Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17199
Tipo do documento: Tese
Título: Vosso nome será: luz, civilização e progresso! : o impresso “La Instrucción Primaria” e o espinhoso apostolado do ensino em Honduras (1895-1903)
Título(s) alternativo(s): Vuestro nombre será: ¡Luz, Civilización y Progreso! : el impresso La Instrucción Primaria y el espinoso apostolado de la enseñanza en Honduras (1895-1903).
Your name shall be: light, civilization, and progress! : the print “La Instrucción Primaria” and the thorny apostolate of education in Honduras (1895-1903)
Autor: Garcia Laínez, Andrés Eduardo 
Primeiro orientador: Gondra, José Gonçalves
Primeiro membro da banca: Sepulveda, José Antonio Miranda
Segundo membro da banca: Silva, José Cláudio Sooma
Terceiro membro da banca: Silva, Márcia Cabral da
Quarto membro da banca: Morales-Ulloa, Ricardo
Resumo: Esta tese tem como objetivo problematizar a emergência estratégica do impresso La Instrucción Primaria como resultado de uma agenda oficial da Direção Geral de Instrução Primária de Honduras, entre 1895 e 1903. Em termos de documentação, o impresso foi considerado na sua condição de objeto/fonte, permitindo uma análise que tomou como base as séries de publicações, como relatórios, correspondências, artigos e notas. Do ponto de vista teórico-metodológico, procurou-se dialogar com as postulações foucaultianas para pensar os arranjos institucionais, os saberes que se buscavam validar e o efeito esperado sobre sujeitos e população. O resultado desse exercício permitiu estruturar a tese em cinco capítulos, com o intuito de dar visibilidade à emergência das redes administrativas que tentaram governar a vida escolar daquele presente no meio de um conjunto de mudanças, permanências ou continuidades, e ao lado de rupturas, regressões, desvios e contracondutas, questionando, ao mesmo tempo, suas relações, os elementos que foram constituídos e os discursos que produziram. Nesse sentido, nos primeiros dois capítulos, são analisados os vestígios de uma forma escolar veiculada no impresso e contemplada na historiografia da educação hondurenha em um longo período (1830–1895). Isto tornou possível perceber as maneiras de operar dessas redes administrativas, tomando como base a materialidade do impresso, permitindo conhecer os sujeitos, as hierarquias e as iniciativas do seu órgão de subvenção. Nos capítulos três e quatro são abordadas as formas nas quais tais redes utilizavam o impresso como veículo estratégico de divulgação das diferentes propostas e projetos que tinham como objetivo uma escolarização cada vez mais específica e eficaz, ancorada na formação dos mestres mediante diferentes mecanismos impulsionados pelos agentes da instrução primária. O quinto capítulo trata da chamada “Pedagogia Moderna” e a maneira como pretendeu-se modelar uma espécie de discurso especializante para legitimar a implementação de métodos de ensino, processos de compra e distribuição de textos e trocas de bens culturais. Desta forma, a análise das referências destas redes administrativas termina por mostrar as disputas e tensões entre diferentes formas de poder que coexistiam na época. Os efeitos dessas fricções decantaram uma forma escolar veiculada por um impresso que fez circular as marcas de uma existência humana modelada por um projeto oficial que pretendia governar/formatar a população hondurenha por meio das escolas elementares no final do século XIX e início do século XX.
