Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17164
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mudar de casa, mudar de escola? A remoção da Comunidade Teixeira Mendes a partir do CIEP Municipalizado 097 - Carlos Chagas, Duque de Caxias
Título(s) alternativo(s): Changing house, changing school? The eviction of the Teixeira Mendes favela from the CIEP Municipalizado 097 - Carlos Chagas, Duque de Caxias
Autor: Silva, Anna Cecilia da Costa 
Primeiro orientador: Freire, Leticia de Luna
Primeiro membro da banca: Cunha, Neiva Vieira da
Segundo membro da banca: Dias, Juliana Maddalena Trifilio
Terceiro membro da banca: Castro, Lúcia Rabello de
Resumo: Este trabalho faz uma análise sobre o processo de remoção da Comunidade Teixeira Mendes, localizada no município de Duque de Caxias (Estado do Rio de Janeiro), com foco na perspectiva dos alunos matriculados no CIEP Municipalizado 097 – Carlos Chagas. Inicialmente é realizado um resumo histórico dos processos de remoção ocorridos na cidade do Rio de Janeiro, a fim de perceber como as práticas do passado guardam profundas semelhanças com as contemporâneas, inclusive as realizadas na Baixada Fluminense. Em seguida, contextualiza-se o caso da Comunidade Teixeira Mendes, mostrando que sua remoção era inicialmente vinculada a obras planejadas dentro de uma perspectiva ambiental (Projeto Iguaçu), mas acabou seguindo outros rumos, formando um imbróglio político, que culminou em um processo bastante nebuloso de relocação dos removidos em dois conjuntos habitacionais no município. A metodologia empregada para resgatar a história da comunidade e de seu processo de extinção baseou - se na realização de entrevistas com moradores e na análise de reportagens e materiais audiovisuais sobre o tema. Por último, o trabalho dedica - se a compreender esse processo de remoção da perspectiva dos alunos do CIEP Municipalizado 097 - Carlos Chagas, localizado na entrada da comunidade. Para tanto, realizaram-se oficinas com removidos e não removidos de 12 a 17 anos, nas quais eles foram convidados a expor seus sentimentos e opiniões através da redação de cartas. Através destas oficinas, foi possível compreender variados aspectos de sua percepção acerca desse processo de remoção e dos impactos sobre sua vida escolar, além de incentivá-los a desenvolver um olhar crítico sobre a realidade que os cerca. Essa pesquisa constatou a importância de ouvir crianças e adolescentes em relação às transformações urbanas que impactam diretamente suas vidas, bem como a necessidade de políticas públicas efetivamente comprometidas em relacionar a mobilidade urbana, a moradia e a educação como três pilares fundamentais que afetam diretamente a qualidade de vida e a experiência escolar.
Abstract: This paper analyzes the removal process in the Teixeira Mendes Community, located in the municipality of Duque de Caxias (State of Rio de Janeiro), focusing on the perspective of students enrolled in the municipalized CIEP 097-Carlos Chagas. Initially, a historical summary of the removal processes that took place in the city of Rio de Janeiro is carried out, in order to understand how past practices bear deep similarities with contemporary ones, including those carried out in the Baixada Fluminense. Then, the case of the Teixeira Mendes Community is contextualized, showing that its removal was initially linked to works planned within na environmental perspective (Iguaçu Project), but ended up following other paths, forming a political imbroglio, which culminated in a very process. nebulous relocation of the evictees in two housing projects in the municipality. The methodology used to rescue the history of the community and its extinction process wa s based on interviews with residents and the analysis of reports and audiovisual materials on the subject. Finally, The work is dedicated to understanding this removal process from the perspective of students from the Municipalized CIEP 097 - Carlos Chagas, located at the entrance to the community. To this end, workshops were held with those removed and not removed from 12 to 17 years old, in which they were invited to express their feelings and opinions by writing letters. Through these workshops, it was possible to understand various aspects of their perception about this removal process and the impacts on their school life, in addition to encouraging them to develop a critical look at the reality that surrounds them. This research found the importance of listening to children and adolescents in relation to urban transformations that directly impact their lives, as well as the need for public policie effectively committed to relating urban mobility, housing and education as three fundamental pillars that directly affect quality of life and the school experience.
Palavras-chave: Eviction
Teenagers
Remoção
Comunidade Teixeira Mendes
Adolescentes
Sociologia urbana
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: SILVA, Anna Cecilia da Costa. Mudar de casa, mudar de escola? A remoção da Comunidade Teixeira Mendes a partir do CIEP Municipalizado 097 - Carlos Chagas, Duque de Caxias. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17164
Data de defesa: 26-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Anna Cecilia Costa Silva - 2021 - Completa.pdf3,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.