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Tipo do documento: Tese
Título: Vidas em ebulição, miopias e falas interditadas: o trato ficcional de crianças de pés descalços em Inferno, de Patrícia Melo, e em A vida que ninguém vê, de Eliane Brum
Título(s) alternativo(s): Ebullient lives, myopias and interdicted speech: the fictional treatment of barefoot children in Inferno, by Patrícia Melo, and in A vida que ninguém vê, by Eliane Brum
Autor: Rodrigues, Samanta Samira Nogueira 
Primeiro orientador: Bruno, Mario
Primeiro membro da banca: Dealtry, Giovanna Ferreira
Segundo membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Terceiro membro da banca: Feres, Beatriz dos Santos
Quarto membro da banca: Vieira, Martha Alkimin de Araújo
Resumo: “Meninos de romance” é uma categoria encontrada em Riedel (1980) para personagens carregadas de denúncias sociais que ecoam por meio da literatura. Inserido nessa temática, o presente trabalho tem como objetivo apresentar como as formas de abandono de crianças são ficcionalmente tratadas pela literatura brasileira contemporânea, aqui representada pelo romance Inferno, de Patrícia Melo (2000), e por seis crônicas selecionadas do livro A vida que ninguém vê, de Eliane Brum (2006), do qual também são estudadas as fotografias que antecedem cada narrativa. O conjunto molda o abismo entre dois mundos, o real e o desejado, e entre dois territórios que são o mesmo: a cidade sem nenhuma sutileza, vivenciada por crianças que, como a Maria-Nova de Conceição Evaristo, crescem “violentamente por dentro”. A voz predominante nas duas obras é a da terceira pessoa e a pergunta norteadora deste trabalho é: o que esses olhares compõem? Para além da reprodução de estereótipos, o olhar para cada tragédia apresentada, aqui mobilizado pela literatura e pela filosofia, possibilita a desnaturalização de imagens histórica e socialmente construídas sobre tais personagens. Para isso, o trabalho está dividido em três capítulos, ocupados dos universos de cada personagem, compreendendo realidade e fantasia; do confronto das personagens com a cidade, considerando como o mundo as recebe e leituras em defesa da insubordinação do olhar; e das condições das personagens para perceber e enunciar o vivido. Trata-se da captação poética de vidas historicamente não vistas. A gradual mudança de enfoque, dos “meninos de romance” para as “crianças com olhos de velho”, categoria descrita por Eliane Brum (2017), aproxima o leitor de algum nivelamento de olhares com tais personagens, recuperadas esteticamente pelo fazer literário. Ao mesmo tempo em que não tratamos de meras reproduções de fatos, como em uma notícia de jornal, esse entrecruzamento de histórias novamente nos indica a sua repetição, pela semelhança entre as trajetórias de abandono
Abstract: “Novel’s children” is a category found in Riedel (1980) for characters charged with social denunciations that echo through literature. Within this theme, the present work aims to present how the forms of abandonment of children are fictionally treated by contemporary Brazilian literature, here represented by the novel Inferno, by Patrícia Melo (2000), and by six selected chronicles from the book A vida que ninguém vê, by Eliane Brum (2006), whose photographs that precede each narrative are also studied. The ensemble shapes the abyss between two worlds, the real and the desired, and between two territories that are the same: the city without any subtlety, experienced by children who, like Maria-Nova by Conceição Evaristo, grow up “violently from within”. The predominant voice in both works is that of the third person and the guiding question of this work is: what do these looks comprise? Beyond the reproduction of stereotypes, the look at each tragedy presented, here mobilized by literature and philosophy, enables the denaturalization of images historically and socially constructed about such characters. For this, the work is divided into three chapters, occupied by the universes of each character, comprising reality and fantasy; the characters' confrontation with the city, considering how the world receives them and readings in defense of the insubordination of the look; and the characters' conditions to perceive and enunciate what was experienced. It is about the poetic capture of historically unseen lives. The gradual change of focus, from “novel’s children” to “children with elderly eyes”, a category described by Eliane Brum (2017), brings the reader closer to some leveling of looks with such characters, aesthetically recovered by literary composition. At the same time that we are not dealing with mere reproductions of facts, as in a newspaper article, this interweaving of stories again indicates their repetition, due to the similarity between the trajectories of abandonment
Palavras-chave: Childhood
Abandonment
Novel
Chronicle
Photography
Look
Infância
Abandono
Romance
Crônica
Fotografia
Olhar
Melo, Patrícia, 1962- – Crítica e interpretação
Melo, Patrícia, 1962-. Inferno
Brum, Eliane, 1966- – Crítica e interpretação
Brum, Eliane, 1966-. A vida que ninguém vê
Crianças na literatura
Crianças – Condições sociais
Infância na literatura
Problemas sociais na arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: RODRIGUES, Samanta Samira Nogueira. Vidas em ebulição, miopias e falas interditadas: o trato ficcional de crianças de pés descalços em Inferno, de Patrícia Melo, e em A vida que ninguém vê, de Eliane Brum. 2021. 157 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17163
Data de defesa: 20-Out-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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