Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17166
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Daqui de onde te vejo: reflexões de uma porta-bandeira sobre o mestre-sala |
Título(s) alternativo(s): | D’ici d’ou je te vois: Réflexions d’une porta-bandeira sur un mestre-sala |
Autor: | Souza, Eliane Santos de ![]() |
Primeiro orientador: | Valle, Lílian de Aragão Bastos do |
Primeiro membro da banca: | Victorio Filho, Aldo |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Giovane do |
Terceiro membro da banca: | Lopes, Helena Theodoro |
Quarto membro da banca: | Bogéa, Diogo Barros |
Quinto membro da banca: | Sales, Sandra Regina |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de estudos realizados sobre o mestre-sala das agremiações de samba. Os estudos foram motivados a partir da vivência de uma sambista que dançou como porta-bandeira. O objetivo deste trabalho é apresentar considerações sobre o mestre-sala, com apoio de diversos e diferentes discursos sobre o figurante, coletados por meio de entrevistas, conversas, compartilhamentos de análises e avaliações de documentos, opiniões e críticas apresentadas nas redes sociais, assim como das observações realizadas durante visitas às quadras de escolas de samba, ensaios técnicos na Avenida dos Desfiles ( Sambódromo), desfiles de carnaval e eventos de premiação, no sentido de reunir argumentos para questionar o papel que lhe é atribuído por alguns autores que pesquisam e dissertam sobre escola de samba e carnaval. Apontado como o defensor do pavilhão e o protetor da porta-bandeira, ao mestre-sala é atribuído o papel de coadjuvante na cena do samba, uma afirmativa que não corresponde à sua atuação na escola de samba. No decorrer do estudo, fez-se necessário considerar o caminho percorrido pelo figurante até ele se tornar o par da porta-bandeira, estudar sobre a cidade do Rio de Janeiro e observar os movimentos artísticos, de entretenimento e de diversão dos povos que habitavam esta cidade, no período do aparecimento do personagem. Estes estudos não se fecham em uma conclusão sobre o mestre-sala, mas trazem a intenção de desencadear novas reflexões sobre este ator- personagem |
Abstract: | Consacré à l’un des personnages centraux du défilé des Écoles de Samba brésiliennes, le Mestre-sala, cette thèse entreprend son analyse depuis la perspective très spéciale de sa partenaire, la Porta-Bandeira – celle qui, comme le nom le dit déjà, porte le drapeau de l’association. Les donnés qui ont servi de base à l’étude ont été produites au moyen d'interviews formelles et informelles, ainsi qu’à partir de témoignages et commentaires publiés sur les réseaux sociaux ou enregistrés dans des textes et documents officiels. Des experts ont été également consultés, et des observations systématiques réalisées dans les espaces communs des Écoles de samba, au moment des répétitions techniques dans “l'avenue de parades” (Sambódromo) et pendant le défilé du Carnaval. Il s’agissait de procéder à la critique de certains lieux communs qui nourrissent jusqu’à nos jours les discours spécialisés au sujet du Mestre-Sala, et qui en font un personnage secondaire – toute attention étant, soi disant, monopolisée para la Porta-Bandeira, qu’il accompagne dans les exhibitions |
Palavras-chave: | Carnaval Escola de samba Porta-bandeira Mestre-sala Mestre–sala (Escolas de samba) – Rio de Janeiro (RJ) Porta-bandeira (Escolas de samba) – Rio de Janeiro (RJ) Escolas de samba – Rio de Janeiro (RJ) Carnaval – Rio de Janeiro (RJ) Carnaval – Rio de Janeiro (RJ) - História École de samba |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SOUZA, Eliane Santos de. Daqui de onde te vejo: reflexões de uma porta-bandeira sobre o mestre-sala. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17166 |
Data de defesa: | 22-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Eliane Santos de Souza - 2017 - Completa .pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.