Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17201
Tipo do documento: Tese
Título: Cartografias do corpo: disrupções imagéticas do corpo negro em James Baldwin
Título(s) alternativo(s): Cartographies of the body: imagery disruptions of the black body in James Baldwin
Autor: Coswosk, Jânderson Albino 
Primeiro orientador: Salgueiro, Maria Aparecida Ferreira de Andrade
Primeiro membro da banca: Harris, Leila Assumpção Harris
Segundo membro da banca: Rocha, João Cezar de Castro
Terceiro membro da banca: Cunha, Eneida Leal
Quarto membro da banca: Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Resumo: A presente tese teve como objetivo mapear, na combinação entre literatura e diferentes suportes plásticos, fílmicos e fotográficos, a representação do corpo negro na obra literária e ensaística de James Baldwin (1924-1987). O estudo investe na composição da escrita plástica de Baldwin para analisar i) o corpo negro enquanto um elemento “estrangeiro” ao Ocidente, evidenciando o caso brasileiro como parte integrante de tal estrangeirização corporal; ii) a vulnerabilidade do corpo negro frente ao sistema prisional estadunidense e à segregação habitacional que formata a arquitetura das comunidades afro-americanas; iii) os impactos da relação afetiva e artística entre James Baldwin e o pintor Beauford Delaney, além de suas colaborações com o pintor Yoran Cazac e com o fotógrafo Richard Avedon, as quais traduzem o desejo do escritor pela combinação entre imagem e literatura e delimitam os caminhos que Baldwin traçou para construir corpografias verbais e visuais em sua obra; por fim, iv) a ausência pontual da corporalidade negra em parte da ficção baldwiniana e a dramatização dos resquícios da gênese dos Estados Unidos enquanto produto de uma supremacia branca, masculina e heterogendrada. Considerando o quadro em tela, discutiremos a normatização dos papéis de gênero, raça, sexualidade e masculinidades impressas nessas narrativas imagéticas. O percurso empreendido nos auxilia a compreender a conexão entre diferentes suportes artísticos, que se constituem como contra-imagens, nas quais James Baldwin desenvolve modos alternativos de narrar a si próprio e a experiência afro-americana, pretérita e contemporânea
Abstract: Based on the combination between literature and several plastic, filmic and photographic supports, this dissertation aimed at mapping the representation of the black body in James Baldwin’s oeuvre. It invests in Baldwin’s plastic writing style in order to analyze i) the black body as an “alien” component in Western history, by showing the Brazilian context as a fundamental element of such bodily foreignness; ii) the vulnerability of the black body when it comes to the U.S. prison system, along with the housing segregation that shapes the architecture of African American communities; iii) the impacts of the affective connection and artistic relationship between James Baldwin and Beauford Delaney, as well as Baldwin’s collaborations with Yoran Cazac and Richard Avedon, which translate the author’s desire in terms of the combination between image and literature, not to mention his pathway into a shifting arena of constructions of verbal and visual corpographies in his own work; finally, iv) the absence of black corporeality in part of the Baldwinian fiction, by juxtaposing the genesis of the United States as a result of a white, male, and heterogendered supremacy. Therefore, we have drawn attention to the normatization of conservative gender roles, race, sexuality, and masculinities, brought to light by Baldwin’s literary and essayistic works, as an attempt to understand the correlation between different artistic supports, which constitute themselves as counter-images in which James Baldwin develops alternative ways of narrating himself in addition to the African American experience
Palavras-chave: Bodily foreignness
Vulnerability of the black body
Black body and visual culture
Body, race, and sexuality
James Baldwin
Estrangeirização corporal
Vulnerabilidade do corpo negro
Corpo negro e cultura visual
Corpo, raça e sexualidade
Baldwin, James, 1924 – 1987 – Crítica e interpretação
Corpo humano na literatura
Negros na literatura
Racismo na literatura
Pintura
Fotografia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: COSWOSK, Jânderson Albino. Cartografias do corpo: disrupções imagéticas do corpo negro em James Baldwin. 2022. 283 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17201
Data de defesa: 28-Jan-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Jânderson Albino Coswosk - 2022 - Completa.pdf6,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.