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Tipo do documento: Dissertação
Título: Docências TRANS em evidência: entre TRANSições, TRANSfobias e práticas pedagógicas TRANSformadoras
Título(s) alternativo(s): TRANS teaching in evidence: between TRANSitions, TRANSphobias and TRANSformative pedagogical practices
Autor: Pereira, Ernane Alexandre 
Primeiro orientador: Amaro, Ivan
Primeiro membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Segundo membro da banca: Dilton Ribeiro do, Couto Junior
Terceiro membro da banca: Jesus, Jaqueline Gomes de
Resumo: A presente dissertação visa investigar como professoras transexuais foram constituindo sua atuação docente na articulação com suas constituições identitárias pautadas em como se tornaram professoras, como vivenciam sua docência nos espaços escolares e como enfrentaram ou ainda enfrentam as tensões, preconceitos e violências outras na escola. O texto fundamenta-se nos conceitos de transexualidade, gênero e normas de gênero, sexualidade e heteronormatividade. A questão propulsora para esta pesquisa foi a seguinte: Quando as pessoas trans começam a disputar o espaço da escola como docentes, que discursos circulam e se confrontam acerca do acesso e da permanência (ou não) destas professoras? A partir do conhecimento das trajetórias destas docentes, procura-se refletir sobre as possibilidades da prática pedagógica desencadeadora de vivências antissexistas e anti-lgbtfobicas no contexto da escola. Procurou-se, ainda, investigar violências, dilemas e desafios para o exercício docente conhecendo as nuances que envolvem a presença de professoras trans no ambiente escolar. Realizou-se, incialmente, um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para identificar produções sobre trabalhos envolvendo docência, travestilidades e transexualidades com o recorte na área de ‘educação’. Foi possível encontrar 74 trabalhos entre dissertações e teses nos últimos 15 anos. Por sua vez, não arriscaremos dizer se consideramos um número razoável ou bom de pesquisas na educação. Creio que, o fundamental seria o incentivo a estas produções nos espaços das universidades em maior escala, em todos os estados fazendo com que a sociedade reconheça e legitime a população LGBTQI+, sabemos que há ainda por parte da nossa população um preconceito real. Foram encontrados, inclusive, trabalhos realizados por professoras trans. Foram realizadas, também, conversas com 04 professoras "trans" e que ocorreram via plataformas digitais e com o uso aplicativos de mensagens pelo celular. Foram observadas diversas tentativas de resistência e [re]existência nos trabalhos produzidos, além de estratégias de compensação frente à discriminação, como ser a melhor professora frente as normatizações. Ao refletirmos acerca das narrativas formativas de professoras transexuais na educação, faz-se necessário dissolver ideias preconcebidas sobre corpo, identidade, orientação, gênero e sexualidade, para que possamos não necessitar de avaliar os corpos, os gêneros e as sexualidades das pessoas transexuais, mas aprender a partir deles.
Abstract: This dissertation aims to investigate how transsexual teachers were constituting their teaching performance in articulation with their identity constitutions based on how they became teachers, how they experience their teaching in school spaces and how they faced or still face the tensions, prejudices and other violence at school. The text is based on the concepts of transsexuality, gender and norms of gender, sexuality and heteronormativity. The driving question for this research was the following: When trans people start to dispute the space of the school as teachers, what speeches circulate and confront about the access and permanence (or not) of these teachers? Based on the knowledge of the trajectories of these teachers, we seek to reflect on the possibilities of pedagogical practice that unleash anti-sexist and anti-LGBT experiences in the context of the school. We also sought to investigate violence, dilemmas and challenges for teaching practice, knowing the nuances that involve the presence of trans teachers in the school environment. Initially, a survey was carried out in the CAPES Catalog of Theses and Dissertations to identify productions about works involving teaching, transvestites and transsexualities with the cut in the area of 'education'. It was possible to find 74 works between dissertations and theses in the last 15 years. In turn, we will not risk saying whether we consider a reasonable or good number of research in education. I believe that the key would be to encourage these productions in the spaces of universities on a larger scale, in all states making society recognize and legitimize the LGBTQI+ population, we know that there is still a real prejudice on the part of our population. There were also found works done by trans teachers. Conversations were also held with 04 "trans" teachers, which took place via digital platforms and using mobile messaging applications. Several attempts at resistance and [re]existence were observed in the works produced, in addition to compensation strategies in the face of discrimination, such as being the best teacher in the face of regulations. When reflecting on the formative narratives of transsexual teachers in education, it is necessary to dissolve preconceived ideas about body, identity, orientation, gender and sexuality, so that we may not need to evaluate the bodies, genders and sexualities of transsexual people, but learn from them.
Palavras-chave: Teachers
Transvestites
Professoras
Travestis
Transexuais
Gênero
Professoras transexuais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: PEREIRA, Ernane Alexandre. Docências TRANS em evidência: entre TRANSições, TRANSfobias e práticas pedagógicas TRANSformadoras. 2020. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duique de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17192
Data de defesa: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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