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Tipo do documento: Tese
Título: O discurso oficial biopolítico sobre saúde em instituições relacionadas à Educação Física: uma análise de documentos
Título(s) alternativo(s): The official biopolitical discourse on health in institutions related to Physical Education: an analysis of documents
Autor: Nascimento, Stephany de Sá 
Primeiro orientador: Mattos, Rafael da Silva
Primeiro membro da banca: Chagas, Daniel das Virgens
Segundo membro da banca: Camargo, Tereza Cláudia de Andrade
Terceiro membro da banca: Brito, Leandro Teófilo de
Quarto membro da banca: Telles, Silvio de Cassio Costa
Resumo: Sabe-se que atualmente ainda se considera a saúde a partir de um modelo hegemônico que visa apenas a prevenção de doenças e os fatores de risco. Isso acontece, pois esse modelo reduz a saúde, que é um produto social, a um objeto passível de controle do indivíduo ignorando assim os determinantes sociais da saúde. Por isso buscamos apoio de autores que nos sugerem estudar o tema a partir dos sentidos e com uma visão plural, sendo assim escolhemos como referencial teórico conceitual os pensamentos de Georges Canguilhem e Michael Foucault para nos orientar. O objetivo geral do presente estudo foi compreender os discursos oficiais sobre saúde divulgados em documentos por instituições relacionadas à Educação Física dentro das instâncias acadêmica e profissional, considerando a perspectiva biopolítica fundamentada na obra de Michel Foucault. A tese do estudo sustenta que os discursos sobre saúde atrelados à Educação Física e divulgados em documentos por instituições na área tendem a disseminar a ideia de que as pessoas devem tomar cada vez mais para si a responsabilidade pelo cuidado com a própria saúde distanciando-se de uma relação do sujeito para com os outros. Este fato contribui para o atraso no processo de ampliação dos sentidos de saúde na área e trata-se de um evento constatável através da presença de elementos que designam o biopoder e as disciplinas na atualidade presentes nos discursos. O desenho da tese se apresenta estruturado em 2 partes e em 3 artigos que configuram 3 objetivos específicos. A primeira parte visou contemplar a instância profissional e a segunda, a acadêmica. As considerações finais da tese sustentaram que os discursos estudados tendem a disseminar a ideia de que as pessoas devem tomar cada vez mais para si a responsabilidade pelo cuidado com a própria saúde distanciando-se de uma relação do sujeito para com os outros. Este fato contribui para o atraso no processo de ampliação dos sentidos de saúde na área e trata-se de um evento constatável através da presença de elementos que designam o biopoder e as disciplinas na atualidade presentes nos discursos. Apresentamos os discursos divulgados por meio de especialistas através de um programa de Pós-graduação strictu-senso como a resistência. Temos então o quadro completo dos poderes da força proposto por Foucault, onde a ideia de que o poder, como relação de forças, funciona sempre como produtor de afetos, que a resistência aparece para Foucault como um terceiro poder da força. Se as forças se definem segundo o poder como um afetar e um ser afetado, resistir é a capacidade que a força tem de entrar em relações não calculadas pelas estratégias que vigoram no campo político
Abstract: It is known that today health is still considered based on a hegemonic model that only aims to prevent diseases and risk factors. We know that it is very difficult to find a scientifically based concept of health that can be generalized from what health is due to its complexity. For this reason, we seek support from authors who suggest that we study the subject from the senses and with a plural vision. Therefore, we chose as a conceptual theoretical framework the thoughts of Georges Canguilhem and Michael Foucault to guide us. The general objective of this study was to understand the official discourses on health disclosed in documents by authorities considered competent within the academic and professional spheres of Physical Education, in a biopolitical perspective based on the work of Michel Foucault. The thesis of the study sustains that discourses on health linked to Physical Education and disclosed in documents by authorities considered competent in the area tend to disseminate the idea that people should increasingly take responsibility for their own health care, distancing themselves of a relationship between the subject and others. This fact contributes to the delay in the process of expanding the meanings of health in the area and it is an event that can be seen through the presence of elements that designate biopower and the disciplines that are currently present in the discourses. The thesis design is structured in 2 parts and 3 articles that configure 3 specific objectives. The first part aimed to contemplate the professional sphere and the second, the academic one. The final considerations of the thesis supported that the discourses on health linked to Physical Education and disclosed in documents by authorities considered competent in the area tend to disseminate the idea that people should increasingly take responsibility for their own health care, distancing themselves a relationship between the subject and others. This fact contributes to the delay in the process of expanding the meanings of health in the area and it is an event that can be seen through the presence of elements that designate biopower and the disciplines that are currently present in the discourses. We present the speeches disseminated by specialists through a strictu-senso postgraduate program such as resistance. We then have the complete picture of the powers of force proposed by Foucault, where the idea that power, as a relation of forces, always works as a producer of affects, that resistance appears to Foucault as a third power of force. If forces define themselves according to power as an affect and a being affected, resistance is the force's ability to enter into relationships that are not calculated by the strategies in force in the political field
Palavras-chave: Health
Physical education
Senses
Saúde
Educação física
Sentidos
Saúde - Aspectos sociais
Biopolítica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: NASCIMENTO, Stephany de Sá. O discurso oficial biopolítico sobre saúde em instituições relacionadas à Educação Física: uma análise de documentos. 2021. 155 f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17184
Data de defesa: 2-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte

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