Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17201
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Cartografias do corpo: disrupções imagéticas do corpo negro em James Baldwin |
Título(s) alternativo(s): | Cartographies of the body: imagery disruptions of the black body in James Baldwin |
Autor: | Coswosk, Jânderson Albino ![]() |
Primeiro orientador: | Salgueiro, Maria Aparecida Ferreira de Andrade |
Primeiro membro da banca: | Harris, Leila Assumpção Harris |
Segundo membro da banca: | Rocha, João Cezar de Castro |
Terceiro membro da banca: | Cunha, Eneida Leal |
Quarto membro da banca: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Resumo: | A presente tese teve como objetivo mapear, na combinação entre literatura e diferentes suportes plásticos, fílmicos e fotográficos, a representação do corpo negro na obra literária e ensaística de James Baldwin (1924-1987). O estudo investe na composição da escrita plástica de Baldwin para analisar i) o corpo negro enquanto um elemento “estrangeiro” ao Ocidente, evidenciando o caso brasileiro como parte integrante de tal estrangeirização corporal; ii) a vulnerabilidade do corpo negro frente ao sistema prisional estadunidense e à segregação habitacional que formata a arquitetura das comunidades afro-americanas; iii) os impactos da relação afetiva e artística entre James Baldwin e o pintor Beauford Delaney, além de suas colaborações com o pintor Yoran Cazac e com o fotógrafo Richard Avedon, as quais traduzem o desejo do escritor pela combinação entre imagem e literatura e delimitam os caminhos que Baldwin traçou para construir corpografias verbais e visuais em sua obra; por fim, iv) a ausência pontual da corporalidade negra em parte da ficção baldwiniana e a dramatização dos resquícios da gênese dos Estados Unidos enquanto produto de uma supremacia branca, masculina e heterogendrada. Considerando o quadro em tela, discutiremos a normatização dos papéis de gênero, raça, sexualidade e masculinidades impressas nessas narrativas imagéticas. O percurso empreendido nos auxilia a compreender a conexão entre diferentes suportes artísticos, que se constituem como contra-imagens, nas quais James Baldwin desenvolve modos alternativos de narrar a si próprio e a experiência afro-americana, pretérita e contemporânea |
Abstract: | Based on the combination between literature and several plastic, filmic and photographic supports, this dissertation aimed at mapping the representation of the black body in James Baldwin’s oeuvre. It invests in Baldwin’s plastic writing style in order to analyze i) the black body as an “alien” component in Western history, by showing the Brazilian context as a fundamental element of such bodily foreignness; ii) the vulnerability of the black body when it comes to the U.S. prison system, along with the housing segregation that shapes the architecture of African American communities; iii) the impacts of the affective connection and artistic relationship between James Baldwin and Beauford Delaney, as well as Baldwin’s collaborations with Yoran Cazac and Richard Avedon, which translate the author’s desire in terms of the combination between image and literature, not to mention his pathway into a shifting arena of constructions of verbal and visual corpographies in his own work; finally, iv) the absence of black corporeality in part of the Baldwinian fiction, by juxtaposing the genesis of the United States as a result of a white, male, and heterogendered supremacy. Therefore, we have drawn attention to the normatization of conservative gender roles, race, sexuality, and masculinities, brought to light by Baldwin’s literary and essayistic works, as an attempt to understand the correlation between different artistic supports, which constitute themselves as counter-images in which James Baldwin develops alternative ways of narrating himself in addition to the African American experience |
Palavras-chave: | James Baldwin Estrangeirização corporal Vulnerabilidade do corpo negro Corpo negro e cultura visual Corpo, raça e sexualidade Baldwin, James, 1924 – 1987 – Crítica e interpretação Corpo humano na literatura Negros na literatura Racismo na literatura Pintura Fotografia Bodily foreignness Vulnerability of the black body Black body and visual culture Body, race, and sexuality |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | COSWOSK, Jânderson Albino. Cartografias do corpo: disrupções imagéticas do corpo negro em James Baldwin. 2022. 283 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17201 |
Data de defesa: | 28-Jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Jânderson Albino Coswosk - 2022 - Completa.pdf | 6,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.