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Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpos em potência: narrativas imagéticas de professoras na produção de outras existências negras/racializadas possíveis
Título(s) alternativo(s): Bodies in power: imagetic narratives of female teachers in the production of other possible black/racialised existences
Autor: Mello, Maíra 
Primeiro orientador: Soares, Maria da Conceição Silva
Primeiro membro da banca: Caputo, Stela
Segundo membro da banca: Santos, Maria de Fátima Lima dos
Resumo: Este trabalho problematiza a imagem produzida social, histórica e culturalmente sobre quem é essa professora negra/racializada e o que ela representa, trazendo conceitos sobre rosto e rostidade de Deleuze e Guattari (2012), com a possibilidade de desconstrução e desrostificação dessa imagem a partir da fotografia como dispositivo de pesquisa-intervenção. Entendendo que a rostidade produzida sobre professoras-mulheres-negras/racializadas parte das verdades engendradas sobre elas através do olhar dominante em uma sociedade patriarcal racista e sexista, fruto de uma relação de poder de homens brancos sobre essas mulheres subalternizadas, apresentando-as e representando-as como coisas e objetos desprovidas de autonomia e desejos. Cinco professoras de instituições de ensino municipal, estadual e federal, da região metropolitana do Rio de Janeiro, negras/racializadas, colocaram-se em frente de uma câmera, durante ensaios fotográficos realizados em estúdio montado pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Narrativas Audiovisuais e Diferença (CUNADI), para se autoapresentarem e autorrepresentarem em processo de devir-imagético (GONÇALVES; HEAD, 2009), problematizando racismo, sexismo e o rosto-professora por meio da produção de outras imagens possíveis sobre si. A partir de suas potências individuais, elas se colocaram a fabular outras imagens sobre ser mulher negra/racializada e professora para além da docência, sem tentar construir uma imagem comum e/ou coletiva, porém em suas singularidades, gerando implicações na formação e autoformação docente com os currículos praticados nas escolas e na cultura. A partir de suas narrativas orais, apresento os modos como elas se autoidentificam e se percebem como negras e/ou racializadas nos múltiplos processos de racialização e subjetivação, com problematizações sobre identidade negra e o mestiço enquanto sujeito no contexto brasileiro. Dessa forma, cada uma nos apresenta como seus corpos racializados são recebidos, vistos, apontados, marcados e julgados nos espaçostempos dentro-fora das escolas e com suas as implicações para os currículos. Utilizei como aparato teórico-metodológico-epistemológico as pesquisas nos/dos/com os cotidianos, em que as narrativas orais e imagéticas são ferramentas importantes para suscitar percepções sobre as práticas docentes, a partir das representações dessa docência, possibilitando refletir sobre os processos de constituição dos sujeitos a partir de suas práticas nas múltiplas redes educativas, dentrofora das escolas, em constante invenção e reinvenção da própria existência.
Abstract: This work discusses the image which has been produced socially, historically and culturally about who the black/racialized teachers are, bringing concepts about face and rostity as Deleuze and Guattari´s concepts (2012), with the possibility of deconstructing and de-rostification of such image, from photography as a research-intervention device. As we understand the face produced on black/racialized women-teachers starts from the truths engendered about them from the dominant view, in a racist and sexist patriarchal society, in a power relationship of white men over these subordinate women, presenting and representing them as things and objects without autonomy and desires. Five black/ racialized teachers from municipal, state and federal educational institutions in the metropolitan region of Rio de Janeiro, stood in front of the camera during photo shoots conducted in the studio set up by the Curriculum Research Group, Audiovisual Narratives and Difference (CUNADI in Portuguese), to present and self-represent themselves in the process of becoming-imagery (GONÇALVES; HEAD, 2009), discussing racism, sexism and the ´teacher-face` through the production of other possible images about themselves. From their individual strengths, they set out to create other images about being a black/racialized woman and teacher beyond teaching, without trying to build a common, collective image, in its singularities, generating implications for teacher training and self-education with curricula practiced in schools and culture. From their oral narratives, we present the ways in which they identify and perceive themselves as black and/or racialized in the multiple processes of racialization and subjectivation, with several problematic issues about mestizo and black identity as a subject in the Brazilian context. In this way, each one presents how their racialized bodies are received, seen, pointed out, marked, judged in spacestimes insideoutside schools and their implications for curricula. Used as a theoretical-methodological- epistemological apparatus, the research in/of/with the everyday life studies, in which the oral and imagery narratives are important tools to raise perceptions about teaching practices from its representations allowing to reflect on the subjects constitutional processes from their practices in multiple educational networks, insideoutside schools, constantly inventing and reinventing their own existence.
Palavras-chave: Image
Imagery narratives
Race and Gender
Identity
Teacher training
Imagem
Raça
Gênero
Identidade
Formação de professores
Narrativas imagéticas
Raça e Gênero
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MELLO, Maíra. Corpos em potência: narrativas imagéticas de professoras na produção de outras existências negras/racializadas possíveis. 2020. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17172
Data de defesa: 19-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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