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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ambientes para a Educação Infantil: o Proinfância em Quatis
Título(s) alternativo(s): An Early Childhood Education’s Environment: the Proinfância at Quatis
Autor: Endlich, Andréa Relva da Fonte Gonçalves 
Primeiro orientador: Vasconcellos, Vera Maria Ramos de
Primeiro membro da banca: Lopes, Denise Maria de Carvalho
Segundo membro da banca: Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen
Terceiro membro da banca: Carvalho, Ramon Silva de
Resumo: Esta pesquisa é parte de um estudo maior que aborda as políticas públicas educacionais e ambientais para bebês e crianças de até 3 anos, em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro . É um Estudo de Caso desenvolvido em uma edificação do Proinfância, na cidade de Quatis. Busca compreender como as famílias, professores e auxiliares de educação infantil pensam e vivenciam a unidade, inaugurada em 2012. As questões que norteiam o estudo proposto são: i) Qual o impacto da edificação do Proinfância na realidade educacional do município de Quatis?; ii) Como o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) é percebido pelas famílias, professores e auxiliares de educação infantil?; iii) Quais os principais desejos e necessidades dos familiares e profissionais frente ao tema da pesquisa?; iv) Quais aproximações mostraram-se presentes entre os enunciados dos profissionais e dos familiares? O referencial teórico que orienta a investigação é o sócio-histórica-cultural (VIGOTSKI, 2001, 2004), que assume o caráter dialógico das relações da pesquisadora com os sujeitos da pesquisa. Os instrumentos de produção de dados foram múltiplos, desde análise documental, observação de campo, entrevista e questionário, sendo dois próprios da Avaliação Pós-Ocupação (APO), Mapa Mental e Poema dos Desejos. Os resultados da análise apontam similaridades entre as avaliações da edificação feitas pelas famílias e profissionais do CMEI referentes ao projeto e à edificação; bem como quanto às questões do cotidiano: valorização do conjunto da edificação; percepção da fachada como referência identitária; distância do centro da cidade, paisagem bucólica; valorização dos brinquedos e do brincar; sinalização da necessidade de aquisição de mais brinquedos e brincadeira em maior quantidade, inclusive para os solários; insegurança em relação ao anfiteatro; sentimento de pertença ao CMEI; ausência de transporte coletivo na cidade; necessidade de forro e fechamento nas extremidades do telhado do pátio coberto; implementação de um auditório; espaços que necessitam reforma na edificação e incremento de recursos pedagógicos, envolvendo livros adequados para a faixa etária, de formação pedagógica e material de consumo para as atividades cotidianas. Espera-se que este estudo contribua para reiterar pesquisas que valorizem a participação dos usuários, ouvindo-os e registrando suas avaliações em processos de planejamento futuros e implementação de novas políticas de expansão da Educação Infantil.
Abstract: This research is part of a bigger study that approaches educational and environmental public politics to babies and children up to three years old, at different municipalities of the state of Rio de Janeiro. It is a Case Study developed at a Proinfância edification, at the city of Quatis. Seeks to comprehend how families, teachers and helpers of early childhood education think and experience the unit, inaugurated in 2012. The questions that guide the proposed study are: i) What is the impact of the Proinfância edification in the educational context of the municipality of Quatis? ii) How is the CMEI seen by the families, teachers and auxiliaries of early childhood education? iii) Which are the main wishes and needs of the relatives and professionals in face of the theme of the research? iv) How common are the propositions between the professionals’ and the families’? The theoretical approach that guides the research is the social-historical-cultural (VIGOTSKI, 2001, 2004), that assumes the dialogical nature of the relations between the researcher and the research subjects. Several instruments of data production have been used, such as documental analysis, field observation, interview and questionnaire, and another two from the Post-Occupation Evaluation (POE) such as: Mind Map and Wish Poem. The results of the analysis show similarities between the evaluations of the edification made by CMEI’s professionals and families, concerning the project and the edification; as well as referring to daily activities: the building’s appreciation as a whole; building’s view as an identity reference; distance between the creche and the city centre; bucolic landscape; necessity of more toys and play activities; including toys to the solariums; little amphitheatre as a danger area; feeling of belonging to CMEI; lack of collective transport in the city; need for ceiling and closing of the edges of the schoolyard roof; necessity of an auditorium; reforms at the edification and increment of pedagogical resources, including buying books adequate to the age group, art’s materials to daily activities. The aim of this research is to encourage others that value the participation of the users, listening to them and registering their evaluations in future processes of planning and implementation of new expansion politics of early childhood education.
Palavras-chave: Nursery
Environments
Post-Occupation Evaluation
Educação
Proinfancia
Creche
Ambientes
Proinfância
Creche
Ambientes
Avaliação Pós-Ocupação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ENDLICH, Andréa Relva da Fonte Gonçalves. Ambientes para a Educação Infantil: o Proinfância em Quatis. 2017. 193 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17197
Data de defesa: 20-Out-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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