autor: Tabajara, Jhonatan de Brito 
Primeiro orientador: Gerscovich, Denise Maria Soares
Primeiro membro da banca: Pacheco, Marcus Peigas
Segundo membro da banca: Silva, Luiz Francisco Muniz da
Resumo: Aterros sobre solos moles, hoje, têm se tornado muito usuais devido a indisponibilidade cada vez maior de solos que apresentem boa resistência, principalmente em locais de grande concentração industrial e urbana. Entretanto a avaliação da estabilidade desses aterros está condicionada à escolha dos parâmetros de resistência, ao tipo de análise adotada e ao modelo escolhido. Estudos realizados na região de Sarapuí evidenciam que a escolha dos parâmetros de um material compressível é variável e de difícil obtenção de acordo com o tipo de ensaio, metodologia aplicada e as diferentes condições de realização dos ensaios. Além disso estão associadas também questões de correção, como a proposta por Ladd e Lambe (1964), e a avaliação de sensibilidade desses parâmetros. Já quando se avalia o tipo de análise adotada, em termos de tensões totais ou efetivas, ambos geram resultados diferentes de fator de segurança, o que causa uma ambiguidade na determinação de critérios de projeto. Essas avaliações de estabilidade exigem cuidado na adoção dos parâmetros geotécnicos, na utilização da ferramenta para avaliação do resultado e no conhecimento das metodologias de cálculo adotadas por cada modelo de resistência. Há hoje, cada vez mais programas computacionais comerciais disponíveis de análise geotécnica que realizam cálculos complexos em que a entrada de dados dos parâmetros é simplificada, cabendo ao projetista a escolha dos mesmos. No presente trabalho a retroanálise da estabilidade do Aterro Experimental I, situado na baixada fluminense do Rio de Janeiro próximo as margens do Rio Sarapuí, foi realizada através de modelagem numérica em elementos finitos. As análises em tensões totais forneceram fatores de segurança próximo à unidade considerando-se ganhos de resistência não drenada devido à dissipação dos excessos de poropressão durante a construção. O perfil geotécnico do subsolo teve como base os ensaios de palheta de campo que desconsideram o atrito solo-haste. Já as análises em termos efetivos também justificaram a ruptura para uma altura de aterro de 2,5 m e permitiram confrontar as estimativas de perfis de poropressão com os resultados registrados em campo. Esse trabalho evidenciou que a retroanálise em termos de tensões totais e efetivas forneceram resultados compatíveis com a condição de ruptura do aterro. Cabe ressaltar a importância da escolha dos parâmetros de análise na confiabilidade de qualquer análise numérica.
Abstract: Nowadays embankments on soft soils have become very common due to the increasing unavailability of soils with great resistance, especially in industrial and urban high concentration places. However, the stability evaluation of these embankments is conditioned by the choice of strength parameters, the type of analysis adopted and the model chosen. Studies carried out in the Sarapuí region reveal that the choice of compressible material parameters is variable and difficult to obtain according to the type of test, the methodology applied and the different conditions under which the tests are carried out. In addition, there are also questions of correction such as the one proposed by Ladd and Lambe (1964), and evaluation of the sensitivity of these parameters. When evaluating the type of analysis adopted, in terms of total or effective stresses, both generate different safety factor results, which causes ambiguity about the design criteria determination. These stability assessments require care in the adoption of geotechnical parameters, use of the tool to evaluate the result and knowledge of the calculation methodologies performed by each adopted resistance model. At this moment, increasingly commercial geotechnical analysis programs are available performing complex calculations and in which the input data of the parameters is simplified, being up to the designer to choose them. This present study performed the retroanalysis of the stability of the Experimental Embankment I, situated in the baixada fluminense of Rio de Janeiro near the margins of the Sarapuí River, through finite elements modeling (FEM). The analysis in total stresses provided safety factors close to the unit considering undrained strength gains due to dissipation of excess poropressure during construction. The geotechnical profile of subsoil was based on vane tests which disregarded ground-steel friction. The analyses in effective terms also justified the rupture for a 2,5 m embankment height and allowed comparing the estimates of pore pressure profiles with the results obtained in the field. This study indicated that the retroanalysis in terms of total and effective stresses provided results compatible with the embankment failure condition. It is important to emphasize the relevance of the analysis parameters choice in the reliability of any numerical analysis.
Palavras-chave: Civil engineering
Geotechnical engineering
Clay soils
Deformations and stresses
Engenharia civil
Engenharia geotécnica
Solos argilosos
Deformações e tensões
Mecânica do solo
Análise numérica
Soil mechanics
Numerical analysis
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Citação: TABAJARA, Jhonatan de Brito. Avaliação das abordagens em termos de tensão total e efetiva em estudos de estabilidade de aterros sobre solos compressíveis. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17132
Data de defesa: 25-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Civil

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