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Tipo do documento: Dissertação
Título: Experiências docentes nas políticas de não-reprovação no município de Niterói:o que mudou?
Título(s) alternativo(s): Teaching experiences in non-repproval (non-failure) policies in the city of Niterói: what has changed?
Autor: Rocha, Cristiane das Dores Barbosa de Araujo da 
Primeiro orientador: Frangella, Rita de Cássia Prazeres
Primeiro membro da banca: Barreiros, Debora Raquel Alves
Segundo membro da banca: Araújo, Flavia Monteiro Barros
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar e analisar como o sentido de currículo e as práticas avaliativas foram recontextualizados após as inúmeras reformulações educacionais ocorridas no município de Niterói, no que se refere à sua opção pela organização escolar em ciclos, do ponto de vista dos docentes de diferentes gerações que atuam nos 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental. A iniciativa se ancora no entendimento dos ciclos como política curricular, assentada na perspectiva de Stephen Ball, pelo viés da abordagem do ciclo de políticas, ao analisar a política desde a sua implementação até a sua prática, envolvendo os seguintes contextos: contexto de influência, contexto da produção e o contexto da prática. Neste estudo, enfatizarei o contexto da prática, no entanto, é importante salientar que não é possível separar cada um deles, pois esses contextos se entrecruzam, enfatizando o caráter multifacetado e complexo desse processo. É notório que os estudos sobre as políticas curriculares, geralmente se distanciam da prática, nessa pesquisa faço essa aproximação, destacando a relevância e complexidade do trabalho docente. A partir do referencial metodológico proposto por Ball, optou-se por ter como estratégia de pesquisa a análise documental e as entrevistas com as professoras de uma escola da rede municipal de Niterói que vivenciaram a trajetória de mudança da seriação ao ciclo e, a partir de suas falas, observar o processo de recontextualização que perpassa a produção curricular, conceito elaborado por Bernstein, que tem sido utilizado como referencial teórico para análise de políticas educacionais e curriculares, tal como propõe Lopes (2006). A importância de conhecer as experiências docentes é ressaltada no campo de estudos curriculares por autores como Goodson (2008), nessa perspectiva, a política ao ser recontextualizada pelos docentes ganha sentido, na prática, a partir da experiência pessoal e profissional desses professores, que desestabilizam suas práticas para dar sentido ao texto e ao discurso na construção da política curricular. Assim, busca-se compreender a trajetória do processo de reorganização da Rede Municipal de Educação de Niterói com os ciclos a partir da revisão de literatura segundo autores, tais como: Freitas (2003), Fetzner (2007) e Fernandes (2009), buscando articular como essas propostas se relacionam a diferentes perspectivas de avaliação e currículo.
Abstract: This review aims to investigate and analyze how the sense of school curriculum and evaluation practices were recontextualised after numerous educational reformulations occurred in the city of Niteroi with regard to their choice of school organization in cycles, from the point of view of teachers from different generations who work in the 1st and 2nd cycles of elementary school.The initiative is anchored in the understanding of cycles as curriculum policy, grounded in the perspective from Stephen Ball by bias of the policy cycle approach when analyzing the policy since its implementation to its practice involving the following contexts: the influence context, the context of the production and practical context. In this review I will emphasize the practical context however it is important to emphasize that it is not possible to separate each of them as these contexts are intertwined emphasizing the multi-faceted and complex character of this process. It is clear that the studies on curriculum policies, generally differ from the practice and in this research I make this approach, highlighting the importance and complexity of teaching. From the methodological framework proposed by Ball, it was decided to have as a research strategy document analysis and interviews with the teachers of a municipal school in Niterói who experienced the change of trajectory of ranking the cycle and, from his lines, observe the recontextualising process that permeates the curriculum production concept developed by Bernstein, which has been used as a theoretical framework for analysis of educational and curriculum policies, as proposed by Lopes (2006). The importance of knowing the teaching experiences is emphasized in the field of curriculum studies by authors like Goodson (2008), in this perspective, the policy to be recontextualized by teachers makes sense in practice from personal and professional experience of these teachers, which destabilizes their practices to give sense to the text and discourse in the construction of curriculum policy.Therefore, we search to understand the trajectory of the reorganization process form the Municipal Network of Education of Niterói with the cycles from the authors according to literature review such as Freitas (2003), Fetzner (2007) and Fernandes (2009), seeking to articulate how these proposals relate to different perspectives of evaluation and school curriculum.
Palavras-chave: Curriculum
Evaluation
Currículo
Política curricular
Rendimento escolar
Avaliação educacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ROCHA, Cristiane das Dores Barbosa de Araujo da. Experiências docentes nas políticas de não-reprovação no município de Niterói:o que mudou?. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17170
Data de defesa: 31-Jan-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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