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Tipo do documento: Dissertação
Título: O que pode um professor de Filosofia? A reflexão em torno da responsabilidade ético-política do ensino de Filosofia
Título(s) alternativo(s): What can a Philosophy teacher do? The reflection around the ethical-political responsibility of teaching philosophy
Autor: Assunção, Bruno Tavares 
Primeiro orientador: Solis, Dirce Eleonora Nigro
Primeiro membro da banca: Moraes , Marcelo José Derzi
Segundo membro da banca: Alves, Dalton José
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo refletir e apontar as implicações ético-políticas em torno do ensino de Filosofia. Há mais de uma década o ensino de filosofia teve a sua reinserção no currículo do ensino médio, suscitando uma gama de discussões e medidas em seu entorno. Tendo como viés o conceito de responsabilidade, a partir do existencialismo de Jean-Paul Sartre, é fundamental a reflexão acerca da questão do ensino filosófico considerando a esfera da responsabilidade para com o outro. É necessário compreender a relação apontada por Sartre, esta relação do Para-si e do Para-outro, é fundamental para dimensionar a importância de sua filosofia como constituinte de uma perspectiva do homem não apenas para o início do século, mas, sobretudo, para retornarmos ao passado e nos projetarmos ao futuro com o intuito de objetivarmos a ideia de responsabilidade, acima de tudo. A garantia ao acesso do ensino filosófico compreende, acima de tudo, um compromisso com toda a humanidade. Somente a partir da reflexão de sua existência, da existência do outro e do mundo, o Para-si compreende-se como consciência partícipe de seu papel político no mundo e a experiência da filosofia torna-se possível.
Abstract: This dissertation aims to reflect and point out the ethical-political implications surrounding the teaching of Philosophy. Almost a decade ago, the teaching of philosophy had its reinsertion in the high school curriculum, raising a range of discussions and measures in its surroundings. Considering the concept of responsibility, based on Jean-Paul Sartre's existentialism, it is essential to reflect on the issue of philosophical teaching considering the sphere of responsibility towards the other. Understanding Sartre's relation, this relationship between Being for-itself and Being for-others, fundamental to the importance of his philosophy as a constituent of a man's perspective not only for the beginning of the century, but above all to return to the past and projected into the future with the aim of objectifying the idea of ​​responsibility, above all else. Ensuring access to philosophical education is, above all, a commitment to all mankind. Only by reflecting on its existence, on the existence of the other and on the world, the Being for-itself understand itself as a conscious participant in its political role in the world, and the experience of philosophy becomes possible.
Palavras-chave: Existentialism
Teaching philosophy
Existencialismo
Ensino de filosofia
Filosofia no Brasil
Philosophy in Brazil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: ASSUNÇÃO, Bruno Tavares. O que pode um professor de Filosofia? A reflexão em torno da responsabilidade ético-política do ensino de Filosofia. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ética e Filosofia Política) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17147
Data de defesa: 16-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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