Abstract: The objective of this Thesis is to discuss the strategic emergence of the La Instrucción Primaria print as a result of an official agenda of the General Management of Primary Education of Honduras, between 1895 and 1903. In terms of documentation, the print was taken in its object/source condition, allowing an analysis based on a series of publications such as reports, correspondences, articles, and notes. From the theoretical-methodological point of view, a dialogue with the Foucauldian postulations was sought in order to reflect on institutional arrangements, knowledge to be validated, and its expected effect on subjects and populations. This exercise allowed the thesis to be structured in five chapters, with the ultimate objective of showcasing the emergence of the administrative networks that tried to manage the scholar life of the those who were present in the middle of a set of changes, permanencies, or continuities, and alongside ruptures, regressions, and counter-conducts, simultaneously questioning their relations, the elements they constituted, and the speeches they produced. In this sense, the first two chapters analyze traces of an education based on prints and which is contemplated in the historiography of Honduran education over a long period of time (1830 – 1895). This made it possible to understand how these administrative networks operate, taking as reference the materiality of publications, allowing subjects to be known, as well as hierarchies and initiatives of their subsidy body. Chapters three and four discuss how these networks used prints as a strategic vehicle for disseminating the different propositions and projects that aimed at an increasingly specific and effective education, anchored in the training of teachers through different mechanisms driven by agents of primary education. The fifth chapter approaches the so-called “modern Pedagogy” and the means through which it intended to model a sort of specializing speech to legitimize the implementation of teaching methods, procedures for the purchase and distribution of texts, and cultural goods exchange. Thus, the analysis of the references to these administrative networks ends up exposing the disputes and tensions between different forms of power that coexisted at the time. The effects of these frictions decanted an educational approach conveyed by a print that circulated the marks of a human existence modeled by an official project that intended to govern/mold the Honduran population through elementary schools in the late 19th and early 20th century.
Esta tesis busca problematizar el surgimiento estratégico de la revista La Instrucción Primaria como resultado de una agenda oficial de la Dirección General de Instrucción Primaria de Honduras entre 1895 y 1903. En términos de documentación, tal impreso fue considerado en su condición de objeto/fuente, permitiendo un análisis que tomó como base las series de publicaciones, como informes, correspondencia, artículos doctrinales y notas informativas. Desde el punto de vista teórico y metodológico, se buscó dialogar con las postulaciones foucaultianas para pensar en los dispositivos institucionales, los saberes que se buscaban validar y el efecto esperado en los sujetos y la población. El resultado de esse ejercicio permitió estructurar la tesis en cinco capítulos con el propósito de dar visibilidad al surgimiento de las redes administrativas que intentaron gobernar la vida escolar de aquel presente en medio de un conjunto de cambios, permanencias o continuidades, y al lado de rupturas, regresiones, desvíos y contraconductas, cuestionando, al mismo tiempo, sus relaciones, los elementos que fueron constituidos y los discursos que produjeron. En ese sentido, en los primeros dos capítulos, se analizan los vestigios de una forma escolar veiculada en el impreso y contemplada en la historiografía de la educción hondureña en una larga duración (1830-1895). Con esto fue posible percibir las maneras de operar de esas redes administrativas, tomando como base la materialidad del impreso, permitiendo conocer los sujetos, las jerarquías y las iniciativas de su órgano de subvención. En los capítulos tres y cuatro son abordadas las formas en las cuales tales redes utilizaban el impreso como vehículo estratégico de divulgación de las diferentes propuestas y proyectos que tenían como objetivo una escolarización cada vez mas especifica y eficaz, anclada en la formación de maestros por medio de diferentes mecanismos impulsados por los agentes de la instrucción primaria. El quinto capítulo trata de la llamada “Pedagogia Moderna” y la manera en como se pretendió modelar una especie de discurso especializante para legitimar la implementación de métodos de enseñanza, procesos de compra y distribución de textos y canjes de bienes culturales. De esta forma, el análisis de las referencias de estas redes administrativas termina por mostrar las disputas y tensiones entre diferentes formas de poder que coexistían en aquella época. Los efectos de tales fricciones hicieron aparecer una forma escolar vehiculada por un impreso que hizo circular las marcas de una existencia humana modelada por un proyecto oficial que pretendía gobernar/formatear a la población hondureña por medio de las escuelas elementales a finales del siglo XIX e inicios del XX.
Palavras-chave: La Instrucción Primaria
Historia de la educación
Prensa Pedagógica
Instrucción primaria
History of Education
Pedagogical Press
Primary Instruction
Educação
Imprensa pedagógica
Educação - História - Honduras
Honduras
História da Educação
Imprensa Pedagógica
Instrução Primária
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GARCÍA LAÍNEZ, Andrés Eduardo. Vosso nome será: luz, civilização e progresso! : o impresso “La Instrucción Primaria” e o espinhoso apostolado do ensino em Honduras (1895-1903). 2021. 532 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17199
Data de defesa: 23-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Andres Eduardo García Laínez - 2021 - Completa.pdf36,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons