Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17203
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os impactos das escolas nos ciclos a partir das experiências e sentidos dos professores
Título(s) alternativo(s): The schools‟ impacts on cycles based on teachers‟ experiences and meanings
Autor: Marins, Mônica Queiroz Gomes 
Primeiro orientador: Leroux, Liliane
Primeiro membro da banca: Amaro, Ivan
Segundo membro da banca: Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Resumo: Destacando o momento atual no qual, muitos municípios vêm vivenciando movimentos de resistência e de desistência da organização escolar em ciclos; e afirmando, sobretudo, a importância dos sentidos singulares que emergem nestes fluxos, para além do sentido instituído pelos discursos acadêmicos e oficiais, esta pesquisa busca colocar em perspectiva não os “impactos dos ciclos na escola”, lugar mais comum das análises, mas, justamente, o seu reverso, aquele que permanece inaudito: “os impactos da escola nos ciclos”. Partindo de uma breve abordagem do panorama histórico dos ciclos, desde as propostas “inspiradoras” até a particularidade do município de Niterói, esta pesquisa procurou realizar aquilo que Deleuze e Foucault denominaram revezamento entre as propostas acadêmicas e oficiais e as experiências dos professores. Como resultado, aponta algumas questões que emergem como efeito do encontro com as múltiplas e heterogêneas forças presentes no campo de experiências dos professores, quando são capazes de romper com o sentido instituído nas propostas oficiais e os clichês, abrindo caminho para movimento problemático, nômade, sem direções fixas: que é a gênese de novos sentidos.
Abstract: Highlighting the current moment in which, many cities have been experiencing movements of resistance and withdrawal from organizing the school in cycles; and affirming, above all, the importance of the singular meanings that emerge in these flows, in addition to the meaning established by academic and official discourses, this research seeks to put into perspective not the “cycles‟ impact on school”, the most common place for analyses, but, precisely, its reverse, the one that remains unheard of: “school‟s impacts on cycles”. Starting from a brief approach to the historical panorama of cycles, from the “inspiring” proposals to the particularity of the city of Niterói, this research sought to accomplish what Deleuze and Foucault called a shift between academic and official proposals and the experiences of teachers. As a result, it points out some issues that emerge as an effect of the encounter with the multiple and heterogeneous forces present in the field of teachers‟ experiences, when they are able to break with the meaning established in the official proposals and clichés, paving the way for a problematic, nomadic movement, without fixed directions: which is the genesis of new senses.
Palavras-chave: Schooling Cycles
Experience
Ciclos de Escolaridade
Experiência
Inovações educacionais
Sociologia educacional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MARINS, Mônica Queiroz Gomes. Os impactos das escolas nos ciclos a partir das experiências e sentidos dos professores. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do RIo de Janeiro, Duque de Caxias, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17203
Data de defesa: 18-Ago-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Monica Queiroz Gomes Marins - 2011 - Completa.pdf1,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.