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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17207
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | No meio do caminho tinha muitas pedras: o processo de inclusão de crianças em situação de imigração e/ou de refúgio na escola pública de Duque de Caxias |
Título(s) alternativo(s): | In the middle of the road there were many stones: the process of inclusion of children in a situation of immigration and/or refuge in the public school in Duque de Caxias |
Autor: | Pereira, Mônica Elvira Paiva da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Souza, Kelly Cristina Russo de |
Primeiro membro da banca: | Mendes, Leila de Carvalho |
Segundo membro da banca: | Alves, Luciana Pires |
Terceiro membro da banca: | Monteiro, Mariangela da Silva |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de inclusão de crianças em situação de refúgio numa escola pública de Duque de Caxias no Rio de Janeiro a partir da perspectiva do diário de campo das observadoras. Para isso, em 2019, realizamos um estudo de caso em uma escola municipal desse município da Baixada Fluminense e por meio de oficinas pedagógicas, que envolviam crianças em situação de refúgio/imigração (congolesas e angolanas) e brasileiras, procuramos observar como elas percebem sua relação com os diferentes sujeitos escolares e no contexto onde vivem. O desenvolvimento desta pesquisa demonstrou a persistência do racismo no cotidiano escolar, a existência de atitudes preconceituosas e xenófobas em relação a nomes e aspectos culturais das crianças africanas, demonstrando como um padrão europeu ainda permanece o ideal no imaginário escolar. Por outro lado, nossa pesquisa também aponta que a presença de crianças em situação de imigração na escola afeta e sensibiliza a equipe escolar, a qual incluiu o tema das migrações no projeto político pedagógico da escola, procurando envolver famílias brasileiras e estrangeiras no debate sobre o papel da escola no acolhimento dessas crianças. Outro resultado da pesquisa foi demonstrar a importância de cursos que debatam a perspectiva da interculturalidade crítica na formação inicial e continuada de professores, para que se sintam mais preparados para lidarem de maneira crítica, criativa e sensível com a diversidade cultural existente na sala de aula. |
Abstract: | This work aims to analyze the process of inclusion of children in refugee situations in a public school in Duque de Caxias in Rio de Janeiro from the perspective of the field diary of the observers. For this, in 2019, we carried out a case study in a municipal school in this municipality of Baixada Fluminense and through pedagogical workshops, which involved children in refugee/immigration situations (Congolese and Angolan) and Brazilians, we tried to observe how they perceive their relationship with different school subjects and in the context where they live. The development of this research demonstrated the persistence of racism in everyday school life, the existence of prejudiced and xenophobic attitudes towards names and cultural aspects of African children, demonstrating how a European standard still remains the ideal in the school imagination. On the other hand, our research also points out that the presence of children in a situation of immigration at school affects and sensitizes the school team, which included the theme of migration in the school's pedagogical political project, seeking to involve Brazilian and foreign families in the debate on the role of the school in welcoming these children. Another result of the research was to demonstrate the importance of courses that debate the perspective of critical interculturality in initial and continuing teacher education, so that they feel more prepared to deal critically, creatively and sensitively with the cultural diversity that exists in the classroom. |
Palavras-chave: | Inclusion Children in refugee/migration situations Intercultural education Refugiados Refugees Inclusão Crianças em situação de refúgio /migração Educação intercultural |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | PEREIRA, Mônica Elvira Paiva da Silva. No meio do caminho tinha muitas pedras: o processo de inclusão de crianças em situação de imigração e/ou de refúgio na escola pública de Duque de Caxias. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17207 |
Data de defesa: | 6-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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