Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17203
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os impactos das escolas nos ciclos a partir das experiências e sentidos dos professores |
Título(s) alternativo(s): | The schools‟ impacts on cycles based on teachers‟ experiences and meanings |
Autor: | Marins, Mônica Queiroz Gomes ![]() |
Primeiro orientador: | Leroux, Liliane |
Primeiro membro da banca: | Amaro, Ivan |
Segundo membro da banca: | Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho |
Resumo: | Destacando o momento atual no qual, muitos municípios vêm vivenciando movimentos de resistência e de desistência da organização escolar em ciclos; e afirmando, sobretudo, a importância dos sentidos singulares que emergem nestes fluxos, para além do sentido instituído pelos discursos acadêmicos e oficiais, esta pesquisa busca colocar em perspectiva não os “impactos dos ciclos na escola”, lugar mais comum das análises, mas, justamente, o seu reverso, aquele que permanece inaudito: “os impactos da escola nos ciclos”. Partindo de uma breve abordagem do panorama histórico dos ciclos, desde as propostas “inspiradoras” até a particularidade do município de Niterói, esta pesquisa procurou realizar aquilo que Deleuze e Foucault denominaram revezamento entre as propostas acadêmicas e oficiais e as experiências dos professores. Como resultado, aponta algumas questões que emergem como efeito do encontro com as múltiplas e heterogêneas forças presentes no campo de experiências dos professores, quando são capazes de romper com o sentido instituído nas propostas oficiais e os clichês, abrindo caminho para movimento problemático, nômade, sem direções fixas: que é a gênese de novos sentidos. |
Abstract: | Highlighting the current moment in which, many cities have been experiencing movements of resistance and withdrawal from organizing the school in cycles; and affirming, above all, the importance of the singular meanings that emerge in these flows, in addition to the meaning established by academic and official discourses, this research seeks to put into perspective not the “cycles‟ impact on school”, the most common place for analyses, but, precisely, its reverse, the one that remains unheard of: “school‟s impacts on cycles”. Starting from a brief approach to the historical panorama of cycles, from the “inspiring” proposals to the particularity of the city of Niterói, this research sought to accomplish what Deleuze and Foucault called a shift between academic and official proposals and the experiences of teachers. As a result, it points out some issues that emerge as an effect of the encounter with the multiple and heterogeneous forces present in the field of teachers‟ experiences, when they are able to break with the meaning established in the official proposals and clichés, paving the way for a problematic, nomadic movement, without fixed directions: which is the genesis of new senses. |
Palavras-chave: | Ciclos de Escolaridade Experiência Inovações educacionais Sociologia educacional Schooling Cycles Experience |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | MARINS, Mônica Queiroz Gomes. Os impactos das escolas nos ciclos a partir das experiências e sentidos dos professores. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do RIo de Janeiro, Duque de Caxias, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17203 |
Data de defesa: | 18-Ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Monica Queiroz Gomes Marins - 2011 - Completa.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.