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Tipo do documento: Dissertação
Título: Docência online na graduação da UERJ/FEBF: Contribuições dos ambientes virtuais de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Online teaching at UERJ / FEBF gr aduation : contributions of virtual learning environments
Autor: Ferreira, Cleide Nunes 
Primeiro orientador: Santos, Rosemary dos
Primeiro membro da banca: Figueiredo, Marize Peixoto da Silva
Segundo membro da banca: Colacique, Rachel
Resumo: O cenário marcado pelas mudanças culturais vem atravessando importantes transformações também no âmbito da educação. Assim, novos paradigmas epistemológicos apontam para a emergência no desenvolvimento de uma educação onde não há mais lugar para informações descontextualizadas e que não agreguem valor à construção de conhecimentos. Debruçadas em tais reflexões diante dessas ambiências formativas, refletimos a importância do desenvolvimento de uma educação online - EOL na formação de professores, fato esse que nos levou à questão principal deste estudo que é pesquisar como a criação de espaços de produção de conhecimento e autoria de conteúdos digitais no AVA –Ambiente Virtual de Aprendizagem poderão contribuir à formação docente dos alunos de Pedagogia da UERJ|FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. A pesquisa,inspirada no paradigma da complexidade (MORIN, 1996), tem sua base epistemológica ancorada em três pilares: nas abordagens da pesquisa com os cotidianos (ALVES, 2008, 2012; CERTEAU, 2012), nos princípios da multirreferencialidade (ARDOINO, 1998; MACEDO, 2010), e na pesquisa-formação no contexto da Cibercultura (SANTOS, 2014). Conta com a participação de 10 estudantes regulares do curso de Pedagogia da FEBF - ano 2018, colaborando com a criação de um ambiente online de aprendizagem que viabilize aos docentes e aos discentes uma comunicação personalizada, operativa, colaborativa e em rede.Para tanto, criamos atos de currículos acionando a observação e as entrevistas, de forma presencial e/ou semipresencial, bem como os dispositivos, materiais e intelectuais, diversos de pesquisa, articulando e contextualizando os dados no LATIC - Ambiente Virtual de Aprendizagem da UERJ que roda na plataforma Moodle, assim como no aplicativo WhatsApp e no software Prezi. Com tal feito, temos a intenção de viabilizar as construções das narrativas, de forma interativa e colaborativa, visando ações protagonistas, bem como produções autorais. As discussões e produções que emergiram nos campos, presencial e virtual, mostraram elementos de formação não só dos alunos, como também desta pesquisadora.
Abstract: The scenario marked by cultural changes has been going through important transformations also in the field of education. Thus, new epistemological paradigms point to the emergence in the development of an education where there is no place for decontextualized information and that do not add value to the construction of knowledge. Bent on such reflections in the face of these formative ambiences, we reflect the importance of developing an online education - EOL in teacher education, a fact that led us to the main question of this study which is to research how the creation of spaces for the production of knowledge and authorship. Digital content in the VLE - Virtual Learning Environment can contribute to the teacher education of Pedagogy students at UERJ | FEBF - Baixada Fluminense School of Education. The research, inspired by the complexity paradigm (MORIN, 1996), has its epistemological base anchored in three pillars: in the approaches of research with daily life (ALVES, 2008, 2012; CERTEAU, 2012), in the principles of multireferentiality (ARDOINO, 1998). ; MACEDO, 2010), and research-training in the context of cyberculture (SANTOS, 2014). It counts with the participation of 10 regular students of the FEBF Pedagogy course - year 2018, collaborating with the creation of an online learning environment that enables the teachers and the students a personalized, operative, collaborative and network communication. To this end, we created curriculum acts triggering the observation and interviews, in person and / or semi-presentially, as well as the devices, materials and intellectuals, diverse research, articulating and contextualizing the data in LATIC - Virtual Learning Environment of UERJ that runs on the Moodle platform as well as the WhatsApp application and Prezi software. With this feat, we intend to enable the construction of narratives, interactively and collaboratively, aiming at protagonist actions, as well as authorial productions. The discussions and productions that emerged in the fields, both presential and virtual, proved to be elements of training not only for students, but also for this researcher.
Palavras-chave: Online education
Training Research
Curriculum Acts
Multi-referentiality
Didactic Drawing
Educação online
Pesquisa-Formação
Multirreferencialidade
Desenho didático
Ensino a distância
Ambientes virtuais compartilhados
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: FERREIRA, Cleide Nunes. Docência online na graduação da UERJ/FEBF: Contribuições dos ambientes virtuais de aprendizagem. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17169
Data de defesa: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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